Crescendo em Tudo

Texto : “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15). Introdução : Recebemos uma orde...

Texto: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

Introdução: Recebemos uma ordem do Pai através do Apóstolo Paulo: “Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça”. Em nenhum lugar da Palavra de Deus está escrito que devemos parar. Isto significa que enquanto estivermos aqui na terra precisamos continuar buscando o conhecimento do Senhor.

Andrew Anderson diz: “Um escultor às vezes abandona o seu trabalho e volta a ele em outro dia, a fim de retomar onde parou. Mas o mesmo não acontece com o crescimento da alma. A obra da graça em nós cresce ou declina, aumenta ou diminui”

Vejamos como deve ser esse crescimento:

1 – Crescer na graça e no conhecimento
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.18)

O crescimento na graça e conhecimento traz firmeza para suportar os desafios e vencê-los sem decair na fé – “Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza” (2 Pedro 3.17).

2 – Crescer em amor
“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus”

O crescimento no amor traz: conhecimento, percepção, excelência, sinceridade, liberdade, fruto de justiça.

Veja o que diz 1 Tessalonicenses 3.12: “e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco”. O nosso adversário só cruza os braços enquanto os crentes, líderes, pastores, familiares brigam uns com os outros, até que os relacionamentos, família, obra de Deus sejam destruídos.

3 – Crescer na intimidade com o Senhor
“Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3.19).

Samuel crescia não somente em estatura, mas também no conhecimento do Senhor, por isto, O Senhor era com ele, tornando-se o sucessor do sacerdote Eli.

A falta de intimidade com Deus traz destruição – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.6a)

4 – Crescer em força
“Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (Jó 17.9).
Mãos limpas trazem autoridade e aquele que não é puro de mãos terá sua força diminuída.
A ordem de Deus descrita pelo Ap. Paulo em Efésios 6.10 é para crescer em força: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.

5 – Crescer em prudência
“Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade” (Provérbios 1.5).
A prudência é estabelecida através dos princípios contidos na Palavra de Deus.
Crescer em prudência traz habilidade para as grandes conquistas.

6 – Crescer na fé
“não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação” (2 Coríntios 10.15).

A fé não nasce pronta. Ela cresce a medida que é exercida ou praticada.
Para agradar ao Pai precisamos crescer na fé: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Conclusão: “Um bom cristão não é como o sol de Ezequias, que recuou, nem como o de Josué, que permaneceu imóvel, mas como o que está sempre avançando em santidade e elevando-se no crescimento de Deus” (Thomas Watson).

Pr. Raimundo

Relacionados

Esboços de sermões 2438850668072440381

Postar um comentário

emo-but-icon

Popular

Recentes

Comentários

Seguidores

Siga no Facebook

Siga no Google+

item