Lições da Ceia do Senhor

Lições da Ceia
Texto: João 13: 1-20; 31-35

Introdução: Na última ceia, Jesus nos deixa algumas lições maravilhosas e nos mostra o sentido da ceia em nossa vida, precisamos resgatar este principio estabelecido pelo próprio Senhor, que foi ensinado aos discípulos.

1) Uma lição de serviço. (Vs. 4-11)

Jesus se cinge de uma toalha e serve aos discípulos. Na ceia do Senhor, Ele mostra que viver o evangelho é servir, e não ser servido.

2) Uma lição de perdão. (Vs. 1)

Jesus já antevia a cruz através das figuras do pão e do vinho. Ele oferece o perdão de Deus e a reconciliação eterna para todos aqueles que participam da “Grande Ceia” do seu sacrifício.

3) Uma lição de fé. (Vs. 31,32)

Jesus desafia a pratica da fé na palavra. Tomar o cálice do sacrifício estava relacionado à esperança da glorificação que seria consumada na ressurreição. Isso pode ser resumido numa citação C.H.Spurgeon, que diz:

“o fogo do nosso fervor deve arder no centro vital da fé, nas verdades que pregamos e na fé no poder que elas têm de abençoar a humanidade, quando o Espírito as aplica ao coração.”

A celebração da ceia é a liturgia da pregação do evangelho. É uma convocação a fé.

4) Uma lição de humildade. (Vs. 12-16)

Jesus nos mostra que estamos sempre aprendendo, e que devemos aprender com Ele.

5) Uma lição de coragem. (Vs.26)

A ceia nos prepara para enfrentar as traições da vida. Era comum o anfitrião oferecer a um dos convidados um pedaço de pão como gesto de amizade especial. Com isto, Jesus estava lançando mão do amor para poder enfrentar a traição de Judas. Notamos que Ele molhou o pão no vinho ao qual ele se referia como “Este é o meu sangue”

6) Uma lição de unidade. (Vs.34,35)

A ceia nos desafia à unidade baseada no amor. Só o testemunho prático do amor de Deus pode gerar a unidade no Evangelho. Unidade não é conseguida através de denominações ou grandes mobilizações.

A unidade é afirmada por meio do reflexo do testemunho do evangelho em nossas vidas; “nisto conhecereis que sois meus discípulos”.

Reverendo Sérgio Luiz Machado da Silva

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem