A Felicidade da Família

Texto:  Lucas 19.1-10

Introdução: O propósito de Deus é que sejamos felizes em família. Vejamos a história de um homem, um pai de família que decidiu ter a sua vida mudada, e consequentemente teve a sua família mudada.

1. A presença de Jesus no lar

“E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente” (v.6).
Veja a expressão: “recebeu-o alegremente”.
Zaqueu abriu a sua casa e também o seu coração para receber a Jesus com alegria, pois ele sabia que o ato de recebê-lo mudaria a sua história, a sua família, a sua vida.
O que vemos hoje? As pessoas sem Deus. Famílias sem Deus. A sociedade sem Deus.
O que fez o humanismo? Jogou Deus para fora.
Temos lugar para tudo em casa, temos também lugar para Jesus?

2. Decisão

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (v.8).
Zaqueu fez um propósito firme: “E, levantando-se, disse ao Senhor...”. A decisão em seu coração era firme.
Josué um dia fez um propósito: “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor” (Josué 24.14).
Veja a decisão de Jacó: “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35.2).
O que nos ensina o filho pródigo? “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti” (Lucas 15.18). Depois de totalmente perdido em terra estranha, decidiu voltar para casa, para o Pai, para a família.
Quais são os seus alvos como família?

3. Doação

“eis que eu dou” (v.8b).
O egoísmo, o egocentrismo é um terrível inimigo da família, que nos separa; as pessoas mais infelizes são as egoístas. O pecado gera egoísmo. Somos muito possessivos: “Meu!”.
A doação é disposição de tornar os outros felizes: “... e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20.35c).
Também é dar: tempo, atenção, um elogio, um telefonema, um bilhete, um gesto carinhoso.
Jesus, o nosso exemplo, deu a sua vida por nós para que tenhamos vida em abundância.

4. Arrependimento e Conserto

“e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém” (v.8c).
Zaqueu decidiu mudar a sua vida.
Devolverei pagando quatro vezes mais: Um homem roubando aquilo que fosse essencial e não demonstrando qualquer piedade, deveria pagar quatro vezes mais (Êxodo 21.37; 2 Samuel 12.6). Aqui, Zaqueu, totalmente arrependido, não somente reconheceu a dureza e crueldade do seu comportamento, mas voluntariamente impôs sobre si mesmo a restituição requerida pela Torá para tais atitudes.
A maneira certa de tratar o erro é confessando, consertando, não há outro caminho: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Há muito lixo escondido dentro dos corações, dos lares que precisam vir à tona.
Aí vem o perdão que cura, que restaura.

5. Salvação

“E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (v.9).
O que significa salvação? É o ato pelo qual Deus livra uma pessoa do perigo, da opressão, do sofrimento, da culpa, e do poder do pecado e a introduz em uma vida nova cheia de bênçãos espirituais.
O alvo de Deus para família é a salvação: “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).
Este é o desejo de Jesus ao entregar-se a si mesmo na cruz pela nossa salvação.

Conclusão: Jesus antes de chegar a Jerusalém, onde foi crucificado, passou por Jericó e entrou na casa de Zaqueu, onde entrou também a salvação, hoje Ele quer entrar em sua casa e transformar a sua vida e família.

Zakkai: o nome, ironicamente, significa “inocente” em hebraico


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A Felicidade da Família Reviewed by Aldenir Araujo on 4/05/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.