O Pecado e Suas Consequências

O Pecado e Suas Consequências

Texto: Gênesis 9:18-27

Introdução

Recentemente, pregamos através do relato do dilúvio no qual Deus trouxe juízo sobre o mundo com um dilúvio maciço, único e mortal. Apenas oito pessoas do mundo inteiro sobreviveram: Noé e sua esposa, e os três filhos de Noé e suas esposas. Todos os outros foram exterminados. A razão para o juízo é declarada em Gênesis 6:5: “O Senhor viu quão grande se tornou a maldade do homem na terra, e que toda inclinação dos pensamentos de seu coração era apenas má o tempo todo”. Então Deus eliminou toda a humanidade, exceto os oito.

Mesmo neste grande juízo, porém, Deus se comportou muito graciosamente para com a humanidade. Ele preservou a espécie através de Noé e seus filhos. Pense nisso: se Deus não tivesse preservado oito pessoas, nenhum de nós estaria aqui hoje. Ele preservou as sementes e a vida animal que Ele fez para a humanidade, e Ele fez tudo isso através do grande projeto da arca. Ele até fez uma aliança com Noé e seus filhos após o dilúvio, com várias estipulações, bênçãos e maldições.

Com tal redefinição na criação, com um novo começo, podemos pensar que os problemas do homem de antes foram todos resolvidos. E esperaríamos que essa redefinição inaugurasse uma nova e divina utopia onde não houvesse pecado e nenhum problema. Mas sem essa sorte. O grande dilúvio não resolveu o maior problema do homem, que é sua natureza pecaminosa. Apesar de toda a maravilhosa graça de Deus para a humanidade, apesar da maravilhosa graça de Deus para a família de Noé, vemos o homem de volta aos seus velhos hábitos no final de Gênesis 9 – pecando contra Deus e pecando uns contra os outros. O tamanho da população pode ter diminuído drasticamente de antes do dilúvio para depois do dilúvio, mas o problema fundamental do homem, seu problema cardíaco, permaneceu o mesmo.

Veja, o homem é um pecador com uma natureza pecaminosa que peca. E seus pecados trazem problemas - problemas para si mesmo e problemas para seus descendentes. O pecado traz somente destruição e perda, tanto nesta vida quanto na eternidade. Então, vamos examinar esta noite “O Pecado e Suas Consequências”.

I. O Pecado

Sabemos pela nossa pregação em Gênesis que o pecado entrou no mundo por meio da decisão de Adão e Eva de rejeitar a ordem de Deus e acreditar na mentira do diabo de que “Você será como Deus”. Que tudo que você tem a fazer é desobedecer a Deus, e então você será como Deus. Eles acreditaram nessa mentira, e assim se rebelaram contra Deus e desobedeceram à ordem clara de Deus.

A natureza do homem foi fundamentalmente alterada naquele dia por essa ação. O homem não era mais moralmente neutro, como antes, capaz de escolher entre o bem e o mal. Em latim, chamam isso de posse non peccare (possível não pecar). Mas depois que ele pecou, ​​depois da Queda, a natureza do homem se corrompeu e o homem se tornou non posse non peccare (não é possível não pecar), ou, afirmando positivamente, o homem está propicio a pecar. Ele só podia escolher o pecado.

Logo depois, o pecado floresceu e se espalhou pelo mundo. Caim assassinou Abel por ciúmes (Gênesis 4). O orgulhoso Lameque se gabou de sua intenção assassina também em Gênesis 4. E em Gênesis 6, o pecado da humanidade proliferou a ponto de Deus se entristecer por ter feito o homem. O texto diz: “e isso lhe pesou no coração” (Gênesis 6:6b). Este é simplesmente o resultado do problema do pecado interior do homem. O problema não era com os homens em particular, mas com a humanidade como espécie; com sua natureza fundamental. Assim, embora o homem tenha sido originalmente feito à imagem e semelhança de Deus, o caráter fundamental do homem tornou-se fundamentalmente distorcido – distorcido pelo pecado e distorcido com o pecado, inextricavelmente entrelaçado.

Embora Noé tenha encontrado o favor de Deus, embora Noé fosse um homem muito, muito justo, Noé ainda era um homem. Portanto, Noé ainda era um pecador e, portanto, a natureza pecaminosa do homem não morreu com os milhões que pereceram no dilúvio. Em vez disso, continuou através de Noé, Sem, Cão, Jafé e suas esposas. Deus deixa isso claro em Gênesis 8:21, dizendo: “Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice”. Observe que, no momento em que essa declaração é feita em Gênesis 8, apenas os oito membros da família de Noé parecem estar vivos. O diluvio aconteceu. Todas as outras pessoas são exterminadas. Os oito que Deus salvou através da arca estão vivos, e ainda assim Deus diz: “Toda inclinação dos pensamentos de seu coração é má desde a infância”.

Além disso, Noé acabara de fazer um sacrifício a Deus, o que agradou a Deus, e ainda assim Deus declara esta verdade: O homem não mudou. A natureza fundamental do homem é a mesma. Ele é totalmente depravado. E porque o homem não mudou e sua natureza não mudou, o problema do pecado permanece. De fato, Noé parece reconhecer isso mesmo ao fazer esse sacrifício. Podemos inferir, embora não seja declarado, que esse sacrifício pode ter sido uma oferta pelo pecado ou pelo menos uma oferta de comunhão de um sacrifício de sangue que precisava ser feito para que Noé pudesse se aproximar de Deus. Era um sacrifício de sangue de animais limpos. Podemos inferir que Noé entendeu: “Preciso trazer um sacrifício limpo para expiar meu pecado, para que eu possa ter comunhão com Deus”. E é muito provável que Noé e sua família tenham pecado em algum momento de sua longa viagem de meses na arca, como qualquer pessoa confinada e sob tal tensão poderia fazer.

Qualquer que seja a teoria, ela dá lugar à realidade em pouco tempo. Gênesis 9:18–27 está cheio de pecado. Primeiro, vemos que Noé pecou. Noé planta uma vinha, bebe vinho e fica bêbado. Agora, quero dizer que não há nada de errado com o vinho. Jesus transformou água em vinho em João 2. Jesus parece ter bebido vinho (Lucas 7:34; 22:17). Na palavra de Deus, Paulo aconselha Timóteo a beber um pouco de vinho (1Timoteo 5:23). Deus dá vinhas frutíferas como um bom presente para ser desfrutado por seu povo (Salmo 104; Isaias 25:6). De fato, o vinho fazia parte dos sacrifícios exigidos no templo (Levítico 23). Não há problema com o vinho, mas há uma grande diferença entre tomar um pouco de vinho e ficar bêbado. A embriaguez é um pecado que é totalmente condenado na palavra de Deus. Em Efésios 5:18 nos é dito: “Não se embriaguem com vinho”. Isaías 5:11 diz: “Ai dos que correm atrás de suas bebidas”. Em Tito 2:3, as mulheres mais velhas são advertidas a não se tornarem escravas de muito vinho.

A embriaguez em si é um pecado, e a embriaguez também leva a outros pecados. Efésios 5:18 diz que a embriaguez leva à devassidão. Não devemos nos envolver em devassidão. Devemos ser santos, assim como Deus é santo. Em Provérbios 20:1, lemos: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora”. Isso é o oposto do que devemos ser. Devemos governar nossas línguas. Devemos estar em paz com todos os homens até onde estiver ao nosso alcance. Mas a embriaguez interfere nisso, soltando nossas línguas e até levando à desunião.

Com a mesma frequência, a embriaguez interfere em nossa capacidade de fazer o que Deus nos chamou para fazer. Basta olhar aqui. Noé deveria ser o chefe de sua família, o chefe de sua casa. Ele deveria liderá-los em justiça. No entanto, como encontramos Noé nesta passagem? Bêbado, desmaiado e nu em sua tenda, incapaz de conduzir sua família em retidão em tal condição. Ele não tem ideia do que está acontecendo. Ele nem mesmo sabe o que aconteceu até que ele acorda mais tarde e é informado disso (Gênesis 9:24). Portanto, parece claro que Noé pecou em sua embriaguez.

Este deve ser um aviso sóbrio para todos nós. Pois se Noé pode cair, nós também podemos. Noé foi escolhido por Deus. Nos é dito anteriormente em Gênesis que ele achou graça aos olhos do Senhor. Noé ouviu diretamente de Deus (Gênesis 6:13). Noé adorou a Deus (Gênesis 8:20). O hábito de Noé – mais do que seu hábito, sua prática geral – era obedecer a Deus (Gênesis 6:22; 7:5; 8:18). Noé viu o incrível poder de Deus e o julgamento temeroso, experimentando-o de uma maneira visceral que poucos, se houver, já viram. Pense na experiência que ele teve durante o dilúvio. Ele viu o dilúvio chegando. Ele viu todas as pessoas sendo exterminadas. Talvez Abraão em Sodoma, ou Josué com Acã, ou Moisés com Corá tiveram uma experiência semelhante. Mas isso pode ser singular em todas as experiências com Deus – um dilúvio total e mundial para acabar com todos.

Então Noé conhecia a Deus e conhecia o terrível juízo de Deus. Deus fez uma aliança com Noé (Gênesis 9:1–17). Em outras palavras, Noé foi regenerado. Noé era eleito de Deus. Noé era um homem melhor do que qualquer um de nós. No entanto, apesar de tudo isso, apesar de toda essa experiência, apesar de toda a obra que Deus fez nele e por meio dele, Noé pecou.

Este é um apelo sério para que cada um de nós permaneça em guarda em todos os momentos. O pecado está realmente à porta e pronto para atacar cada um de nós (Gênesis 4:6). Assim como o diabo atacou Jesus quando ele estava fraco, com sede, faminto e sozinho no deserto, o diabo virá atrás de nós quando achar que nossa guarda está baixa. Se repelimos o diabo pela graça de Deus, ele não desiste. Ele simplesmente se retira e espera o momento oportuno (Lucas 4:13). Então, na hora oportuna, ele volta. Quando você está angustiado, ele volta. Quando você está no seu Getsêmani, ele volta. Quando você está sofrendo terrivelmente em sua cruz, ele volta para tentá-lo novamente, para destruí-lo.

Amigos, nunca devemos baixar a guarda na guerra contra o pecado. Devemos estar atentos e alertas, pois o diabo, nosso inimigo, anda em derredor como leão que ruge, procurando alguém para devorar, procurando por vocês para devorar, procurando a mim para devorar (1 Pedro 5:8). Devemos prestar a máxima atenção ao que ouvimos. Devemos prestar atenção à advertência das sentinelas que Deus coloca sobre nós (Ezequiel 33). Isso significa nossos pais. Isso significa nossos pastores. Isso significa as autoridades delegadas que Deus coloca sobre nós.

Devemos resistir ao pecado. Devemos resistir ao diabo, a ponto de derramar sangue em nossa luta contra o pecado (Hebreus 12:4). Tenho certeza de que sei o que aconteceu com Noé. Ele estava cansado. Ele estava envolvido em um projeto de cem anos para construir a arca e sobreviver ao dilúvio. Ele havia passado por um evento angustiante e traumático. Ele estava cercado pela morte por toda parte. E mesmo que Deus tenha prometido fazê-lo passar, deve ter sido assustador estar na arca e ver as águas subirem quando todos os outros estavam sendo exterminados.

Noé havia experimentado o alto nível de ver as promessas de Deus manifestadas em sua vida de maneira intensa, tanto pelo dilúvio quanto por seu resgate milagroso por meio do dilúvio. Talvez Noé pensasse que precisava de uma pausa, e então baixou a guarda. Mais provavelmente, ele pensou que o tempo de perigo havia passado e ele poderia relaxar. Sabemos que demora um pouco para plantar uma vinha, produzir frutos e depois transformar esse fruto em vinho, então este não é o dia seguinte ou a semana seguinte ou o mês depois que ele saiu da arca. Não sabemos quanto tempo depois, mas levou algum tempo. E talvez até essa safra de sucesso tenha sido um marco: “Conseguimos! Conseguimos atravessar o diluvio. Podemos produzir alimentos para nós mesmos novamente. Finalmente, chegamos ao outro lado e podemos respirar um pouco. Podemos baixar a guarda”. Seja qual for o processo de pensamento, Noé baixou a guarda e o pecado atingiu naquele momento oportuno.

A aplicação será diferente para cada um de nós em termos de manter a guarda. Mas devemos perguntar: “Onde posso baixar a guarda?” Talvez seja com drogas ou álcool, como Noé. Talvez seja uma viagem de negócios, quando não tenho as responsabilidades do lar e da família. Talvez seja quando estou no campus da faculdade, onde ninguém pode me ver. Talvez seja quando estou sozinho no meu quarto com meu telefone nos cantos escuros da Internet. Talvez seja na minha vida de pensamento, onde ninguém mais sabe o que estou pensando. Talvez seja com meus sentimentos ou minhas emoções, que mantenho engarrafadas. Talvez não seja uma coisa em particular. Talvez seja uma estação na vida para alguns de nós: eu me casei. Eu comprei minha casa. Eu tive meus filhos. Seja o que for, eu cheguei. Posso baixar um pouco a guarda. Eu tive aquele bebê que eu queria, então agora eu posso relaxar. Meus filhos estão todos na escola, então posso relaxar. Meus filhos estão todos no ensino médio – posso relaxar. O último casou-se — posso relaxar. Estou aposentado — posso relaxar. Fui promovido e ganhei todo o dinheiro — posso relaxar.

Seja o que for, fique em guarda. O diabo e até mesmo nossa própria carne são tão propensos a nos atacar depois de triunfos quanto durante a tragédia. Lembre-se de Pedro, o homem piedoso. Depois que ele confessou o Cristo - ele foi o primeiro, o ousado o suficiente para confessar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" - ele se vira e quase no próximo fôlego repreende Jesus, a quem ele acabou de confessou como o Cristo.

Quando estamos no alto, corremos o risco de cair. Devemos levar cativo todo pensamento, incluindo e especialmente o pensamento de que podemos aliviar nossa batalha contra o pecado.

Então, primeiro, Noé pecou. Em segundo lugar, Cão pecou. Enquanto Noé estava bêbado e nu e desmaiado em sua cama em sua tenda, o filho de Noé, Cão, entra e desonra seu pai ao contemplar sua nudez. Fica claro pelo contexto, pela reação de Noé e pela justaposição da resposta de Sem e Jafé que Cão fez algo errado. Não é apenas que ele entrou e ficou surpreso ao ver Noé lá e saiu correndo. Não, a implicação é que ele permaneceu em seu olhar. A palavra hebraica aqui parece indicar uma contemplação ou olhar e ver com entendimento. A mesma palavra hebraica é usada em 2 Samuel 11 quando Davi olha para Bate-Seba.

Em nosso tempo, devemos guardar nosso olhar com cuidado, pois o pecado está ao nosso redor. Está na nossa cultura. Está na nossa TV. Está na Internet. A realidade é que, à medida que iluminamos a escuridão, veremos alguma escuridão. Podemos ver, ouvir ou pensar coisas pecaminosas e, em tais situações, devemos fugir do pecado e levar cativo todo pensamento. Em tais situações, devemos responder: “Está escrito”, como Jesus fez no deserto.

O problema de Cão não é o que ele viu, mas como ele reagiu. Como eu disse, ele parece ter demorado ou contemplado a visão vergonhosa. Não nos é dito por que ele fez isso, mas qualquer que seja a motivação de Cão, ele pecou ao fazê-lo. Você pode ser tentado a culpar Noé por isso, e Noé tem parte da culpa por isso. Mas o erro e o pecado de Noé não absolvem Cão de seu pecado. Cão desonrou seu honrado pai ao contemplar sua nudez e prolongar ou participar do estado vergonhoso de Noé.

Cão também pecou fofocando sobre isso para Sem e Jafé (v. 22). Este é o tipo de coisa que poderia ter sido tratada rapidamente. Cão entrou e, se tivesse respondido adequadamente, teria coberto Noé e saído. Afinal, Sem e Jafé apresentam a solução geral. Ou, se Cão não foi rápido o suficiente para pensar nisso, ele poderia pelo menos ter ido para a frente da tenda e ficar ali e não deixar mais ninguém entrar. Ele não precisava dar uma explicação por quê. Diz que Sem e Jafé estavam do lado de fora. Não havia razão para eles saberem do problema de Noé dentro da tenda. E não parece que Cão foi até Sem e Jafé em busca de ajuda: “Ei, há um problema com papai na tenda. O que devo fazer?"

Além disso, sabemos que uma solução honrosa estava disponível. De fato, uma solução honrosa foi implementada por Sem e Jafé. Mas Cão não está envolvido nessa solução. Parece que a narrativa de Cão era ou uma fofoca lasciva, que é um pecado, ou uma fofoca maliciosa que pretendia rebaixar Noé aos olhos de seus outros filhos.

Fofoca, de qualquer forma, é um pecado (Provérbios 11:13; Levítico 19:16), seja fofoca em negrito, como vemos aqui, ou formas mais sutis de fofoca. Às vezes, as pessoas até usam a oração como disfarce para fofocas. “Vamos nos reunir e orar sobre essa situação. Você ouviu sobre isso? Podemos orar sobre isso”. É bom orar sobre as coisas, mas não é bom fofocar. A fofoca é um pecado, assim como desonrar Noé ao anunciar seu pecado a outros que não precisavam saber. A obrigação de Cão aqui é honrar seu pai, e havia outras maneiras de honrar seu pai. Ele não precisava ir fofocar e desonrar seu pai.

Lembre-se de que Noé, apesar de seus pecados, é um homem especialmente honrado. Primeiro, ele é o pai deles. Mas, segundo, ele salvou suas próprias vidas por sua palavra que ele pregou para eles. Ele é chamado de irrepreensível diante das pessoas de sua geração em Gênesis 6. Isso não significa que ele era sem pecado, obviamente, mas ele é chamado de irrepreensível. Ele era um homem honrado cujo hábito era não pecar.

Cão desonrou seu pai e desonrou o homem de Deus de seu tempo. Noé foi o homem que ouviu de Deus e trouxe a palavra salvadora para eles. Ele era digno de dupla honra, como seu pai e como o homem de Deus em seu tempo (1Timoteo 5:17).

Quero deixar claro que não é uma defesa que o que Cão disse era verdade. O que Cão disse era verdade. Ele foi e contou a seus irmãos lá fora. Era verdade. Ainda não é defesa.

Como observamos, e observamos aqui o tempo todo, cada um de nós é pecador. Seja redimido ou não redimido, o pecado permanece em nós. Os pais são pecadores. As mães são pecadoras. Presbíteros, professores e até mesmo pastores – todos nós pecamos. Mesmo pessoas redimidas, pessoas piedosas como Noé, pecarão. Mesmo pessoas muito santas pecarão. O rei Davi, um homem mais santo do que qualquer um de nós, pecou terrivelmente em adultério e assassinato. Pedro, um homem melhor do que todos nós, repreendeu Jesus. Pedro foi repreendido mais tarde por sua judaização. Mesmo as pessoas honradas vão pecar. Não devemos destruir nossos irmãos e irmãs em Cristo, mas devemos edificá-los. Segunda Coríntios 10:8 e 13:10, e Primeira Tessalonicenses 5:11 nos diz para encorajarmos uns aos outros e edificarmos uns aos outros. A autoridade que Deus deu não é para te derrubar, mas para te edificar.

Também quero deixar claro que isso não significa que negligenciamos o pecado. Não negligenciamos o pecado em ninguém, mesmo nos homens de Deus. Mas devemos agir com caridade e lidar com isso da maneira mais silenciosa que leva ao arrependimento. Este é o princípio de Mateus 18:15 e seguintes, que se seu irmão pecar, vá e mostre a ele sua culpa. Se ele se arrepender, ótimo. Está feito. Se não, traga outra pessoa. Se não, diga à igreja. Veja a ideia progressiva da menor quantidade de pessoas que precisam saber para levar essa pessoa ao arrependimento.

A Bíblia estabelece um padrão ainda mais alto para acusações contra presbíteros e pastores (1 Timóteo 5:19). Isto é por um par de razões. Primeiro, os homens de Deus estão mais sujeitos a acusações falsas e caluniosas. Acontece conosco todo tempo. Mas também, nosso pecado é ainda mais grave do que uma pessoa normal. Somos chamados para representar Deus e falar por Deus, para falar as palavras de Deus, e assim somos mantidos em um padrão ainda mais elevado (1 Timóteo 3:2). Assim, ocasionalmente, até mesmo os homens de Deus devem ser repreendidos publicamente, confrontados publicamente pelo bem do rebanho (1 Timóteo 5:20). Então, quero deixar claro que não estamos falando de encobrir o pecado; estamos falando de lidar com isso de maneira correta. E não se deleite, como Cão, em espalhar os pecados, reais ou percebidos, das autoridades delegadas de Deus sobre você.

O princípio aqui não é: “Não pergunte, não fale”. O princípio aqui é: “Não exagere”. Não vá contar no pátio da escola os erros que seus pais cometem em casa. Não zombe ou menospreze seu pai, sua mãe ou suas autoridades delegadas, mesmo quando cometerem erros. Mesmo quando pecam. Quando for apropriado falar com alguém sobre os pecados de suas autoridades, vá até essa pessoa ou às autoridades delegadas de Deus sobre ela. É o processo de Mateus 18:15. Nenhum de nós é irresponsável. Mas não vá simplesmente espalhá-lo para qualquer um que dê ouvidos a ele. Esta é uma desonra imprópria daqueles a quem você deve honra, e semeia desunião e divisão na igreja de Cristo e contra seu comando.

Em vez disso, lide com o pecado como Sem e Jafé. Agora, certamente eles também eram pecadores. Mas aqui sua conduta foi notável. Eles ouvem o relato de Cão, mas não ficam sentados ali e se envolvem em suas fofocas lascivas. Eles não procuram todos os chamados detalhes sórdidos. Eles não pedem todas as partes lascivas do relato. Eles não se unem para derrubar Noé, o homem de Deus, seu honrado pai. Eles não se colocam acima do piedoso Noé. Eles não fingem ser seu superior. Eles não fogem e também evitam o problema. Eles não piscam para o pecado ou guardam isso como um trunfo para uso posterior. Eles não se escondem atrás da mãe nem a mandam para lidar com o problema. Em vez disso, eles silenciosamente cobrem seu pai.

Observe a grande honra que eles lhe prestam como seu pai e como o homem de Deus. Eles o cobrem para que ninguém veja mais a vergonha que Noé trouxe sobre si mesmo. Eles entram com o rosto virado, com o cobertor entre os ombros para não ver e agravar o pecado de Noé. O amor deles cobriu o pecado de seu pai (1 Pedro 4:8) e impediu que outros tropeçassem no pecado de Cão, fosse por acidente ou por tentação.

Esta deve ser a nossa abordagem ao pecado. Não é esconder. Não é ignorá-lo. Não é fingir que não existe. Não, eles lidaram com isso. Mas eles não participam dele e não a divulgam indevidamente. Provavelmente, foram eles que explicaram depois a Noé o que havia acontecido. No versículo 24, lemos que Noé não sabia o que havia acontecido. Ele não sabia até que acordou o que havia acontecido, então ele não descobriu por si mesmo. Ele descobriu de alguma forma, e parece bastante improvável do contexto que Cão tenha entrado e confessado: “Aqui está o que aconteceu”. Parece mais provável que Sem e Jafé foram e confrontaram Noé da maneira correta em seu pecado e lhe contaram o que aconteceu. Foi um confronto adequado e silencioso ao longo das linhas de Mateus 18.

Então isso é pecado. Vejamos suas consequências.

II. As Consequências do Pecado

1. Maldição Geracional

As consequências desse pecado foram graves para Cão. Primeiro, Cão é amaldiçoado, assim como seus filhos. Como pai, eu poderia dizer que é pior: o filho de Cão, Canaã, é amaldiçoado pelo nome. Versículo 25: “e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos”. Agora, Canaã parecia intimamente identificado com Cão. O versículo 18 nos diz que Cão foi o pai de Canaã. De Gênesis 10:6, nem parece que Canaã era o mais antigo. Vários filhos de Cão estão listados. Geralmente eles são listados em ordem. Cuche, Mizraim e Pute são nomeados. Então talvez Canaã não fosse o mais velho, ou talvez eles tenham morrido antes de Canaã, ou talvez Canaã fosse o favorito. Não sei. Seja qual for o caso, a punição para Cão foi uma maldição sobre seus filhos. E claramente, a maldição sobre seus filhos era uma maldição sobre ele.

Esse tipo de maldição é ruim em qualquer época, mas é especialmente ruim neste momento, no alvorecer de uma nova era, um novo mundo, quando o potencial está por toda parte. Quando uma nova ordem estava sendo estabelecida, Canaã estava sob maldição. Os descendentes de Canaã, de fato, estão entre as pessoas mais difamadas da Bíblia, então essa não foi uma ameaça vazia. Esta não foi uma maldição vazia de Noé. Os hititas, os heveus, os amorreus, os jebuseus estão todos listados entre os cananeus que Deus expulsaria. Esses foram listados entre os descendentes de Canaã. No entanto, Deus os expulsa de diante de Israel quando eles saem do Egito mais tarde em Êxodo 33. Eles foram expulsos e amplamente destruídos uma geração depois sob o general Josué. Então Deus declara que eles seriam expulsos, e eles foram expulsos. Mas a maioria deles foi exterminada e morta (Josué 10).

O resto dos descendentes de Cão não se saiu muito melhor. O filho mais velho Cuxe, pai de Ninrode, o fundador da Babilônia, a cidade suméria de Ereque, os acadianos, os ninivitas e assim por diante – todos estão listados em Gênesis 10 como descendentes de Cão. Mizraim (Gênesis 10:6) é um nome para o Egito, e em Gênesis 10:13-14 vemos que seus descendentes incluem os filisteus, os odiados inimigos de Israel por gerações. De fato, quando olhamos para os descendentes de Cão, nenhum dos povos sob Cão fazia parte do povo de Deus. Nenhum deles foi incluído no povo da aliança de Israel.

O pecado de Cão resultou em uma maldição geracional por mil anos ou mais por muitas, muitas gerações. Há, é claro, um elemento de mistério aqui na eleição de Deus. Deus elege a quem elege para sua misericórdia salvadora, e Deus elege outros para destruição. Ele pode e salva o principal dos pecadores, como o fariseu Paulo ou como a prostituta de Jericó, Raabe, ou como a imoral samaritana junto ao poço.

Mas não podemos usar as exceções para evitar o claro ensino bíblico. Nossos filhos sofrerão por nossos pecados, e seus filhos e seus filhos, através das gerações. Em Deuteronômio 5:9 Deus declara: “Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. Em Deuteronômio 28:18 ele diz: “O fruto do seu ventre será amaldiçoado”. Isso é falar de crianças. E em Deuteronômio 28:32, ele diz: “Seus filhos e filhas serão dados a outra nação”. Veja, você pecou, ​​mas seus filhos e filhas serão dados a outra nação. O Salmo 109:10 fala de um homem mau: “Que seus filhos sejam mendigos errantes . . . expulsos de suas casas e arruinados”.

Deus pode salvar qualquer um. Deus pode eleger qualquer um. Mas a realidade desconfortável ainda que bíblica é esta: Nossos pecados importam, e não apenas para nós. Eles são importantes para nossa família imediata. Eles são importantes para as próximas gerações. Eles importam na eternidade.

Homens, se vocês não lideram seu lar, seu pecado importa para vocês e para as gerações posteriores. Esposas, se você não se submeter a seus maridos, seu pecado importa para você e para as gerações depois de você. Aqueles que falam mal do ungido do Senhor, seus pecados importam. Esses pecados você comete sozinho, então você acha que ninguém mais sabe e não é da conta de ninguém – esses pecados são importantes para você, para seus filhos e para os filhos deles, por gerações. Então essa é a consequência número um: ser amaldiçoado através das gerações.

2. Quebra de Relacionamentos

Podemos ter certeza de que houve uma séria quebra de relacionamento entre Noé e Cão devido ao pecado de Cão. Pai e filho devem ter um relacionamento próximo e amoroso. Um filho deve respeitar, admirar, honrar e imitar seu pai, e um pai deve amar o filho que Deus lhe deu. Esse pai deve ensiná-lo e treiná-lo. Esse pai deve experimentar a alegria quando esse menino se tornar um homem honrado de Deus. É uma obra de Deus, mas também é fruto do trabalho do pai. Ele deve desfrutar desses frutos.

Por seu pecado, Cão causou sérios danos ao abençoado relacionamento pai/filho. Cão envergonhou, desonrou e desrespeitou seu pai, e seu próprio pai amaldiçoou Cão e os filhos de Cão depois dele.

Como dissemos, não sabemos quanto tempo isso durou depois do dilúvio. Claramente, algum tempo tinha que ter passado, talvez muitos anos. É provável vários anos, pelo menos. Mas sabemos que Noé viveu um total de 350 anos após o dilúvio, mas esta é a última interação que vemos entre Noé e Cão.

Pecado, vergonha, maldição e escárnio foram todos causados ​​pelo pecado de devassidão e desonra de seu pai por Cão. Mas Cão não está sozinho nisso. Noé tem uma parte também. Embora tenhamos nos concentrado amplamente nas consequências do pecado de Cão, e com razão, o pecado de Noé abriu a porta para que todos esses problemas começassem. Se Noé não estivesse desmaiado e bêbado, Cão não poderia ter visto sua nudez vergonhosa, Cão não poderia ter fofocado sobre isso, e Cão não teria se metido em problemas, pelo menos não dessa maneira.

Noé não está isento de responsabilidades e também não escapou das consequências. Primeiro, os descendentes de Cão e Canaã, a quem Noé amaldiçoou, também são descendentes de Noé. Canaã é neto de Noé e Cão é filho de Noé. As maldições que Noé pronunciou — as maldições de Deus — foram sobre seus descendentes e, de certa forma, sobre ele também.

Segundo, o relacionamento de Noé com seu próprio filho foi prejudicado. Por mais doloroso que seja para o filho quando o relacionamento com o pai é rompido, é igualmente ou mais doloroso para o pai. A maldição era justa. A maldição estava certa. A maldição foi divinamente ordenada. Mas você pode apostar que foi doloroso para Noé pronunciá-la. Mesmo que fosse justo, correto e divinamente ordenado, era doloroso da mesma forma.

Finalmente, Noé ficou muito envergonhado por seu pecado e por sua falta de autocontrole. Ele suportou aquela vergonha diante de Cão, que entrou e viu. Ele carregou esse pecado diante de Sem e Jafé. Mesmo que eles não olharam, eles sabiam disso, e eles tiveram que entrar e cobri-lo. Certamente, ele foi humilhado de certa forma diante de seus olhos. Ele suportou a vergonha de toda a casa. Não nos é dito que sua esposa ou suas noras entraram e viram isso, mas, certamente, eles ouviram sobre isso quando as maldições foram pronunciadas. Certamente, eles viveram as consequências disso quando foram mandados embora. E, claro, o pecado de Noé está diante de todos que leram Gênesis 9. Se você se sentir mal por quantas pessoas sabem do seu pecado, imagine o pobre Noé. Todo mundo sabe sobre seu pecado.

Antes deste relato de Gênesis 9, tudo o que sabemos de Noé é que ele era justo e irrepreensível entre as pessoas de seu tempo. Ele era um homem incrível, e um incrível homem de Deus. Mas agora, por causa dos eventos registrados em Gênesis 9, seu registro está manchado e manchado de vergonha. Portanto, há muitas consequências, mas a vergonha é uma consequência do pecado.

Agora, vamos olhar brevemente para a aplicação.

Aplicação

1. Não Peque

A conclusão é que o pecado traz apenas destruição, desunião e morte. Portanto, a primeira aplicação é: Não peque. Não vale a pena. Não vale a sua dignidade. Não vale a pena a tristeza e a dor que isso trará para você. Não vale o futuro de seus filhos e netos até a terceira e quarta geração. Não vale o inferno eterno, que todo pecado merece. Não vale a pena ofender e entristecer a Deus, nosso Pai amoroso e misericordioso. Não vale a pena entristecer o Espírito Santo, que habita em todos aqueles que são salvos pela graça mediante a fé. Não vale a pena cuspir no ato sacrificial de amor do Deus-homem Jesus Cristo, que sofreu e morreu para pagar pelos nossos pecados e nos libertar da escravidão do pecado. Tendo sido assim salvos, tendo confessado a Cristo como Senhor, quando pecamos, desonramos especialmente o sacrifício que Jesus fez por nós. Em suma, o pecado não vale as consequências justas e naturais que traz. Não faça isso.

2. Arrependa-se de Seus Pecados

A segunda aplicação é: Arrependa-se de seus pecados. Nunca nos é dito que Cão se arrependeu. Parece bastante provável, especialmente em Hebreus 11, que Noé se arrependeu de seus pecados, e talvez Cão também. Não nos é dito, mas Cão teve alguns bons frutos em sua vida. Ele foi escolhido por Deus. Ele entrou na arca. Ele obedeceu a palavra. Ele provavelmente ajudou a construir o projeto da arca. Então, temos alguma esperança para Cão. Mas nunca nos é dito que ele se arrependeu.

O que quer que Cão tenha feito, se ele se arrependeu ou não, todos nós sabemos que devemos nos arrepender de nossos pecados. Deus ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam (Atos 17:30). Sem arrependimento, não há perdão dos pecados (Lucas 13:3). Sem o perdão de nossos pecados por Deus, estamos todos condenados ao inferno eterno, o justo castigo por nossos pecados. Deus perdoa nossos pecados com justiça em Cristo, que pagou totalmente por eles com Sua vida e com Sua morte. Mas esse perdão é somente para aqueles que estão em Cristo, somente para aqueles que confessam Cristo como Salvador e Senhor.

Deus nos ordena a tomar posse de Sua oferta. Ele oferece a todos. Deus ordena que tomemos posse dessa oferta pela fé em Cristo, e então nos arrependamos de nossos pecados e provemos isso por nossa nova vida. Provemos nosso arrependimento por nossas ações. Provemos nossa salvação vivendo a vida que Deus requer, conforme descrito em Romanos 5 e Romanos 6.

Oh, ainda haverá consequências para seus pecados nesta vida. Ainda haverá consequências pelos pecados na vida de nossos filhos. Mas a grande e eterna consequência para nós não haverá mais, se estivermos em Cristo. Está marcado, “Pago na íntegra” pelo sangue de Cristo, para todos os que verdadeiramente confiam nEle.

Portanto, arrependa-se; arrependa-se de uma vez por todas. Lide com a grande consequência – o inferno eterno – lide com essa grande consequência pela fé em Cristo. Então vá viver para Aquele que morreu por você.

3. Seja um Sem e Não um Cão

Aplicação número três: Seja um Sem e não um Cão. Não peque, não fofoque e não divulgue os pecados dos outros. Em vez disso, lide com o pecado em amor. Eles cobriram o pecado de Noé com amor e, no entanto, o confrontaram com honra e respeito devido a ele.

Portanto, não peque, não fofoque e lide com o pecado com amor. E tendo feito isso, seja abençoado, como Sem foi abençoado. Gênesis 9:26: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem!”. A bênção é dirigida a Deus, mas esta é uma bênção pronunciada sobre Sem também. Há uma grande bênção que vem com uma vida justa.

Nem sempre é fácil viver em retidão. Você pode se encontrar de costas para uma barraca com um cobertor sobre o ombro. Você pode ser ridicularizado por seu irmão ou enfrentando uma conversa desconfortável com seu pai sobre tudo o que aconteceu. Portanto, não é fácil, mas há bênção dessa maneira. Há uma grande bênção neste caminho. Não necessariamente as bênçãos em que pensamos — dinheiro, poder, prosperidade e tudo mais. Não, a grande bênção é a vida com Deus, o semblante sorridente de Deus sobre nós. Seu Deus. Veja, Deus se torna seu Deus. Ele é o Deus de Sem, mas também é o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, o Deus de Eduardo, o Deus de Veronica, o Deus de Bernardo, o Deus de Rute, o Deus do seu pastor, o meu Deus, e o Deus de você. Deus é meu Deus, e eu sou Dele. Esta é a maior bênção possível.

Conclusão

Concluindo, irmãos e irmãs, o pecado é realmente sério. Nunca menosprezemos sua gravidade ou suas consequências. O pecado é sério para nós. É sério para nossos filhos. É sério para gerações. É bastante sério que Deus se tornou homem, e que Deus sofreu ira infinita na cruz e morreu por nossos pecados.

O pecado é sério, então vamos rejeitar o pecado. Rejeitemos as suas consequências imediatas. Rejeitemos suas consequências geracionais. Rejeitemos suas consequências eternas do inferno. Simplesmente nunca vale a pena. Mas, em vez disso, sejamos como Jafé ou Sem, homens e mulheres justos que se submetem a Deus, que resistem ao diabo e que recebem uma bênção e vida para sempre. Amém.

Alguns sustentam que a embriaguez de Noé foi acidental e, portanto, não pecaminosa. Embora a melhor visão pareça ser que Noé pecou em sua embriaguez, o assunto não é essencial e os verdadeiros crentes podem ter opiniões diferentes sobre este ponto.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem