Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - A Herança de Canaã

Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - A Herança de Canaã
Texto: Hebreus 11:30-31

Introdução: Hoje, continuamos nosso estudo sobre a fé de acordo com Hebreus 11. É minha esperança que tenhamos sido impactados com a importância da fé em nossas vidas. E que aprendamos que a verdadeira fé envolve crer em Deus e confiar nele, assim como agir em confiança.

Em nosso estudo hoje, notaremos os exemplos finais nos quais recebemos eventos específicos nas vidas daqueles mencionados. Nós lidamos com dois eventos associados a Israel herdando Canaã.

I. A Queda de Jericó - Fé Aceitando o Dom de Deus. V. 30

A. O Relato: Agora nos movemos 40 anos à frente depois de atravessar o Mar Vermelho. Israel permanece no deserto por 40 anos por causa de sua rebelião quando instruído a entrar cerca de 38 anos antes (12 espiões na terra por 40 dias e eles retornam com um relatório maligno). Todos os que estavam acima dos 20 anos de idade naquela época (Números 14:29) morreriam no deserto, exceto Josué e Calebe, por causa de sua fé em Deus. Até mesmo Moisés morreu quando Israel se preparou para entrar em Canaã por causa do pecado de que era culpado.

1. O texto da queda de Jericó é encontrado em Josué 6. Eles atravessaram o rio Jordão (também milagrosamente) em Canaã - sua Terra Prometida - e estão acampados aguardando novas instruções do Senhor. Josué é agora o líder de Israel. Antes de atravessar o rio Jordão, 2 espiões (não 12) foram enviados para espionar a terra novamente, especialmente Jericó. Raabe esconde os espiões quando os homens da cidade ouviram que estavam ali. Sua fé será discutida em alguns momentos.

2. O Senhor dá a Israel algumas instruções estranhas para conquistar Jericó. Seu exército é instruído a marchar pela cidade uma vez por dia durante seis dias, seguindo sete sacerdotes com trombetas e a Arca da Aliança. No sétimo dia, eles marchariam ao redor das muralhas 7 vezes e então os sacerdotes tocariam as trombetas, o povo gritaria e o Senhor prometia que as muralhas cairiam. Israel obedece a Deus EXATAMENTE como ordenado e Ele lhes dá a cidade. Foi a primeira vitória deles na conquista da terra de Canaã.

B. Aceitando os presentes de Deus para nós
1. Observe como o Senhor inicia Suas instruções a Josué (6:2): “Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos”. É interessante notar que essa cidade é descrita como um presente.
2. Ele nos deu muitos bons presentes. Tiago 1:17 - todo presente bom e perfeito vem de cima…
a. Romanos 6:23 - “… o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”
b. Efésios 2:8-9 - "Pela graça sois salvos ... é dom de Deus"
3. A salvação é algo que temos que aceitar dEle. Mas como nós fazemos isso?
a. Observe os elementos mencionados em Efésios 2:8-9 - Sua graça, nossa fé e nossas obras obedientes - NÃO obras meritórias.
b. Há muitos que querem remover um ou mais desses três elementos - alguns ensinam graça somente (calvinismo puro), alguns ensinam somente fé (você só tem que crer nEle) e alguns ensinam apenas obras (depende do que você faz mais do que a sua atitude - certos atos do catolicismo - por exemplo, batismo infantil, venda de indulgências, etc.). MAS a verdadeira salvação envolve TODOS OS TRÊS.
4. Considere o exemplo da queda de Jericó
a. Foi um presente (6:2) - graça de Deus
b. Israel teve que crer nEle - nosso texto diz que eles tinham fé (Hebreus 11:30)
c. Eles tinham que obedecer (obras - não meritórias, mas baseadas em sua fé) - Josué 6:12-14, 20-21.
5. E quanto a Efésios 2:9, que diz que nossa salvação não vem de obras? A razão é apresentada - "para que ninguém se glorie". O argumento de Paulo é que não podemos fazer por merecer nossa salvação. Mas isso não significa que não fazemos nada. Mesmo quando você recebe um presente, você tem que fazer algo - ou seja, aceitá-lo. Se houver termos, eles devem ser seguidos - mas ainda é um presente (de maior valor do que a ação necessária). Assim é com a nossa salvação - é um dom de Deus - mas nós temos que aceitá-lo. Como? Obedecendo as instruções de Deus - Marcos 16:16, etc. E temos que permanecer fiéis também.

C. A prova de fé deles - Seguir a Deus quando isso não faz sentido.
1. As instruções dadas por Deus estrategicamente não faziam sentido lógico. Eu acredito que Ele fez isso de propósito - 1) para testar sua fé e 2) para provar que Ele estava com eles. Ao entregar a cidade da maneira que Ele fez - mostrou conclusivamente que era um presente. No entanto, ele esperava que eles fizessem alguma coisa.
2. Iremos obedecer as instruções de Deus? E quando elas não fazem sentido?
3. Além do simbolismo, alguns vêem o batismo como ilógico. O que imergir na água tem a ver com ser salvo? Todos os outros passos em nossa salvação fazem sentido - Ouvir, crer, arrependimento e confissão - mas por que o batismo? A resposta é PORQUE DEUS DISSE ASSIM! Não precisamos entender por que ele precisou de água, mas sim - assim como Israel pode não ter entendido porque Ele disse a eles que marchassem em torno de Jericó por sete dias, mas Ele ordenou - e isso resolve tudo.

D. Manutenção pela fé
1. Uma lição secundária que trata da fé aqui é o fato de Israel ter recebido a terra; eles ainda tinham que mantê-la. Deus deu a eles - mas eles tiveram que seguir Suas instruções, trabalhar para dominá-la e permanecer fiéis a Ele para retê-la. O livro de Josué é sobre isso.
2. Quando recebemos a salvação através da obediência, temos que permanecer também. Devemos continuar seguindo Suas instruções, trabalhar para superar a vontade da carne e perseverar até o fim.
a. Jesus disse: "Aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10:22, 24:13)
b. Lembre-se da preocupação do escritor hebreu em nosso texto - "Porque necessitais de perseverança" (Hebreus 10:36)

II. Raabe é Salva – A Influência da Fé. V. 31

A. O Relato: Nosso texto realmente lida com duas ocasiões diferentes que levaram à salvação de Raabe.
1. Josué 2 registra Raabe recebendo e escondendo os espiões de Israel. Desta vez, apenas dois espiões são enviados para a terra. Eles estão espiando Jericó e ficam na casa de Raabe, a prostituta. Quando os homens da cidade souberam que aqueles homens tinham vindo espiar, foram à casa de Raabe e inquiriram. Ela mentiu para eles dizendo que eles já tinham saído. Sua conversa com eles é interessante. 2:9 de Josué diz, "e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós”. Ela observa como ela estava ciente da travessia do Mar Vermelho e das grandes vitórias que Israel teve no deserto, e sabe que sua ÚNICA ESPERANÇA DE SER SALVA é a fé - CONFIANDO neles e CRENDO em Deus.
2. Em troca de protegê-los, ela os fez prometer que quando Israel conquistasse a terra, especialmente Jericó, ela e sua família seriam salvas. Eles concordaram e deram-lhe instruções específicas - sua família tinha que ficar quieta e, quando a cidade fosse conquistada, eles deveriam estar em sua casa. Além disso, ela teria um cordão escarlate na janela através da qual ajudaria os espiões a escapar.
3. Josué 6:22-24 registra que Josué havia instruído os dois espias a trazerem Raabe e sua família e suas posses antes que eles destruíssem totalmente a cidade. Assim, por causa da fé de Raabe, ela e sua família foram salvas.

B. A fé vem pelo ouvir
1. Estamos familiarizados com Romanos 10:17. Aqui encontramos um exemplo.
2. Raabe tinha ouvido falar sobre as grandes coisas que Deus tinha para Israel e ela sabia o que o destino de Jerico era - pela fé.
3. Nunca devemos esquecer nossa incrível responsabilidade de instilar a fé nos outros vivendo e ensinando a palavra de Deus.

C. Nossa fé pode influenciar os outros
1. Acabamos de notar que o que levou Raabe a crer foi ouvir sobre as realizações passadas de Israel. Realizações que foram resultado de sua fé (como atravessar o Mar Vermelho).
2. Nossa fé pode influenciar os outros - por isso é importante que vivamos pela fé. Observe o que Tiago diz em 2:18 mostramos nossa fé por nossas obras.
3. Mateus 5:16 diz que quando deixamos nossa luz brilhar, faz com que os outros glorifiquem a Deus.
4. E não se esqueça que ela salvou não só a si mesma, mas também a sua família junto com ela.

D. Finalmente, a salvação está disponível para todos pela fé
1. Raabe não era uma israelita. No entanto, por causa de sua fé, ela também poderia ser salva.
2. E não se esqueça do passado dela - ela era uma prostituta. Ela até mentiu para salvar os espiões. Mas mesmo alguém assim poderia ser salvo. 1 Coríntios 6: 9-11 "tais foram alguns de vós"
3. 2 Pedro 3:9 diz que o Senhor “não quer que alguém pereça, mas que todos se arrependam”
4. Vamos manter isso em mente quando encontrarmos oportunidades para alcançar os perdidos.
5. Note também que Raabe teve que obedecer as instruções dadas a ela - assim como nós.

E. Uma nota interessante sobre Raabe. Ela é mencionada duas outras vezes no Novo Testamento.
1. Tiago 2:25 fala dela sendo justificada “pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho”.
2. TAMBÉM, Mateus 1:5 onde ela é mencionada como a mãe de Boaz que se casou com Rute. O ponto deste texto é que ela era parte da linhagem de Cristo. A conclusão notável da fé.

Conclusão: Assim, podemos ver a fé quando a terra de Canaã é dada a Israel. Na verdade, esses são exemplos notáveis
​​de fé. Enquanto o escritor continua seu discurso, há outros exemplos de fé mencionados apenas pelo nome. No nosso próximo estudo, vamos notar estes - alguns bem conhecidos e outros mais obscuros, mas homens e mulheres fiéis da mesma forma. Como está sua fé?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem