As Lições Que Você Pode Aprender Com a Vida de Jabez

As Lições Que Você Pode Aprender Com a Vida de Jabez
Texto: I Crônicas 4:9-10

Você quer aprender as lições da vida de Jabez? Se sim, você veio ao lugar certo. Neste artigo, deixe-me compartilhar com você como podemos ser como Jabez e sermos melhores seguidores de Deus hoje!

Jabez está entre os obscuros personagens bíblicos encontrados na Bíblia. Na verdade, sua história ou seu nome é encontrado em algum lugar da Bíblia que não costumamos ler. Você pode ler o nome dele no meio das genealogias.

Neste artigo, deixe-me compartilhar com vocês três das melhores lições que podemos aprender da vida de Jabez.

No entanto, antes de compartilhar com você estas lições importantes, deixe-me compartilhar com você I Crônicas 4:9-10 para sua referência. É onde lemos a vida e a oração de Jabez:

“Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz). Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira”.

Agora que você leu a vida de Jabez, aqui estão as principais lições que você e eu devemos aprender.

1. Você Tem o Poder de Mudar Sua Vida

Você sabe o que significa o nome Jabez? Jabez significa dor. Agora, eu não sei sobre você, mas eu nunca daria ao meu filho um nome tão depreciativo.

Você pode imaginar como Jabez se tornou o alvo das piadas de seus amigos de infância. Para piorar as coisas, na cultura do Oriente Médio, eles acreditam que seu nome desempenha um papel no que você se tornará no futuro.

Então, aqui temos Jabez, cujo nome significa dor. Definitivamente deu uma má conotação à sua personalidade. No entanto, Jabez não permitiu que seu nome decidisse o que ele seria. Ele não baseou seu valor no que outras pessoas podiam dizer sobre ele.

Em vez disso, lemos em I Crônicas 4:9 que “Jabes foi mais ilustre do que seus irmãos”.

O que isso lhe diz? Isso mostra que Jabez tomou as atitude corretas. Embora as pessoas tenham julgado prematuramente que ele seria um fracasso, ele não deixou que isso o afetasse. Ele tomou a decisão de provar que todos estavam errados, inclusive sua mãe.

Por essa razão, ele se tornou mais ilustre do que seus irmãos. Ele havia trazido mais decência e integridade em sua família do que qualquer outra pessoa.

Como cristãos, precisamos aprender que não importa o que outras pessoas possam lhe dizer sobre o que você pode e o que você não pode fazer, sempre podemos tomar a decisão de fazer o melhor possível, em vez de simplesmente deixá-los decidir nosso futuro. Nosso verdadeiro valor não está neles, mas sim em Deus.

2. A Oração Deve Ser Um Hábito

A maioria das pessoas acha difícil orar por várias razões. Enquanto a oração é considerada uma poderosa ferramenta espiritual disponível para todos, ela muitas vezes não é usada.

Jabez reconheceu a importância da oração em sua vida. Ele sabia que, se quisesse ter sucesso, precisaria da ajuda de Deus. Ele sabia que não poderia fazer nada digno de nota se apenas confiasse em si mesmo.

Jabez orou uma oração poderosa. Ele não orou simplesmente uma vez, mas a oração fazia parte de sua vida cotidiana. Não é um evento único, mas ele orava regularmente.

Há uma razão pela qual Jesus Cristo disse: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” em vez de dizer: “Dá-nos hoje nosso pão mensal ou anual”. Deus espera que falemos com Ele todos os dias e não apenas quando tivermos vontade.

3. Esforce-se Para Ser Uma Bênção em Vez de um Fardo

Se você olhar para a oração de Jabez, pode estar pensando que ele estava pedindo as bênçãos de Deus para si mesmo. Na verdade não. Essa não foi a intenção de Jabez.

Jabez pediu as bênçãos de Deus para que ele também pudesse abençoar os outros. Jabez orou a Deus para ampliar seus termos, não para apreciá-lo egoisticamente, mas sim para compartilhar com os outros.

Se você se voltar para I Crônicas 2:55, você encontrará uma terra com o nome de Jabez, onde podiam residir as famílias de escribas. Isso nos mostra que a principal intenção de Jabez de pedir a bênção de Deus é que ele fosse mais bem equipado para fazer a obra de Deus.

Lembrando a Oração de Jabez

Estas são apenas algumas das melhores lições que podemos aprender da vida de Jabez. Eu escrevi um artigo mais abrangente sobre o significado da oração de Jabez. Por favor, clique aqui. Eu recomendo que você leia para ter uma melhor compreensão do que é a oração de Jabez.

Espero que você tenha aprendido muito com esse artigo. Deixe-me saber na seção de comentários abaixo se você tiver outras lições para compartilhar.

Mais importante ainda, por favor, compartilhe este artigo com seus amigos se ele o inspirou. 😄

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Esse estudo foi muito edificante pra minha vida espiritual pro meu entendimento

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem