Que Grande Amor Nos Tem Concedido o Pai

Que Grande Amor Nos Tem Concedido o Pai
Texto: 1 João 3:1-3

Introdução: Esta primeira carta de João foi projetada para combater o falso ensino por uma apresentação clara da verdade. O objetivo principal era promover a comunhão cristã (1:3) e o conhecimento da verdade e experiência cristã (5:13). João procurou promover a comunhão na família de Deus por meio da instrução no conhecimento verdadeiro e encorajando os crentes em seu amor um pelo outro.

João afirma que esse amor é de natureza divina. É um amor que se origina apenas do pai. Este amor, originado em Deus, busca sempre o verdadeiro bem-estar daqueles que são amados; é realmente incrível quando nos lembramos da miséria pessoal daqueles que Ele ama. O amor de Deus é um amor que opera visivelmente, transformando resultados na vida de seus destinatários. Deus ama o pecador, não porque Ele é atraído por ele por sua amabilidade, mas porque, apesar da indelicadeza do homem, Deus coloca Sua mente e vontade em buscar o bem supremo do homem. Isso é o que é surpreendente sobre o amor de Deus. É um amor divino iniciado que é ativo, pois busca trazer pecadores para a família de Deus.

“Vede” João está conclamando todos os santos a se maravilharem com o tipo particular de amor que Deus lhes concedeu.

I. Vede Que Grande Amor o Pai Tem Nos Concedido. V. 1.

A. Ele prova seu amor chamando-nos de filhos de Deus.

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele”

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

1. A Bíblia não diz que todas as pessoas são filhos de Deus.

a. Isso é o que o diabo diz.

b. Infelizmente, é nisso que muitas pessoas acreditam.

c. Se você acredita que está perdido ou é um cristão enganado.

d. Um novo cristão pode ser enganado se não for discipulado.

e. Nenhum cristão maduro deve ser enganado sobre isso.

2. A Bíblia nos diz que Deus ama o mundo (João 3:16).

3. Ela ensina que apenas os crentes nascidos de novo são filhos de Deus. “Mas a todos quantos o receberam, a eles deu o direito de se tornarem filhos de Deus, sim, aos que creem no seu nome” (João 1:12).

4. Todos os que creem em Jesus Cristo recebem vida eterna.

5. Você não precisa esperar até morrer para receber a vida eterna.

Andrew Murray disse que a morte não é uma mudança de direção, é mais um passo no caminho que o cristão cheio do Espírito tem dado. Jesus disse: “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).

B. O mundo não pode compreender a vida cristã.

1. O mundo não conhece Jesus Cristo.

a. O mundo sabe que alguém chamado Jesus viveu há dois mil anos.

b. O mundo não conhece Jesus Cristo no sentido redentor.

Talvez eu possa explicar isso se você olhar comigo em Isaías 1:2-3: “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”

Quando Isaías escreve: “O boi conhece o seu possuidor”, ele usa uma palavra que significa reconhecer. Quando ele escreve que “Israel não tem conhecimento”, essa palavra significa conhecer por experiência. Existem muitas pessoas que reconhecem o nome de Jesus, que não O conhecem pessoalmente, experiencialmente, intimamente.

2. O mundo não nos conhece.

a. O mundo sabe que existem pessoas chamadas Cristãs.

b. Muitos perdidos pensam que são cristãos.

c. O mundo não sabe como alguém se torna cristão.

d. Não entende por que os cristãos vivem dessa maneira.

e. Infelizmente, o mundo está confuso por algumas pessoas que professam ser cristãs.

II. Os Filhos de Deus Vivem Com Uma Esperança Abençoada. V. 2-3.

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”.

A. Pela graça de Deus, somos filhos de Deus.

1. Somos filhos de Deus porque nascemos de novo.

2. Somos filhos de Deus por adoção. “e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado” (Efésios 1:5-6).

3. Somos co-herdeiros com Jesus Cristo. “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:7).

B. Ainda não temos o conhecimento perfeito de nossa forma ou existência eterna.

1. O que sabemos é que “quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele”.

Isso é ótimo! O Espírito Santo está ativamente tentando nos conformar à imagem de Cristo aqui e agora (Romanos 8:29). Isso é santificação. E seremos perfeitamente conformados à imagem de Cristo no céu. Isso é glorificação. Isso é emocionante! Pergunte-me se sei onde fica o céu. Sim, é onde Jesus está. Pergunte-me se sei como serei no céu. Absolutamente! Eu vou ser como Jesus.

2. Quando Ele for revelado, "...assim como Ele é, o veremos"

Quando Jesus Cristo voltar, Ele não retornará como o Servo Sofredor, mas como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele não voltará para ser zombado, esbofeteado, açoitado e crucificado; mas para fazer de todos os inimigos Seu escabelo. Aqueles que caminharam com Ele na Terra Santa dois mil anos atrás o viram como Ele era então, mas as pessoas não O seguiram por causa de Sua aparência física:

“Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos” (Isaias 53:2).

Aqueles que seguiram Jesus na terra viram Sua santidade, Sua compaixão, Sua sabedoria e uma medida de Seu poder. Quando Ele retornar, Ele será revelado em absoluta santidade e poder.

C. Todos os que tem esta esperança nele se purifica. V. 3.

1. “Todos” aqui significa todos os crentes nascidos de novo em Jesus Cristo.

a. Homens e mulheres pós-modernos devem ouvir esta mensagem.

b. Nem todas as pessoas vão para o céu.

c. Na verdade, a maioria das pessoas não vai para o céu.

2. “Esta esperança” refere-se àqueles que serão como Jesus por toda a eternidade.

a. A esperança no Novo Testamento não é uma ilusão.

b. A esperança bíblica denota segurança.

3. Todo aquele que tem "esta esperança, purifica-se a si mesmo".

a. Em primeiro lugar, você não pode se purificar.

b. Somente o Espírito Santo pode purificar você.

c. Ele irá purificá-lo apenas se você desejar.

d. Ele não o purificará se você não desejar.

e. Ele irá purificá-lo, mas não sem a sua participação.

Conclusão: Deus quer que você seja puro, assim como Jesus é puro. Se você permanecer focado em Jesus Cristo, conforme Ele é revelado por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo o conformará à imagem de Cristo aqui e agora - e você estará por toda a eternidade com Ele e será como Ele. Esta é a esperança absoluta de todo crente.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem