Voltando a Betel

Voltando a Betel
Texto: Gênesis 35:1-7

Introdução: Para entender a mensagem desta noite é imperativo que eu te leve de volta a Gênesis 27. Esaú em seu momento de fraqueza vendeu a sua primogenitura a Jacó. Jacó através do engano e com a ajuda de sua mãe foi a Isaque e recebeu a primogenitura. Esaú finalmente chega à conclusão do que ele fez e agora ele está tão irado que ele faz a afirmação de que ele iria matar seu irmão Jacó. Rebeca diz a Jacó para ir para a casa de Labão até que Esaú se acalmasse. Neste momento eu acredito que Jacó era um homem muito assustado.

Jacó começa sua jornada para Harã, mas tem que parar durante a noite em um lugar chamado Luz. Ele reúne algumas pedras para um travesseiro e vai dormir e então o Senhor começa a se mover em seu coração. Jacó tem um sonho de uma escada que ligava a terra e o céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E o Senhor estava sobre ela e proclamava (Gênesis 28:13) “Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque, a terra em que estás deitado, eu ta darei, a ti e a tua descendência" Jacó é movido por essa experiência, então, tomou a pedra que ele usou como travesseiro e ungiu como um memorial. Ele chamou o nome daquele lugar, Betel, que significa "casa de Deus" Avançando 30 anos depois e o assunto da minha mensagem "Voltando a Betel"

Muitas pessoas hoje são como Jacó, eles foram ao local onde se encontraram com Deus e fizeram uma promessa a ele que se ele ajudasse-os com isto ou aquilo, iriam viver para Ele para sempre. No entanto, as dificuldades, provações e o pecado os fez esquecer a promessa. 30 anos depois e a família de Jacó estava uma bagunça e ele precisava de Deus. No versículo 1 do nosso texto: "Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão"

I. Betel é um lugar de conhecimento

A.    Este é o lugar onde Jacó se encontrou com Deus.
B.    Há muita gente hoje que sabe menos sobre Deus do que eles sabiam quando foram salvos
1.     II Pedro 1:9 “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”.
C.    A razão para isto é que eles se esqueceram de sua experiência em Betel
D.    Jacó encontrou Deus durante um tempo de angústia em sua vida
E.     Ele estava com medo e estava basicamente correndo por sua vida.
F.     Muitos de nós hoje precisamos voltar ao lugar onde conhecemos o Senhor
G.    Betel é o lugar onde você pode voltar e encontrar poder, pureza e paz.
H.    É o lugar onde você pode voltar e renovar seu amor pelo Senhor mais uma vez

II. Betel é um lugar de afirmação.

A.    Você consegue se lembrar de todas as vezes que você prometeu a Deus que se ele o ajudasse você faria isso ou você nunca mais faria tal coisa?
B.    Lembra-se do voto que você fez na noite em que foi salvo e prometeu ao Senhor que se ele te salvasse então você viveria para ele
C.    Jacó se lembrou do voto que ele fez ele fez, em Gênesis 28:20-22
D.    Gênesis 28:20 “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista”
E.     (Gênesis 28:21) “de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;”
F.     (Gênesis 28:22) “e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”
G.    Nós precisamos voltar a afirmar a nossa graça. Não é para questionar a nossa salvação, mas para afirmar a graça de Deus em nossa vida.
H.    Nós precisamos voltar a afirmar a nossa meta. A razão pela qual fomos salvos. Que acontecimento em nossa vida nos ajudou a receber a salvação?
I. Nós precisamos voltar a afirmar o nosso Deus. Eu acho que muitas vezes as pessoas se esquecem de Deus é quem ele diz que é.
 

III. Betel era um lugar de altares.

A.    No verso 1 do nosso texto, “Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali, e faze ali um altar ao Deus que te apareceu”
B.    Jacó tinha fugido de Betel e se estabelecido entre os povos pagãos e agora estava colhendo os dividendos.
C.    Em Gênesis 34:2 Diná, sua filha tinha saído para ver as filhas da terra. Ela estava se misturando com o mundo.
D.    Siquém a viu e eventualmente a profanou. Agora, há uma crença que diz que ela foi levada contra sua vontade. No entanto, a palavra profanou não significa isso, significa simplesmente contaminar ou sujar.
E.     Tem muitas pessoas hoje que estão se contaminando.
F.     (Gênesis 34:7-26) Ouvindo o que tinha acontecido, os filhos de Jacó ficaram absolutamente furiosos com o incidente. Hamor propôs uma solução de casamentos mistos entre os israelitas e Cananitas com plenos direitos para os israelitas.
G.    Os filhos de Jacó não tinham intenções de deixar Diná casar, mas mentiram e concordaram que, se os cananeus passassem pelo rito da circuncisão. Eles concordariam.
H.    Enquanto os homens estavam se recuperando os filhos de Jacó mataram e tomaram a Diná da casa deles.
I.      Por fim, em Gênesis 35:2 Jacó teve de dizer a sua casa para lançar fora os seus deuses estranhos.
J.     Voltar a sua Betel espiritual requer duas coisas:
1.     Arrependimento - "lançar fora os deuses estranhos". Gênesis 35:4
2.     Reedificação – “Purificai-vos e mudai as vossas vestes” 

IV. Betel era um lugar de garantia.

A.    Deus reapareceu a Jacó
B.    Jacó retornou e construiu um altar e chamou El-Betel porque Deus lhe aparecera, quando fugia de seu irmão.
C.    Mas Deus foi fiel em (Gênesis 35:9) “E Deus apareceu outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou”.

Conclusão: Deus mudou a vida de Jacó, depois que ele voltou para Betel. Deus mudou o nome de "enganador" para "príncipe com Deus", v. 10. Deus renovou todas as promessas que tinha feito a Abraão, Isaque e deu-lhes de novo a Jacó, v. 11-12. Deus fez tudo isso porque Jacó, obedecendo ao chamado de Deus voltou para Betel.
Postagem Anterior Próxima Postagem