Lições para uma Vida de Santidade

Texto :  “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda...

Texto:  “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23).

Introdução: É preciso que o adorador mantenha o seu espírito, a sua alma e o seu corpo plenamente irrepreensível para o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos exorta a afastarmos-nos cada dia das práticas pecaminosas, aproximarmos de Deus com um coração íntegro e piedoso, e nos esforçarmos por viver de maneira santa.

1. Algumas características de um viver santo:

1.1. Santidade engloba todos os aspectos da vida humana.
O viver santo tem um significado muito mais abrangente do que simplesmente obedecer a uma longa lista de proibições (1 Tessalonicenses 5.23).
1.2. Santidade é humildade e confissão.
O princípio de um viver santo fundamenta-se na humildade, na confissão e no reconhecimento sincero de que a pessoa depende da misericórdia de Deus. O crente não deve justificar-se comparando-se com os outros.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Veja também: João 8.3-9.
1.3. Santidade é ação do Espírito Santo.
A ação do Espírito Santo na vida do crente torna-o santo.
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6.14).
“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2.13).
Meio divinos para a santificação:
Palavra: João 15.1-3.
Sangue: 1 João 1.7.
Espírito Santo: Efésios 5.18.
1.4. Santidade é negar o próprio ego.
Se por seus próprios esforços o crente buscar a santificação estará satisfazendo a si mesmo, e o exercício da santificação se tornará uma espécie de concurso de beleza.
“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6).

2. Alguns aspectos que identificam o viver santo.

2.1. Manifestar o caráter de Deus buscando a perfeição.
Jesus terminou a sua bela mensagem exortando a multidão a aperfeiçoar-se.
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5.48).
2.2. Amar a Deus.
Este primeiro mandamento deve estar presente no exercício da santidade.
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mateus 22.37, 38).
2.3. Deixar a vida divina encher a vida humana.
Santidade é negar os desejos e as vontades humanas. É deixar que Deus encha o coração com a vontade do Senhor.
“logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).
2.4. Separar-se do pecado.
Deus não chamou o crente para imundícia, mas para a santificação.
“porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 4.7, 8).

Conclusão: Ter uma vida santa é não concordar com o pecado. Não é somente evitar os pecados citados em Gálatas 5.19-21, mas é também se opor ao pecado (Gálatas 5.22, 23). A santidade é um mandamento de fundamental importância em torno do qual gira a vida cristã (1 Pedro 1.15, 16).

O crente não deve ser santo somente entre quatro paredes, nem seguir o mau exemplo de quem apresenta duplicidade de caráter (Romanos 12.2). Mas deve manter-se irrepreensível e obediente ao que disse o apóstolo Paulo em Filipenses 2.15, que diz: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.

Adaptado de esboço do Pr. Silas Malafaia

COMMENTS

POST A COMMENT
Nome

Adoração Aniversário de 15 anos Ano novo Artigos Ceia do Senhor Células Dia das mães Dia dos pais Discipulado Ebook Esboços de sermões Estudo biblico Família Finanças Frases Fúnebre Ilustrações Liderança Louvor Natal Páscoa Pensamentos Pregação Sexualidade
false
ltr
item
Esboços de sermões: Lições para uma Vida de Santidade
Lições para uma Vida de Santidade
Esboços de sermões
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/04/licoes-para-uma-vida-de-santidade.html
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/2013/04/licoes-para-uma-vida-de-santidade.html
true
6840792579533277307
UTF-8
Nenhum artigo encontrado VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancelar reply Deletar By Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISAR Not found any post match with your request Voltar a Página Inicial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago