Mude as suas atitudes e seja próspero

Tenho notado que grande parte de nossa congregação tem sofrido com a escassez, a inadimplência e o desemprego, e estes problemas refletem no cotidiano da igreja, que passa a ter limitações em suas finanças e deixa de cumprir os seus compromissos em dia, acumulando dívidas, ficando limitada em seus projetos de crescimento.


Algumas atitudes devemos tomar. Vejamos:

1 – Fidelidade

- Seja fiel através do pouco, para que sobre o muito seja colocado . “Disse-lhe o Senhor: muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mt 25.21.

2 – Rejeite os sentimentos negativos

- Não deixe que a tristeza, a angústia e o desânimo façam parte de sua vida, por causa de situação financeira adversa, em nenhuma hipótese, porque, quando damos lugar a estes sentimentos, que não vem de Deus, estamos dando honra e servindo a Mamon (demônio que controla o dinheiro ilícito, miséria, devorador...). “ ... , não podeis servir a Deus e a Mamon.” Mt. 6.24.
O Senhor espera que, o seu povo, confie nele e o adore, em qualquer circunstância, e que a fonte da sua alegria e satisfação seja Ele o nosso Senhor e não a prosperidade que ele proporciona aos seus filhos.
O Ap. Paulo nos ensina, esta verdade, com um texto tremendo em Fl 4.11-13 que diz: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

3 – Confie plenamente no Senhor

– Dê a honra ao Senhor, confie n'Ele, Ele é fiel para com os seus filhos que são fiéis. Fl 4.19 diz: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Mas para que tenhamos as nossas necessidades supridas, é necessário estar em Cristo, confiar plenamente n'Ele, e quando confiamos não nos entristecemos por causa dos desafios.

4 – Rejeite a avareza

– A avareza que é idolatria, tem roubado do povo de Deus a oportunidade de prosperidade. Onde está a avareza (idolatria, apego ao dinheiro), Deus não está, Ele abomina a idolatria, onde está a idolatria entra a inadimplência, a escassez, a sequidão e a miséria. Cl 3.5-6 - “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas vem a ira de Deus, sobre os filhos da desobediência.”

5 – Compartilhe o que tem

– O povo de Israel quando saiu do Egito e posterior-mente, após quarenta anos de deserto, atravessou o rio Jordão, ficou acampado em Gilgal, para que ali, eles aprendessem a compartilhar os seus recursos, entre eles.
Vemos em Atos 2.46, que a igreja primitiva tinha alegria e prosperidade, “diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. Já no versículo 45 diz: ”Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguns tinham necessidade”. Vejam: somente alguns tinham necessidades.
Um dos princípios da prosperidade (suprimento de necessidades), é a generosidade.

6 – Rejeite a miséria e a escassez

– Busca no Senhor a transição de sua mente. Talvez você tenha vindo de uma família onde conviveu com um quadro de miséria. Porém, hoje, o projeto de Deus para você é a prosperidade, a qualidade de vida, a excelência. Aceite no seu interior esta nova realidade vinda da parte de Deus para você. E você sendo próspero a igreja será também próspera e terá os recursos para avançar na pregação do Evangelho do Senhor Jesus.
Saiba que você é um representante, como embaixador (2 Co 5.20), do Reino de Deus nesta terra, você é modelo para uma sociedade sofredora.
Rm 12.2 Diz que você precisa mudar a sua mente, maneira de pensar, para experimentar o que Deus tem para você.

7 – Ore e jejue

– Além das atitudes acima descritas, busca no Senhor através de uma vida de oração e jejum, a mudança do quadro atual de sua vida.

Conclusão:

Se você já tem sido prosperado pelo Senhor, agradeça-o, mas, saiba que ainda existe mais preparado para você. (Hb 13.5)
Seja ousado na semeadura. Defenda a causa do órfão, da viúva, do necessitado, do desabrigado e do estrangeiro. Invista no Reino de Deus e serás próspero todos os dias de sua vida.

 

Roberto Pires Gonçalves


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Mude as suas atitudes e seja próspero Reviewed by Aldenir Araujo on 9/12/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.