Seis Lições Da Vida de Calebe Para a Igreja

Texto: Josué 14:7,10,11

Introdução; Calebe, era filho de Jefoné, um homem não judeu; era quenezeu (Josué 14:6), que se casou com uma moça judia (Gênesis 15:19 e Números 32:12). Jetro, sogro de Moisés também era do povo nômade dos quenezeus. Calebe pertenceu à tribo de Judá (Numeros13:6) talvez por sua esposa. “Mas, ao mesmo tempo em que infligia o juízo, Deus Se lembrava da misericórdia.

Os amalequitas deviam ser destruídos, mas os quenezeus, que habitavam entre eles, foram poupados. Este povo embora não estivesse inteiramente livre da idolatria, eram adoradores de Deus, e mantinham amistosas relações com Israel. Dessa tribo era o cunhado de Moisés, Hobabe, que acompanhara os israelitas em suas viagens através do deserto, e, pelo seu conhecimento do território, prestara-lhes valioso auxílio” Calebe Hebraico que Significa,Fiel Como Cão..

1 - Primeira Lição Da Vida De Calebe...Não Deixou o tempo apagar a promessa de Deus em sua vida!

A - O Tempo é o instrumento que Deus usa para nos moldar,aperfeiçoar,se as coisas ainda não aconteceram em sua vida,é porque você ainda,não está preparado para receber!.
B - O Tempo trás maturidade,quem não aprendeu com as lições da vida,geradas pelo tempo,nunca terá capacidade de influenciar!.
C - O Tempo não produziu em Calebe, amnésia,esquecimento,muito pelo contrário,o tempo amadureceu a promessa em seu ser.
D - Depois de 45 anos,Calebe se lembrava das promessas de Deus em sua vida,como se fosse hoje,agora!.

2 - Segunda Lição Da Vida De Calebe...Não deixe o Tempo envelhecer o teu Espírito Jovem! Josué 14:10,11

A - Calebe estava com 85 Anos de idade e disse a Josué; agora estou tal como no dia em que Moisés me enviou a expiar a terra,aos 40 Anos..Tal era a minha força antes,tal é agora. Josué 14:10
B - Quantas pessoas jovens envelheceram na fé, na vida espiritual, quantos obreiros, ministros, novos,que nem bem começaram,já comprometeram todo seu futuro ministerial,porque se cansaram, envelheceram..Calebe ensina que 45 anos depois continuava do mesmo jeito!.

3 - Terceira Lição Da Vida De Calebe...Nunca Perca a Força Para Guerrear!..Josué 14:11

A - Quando um guerreiro para de guerrear,ele se entregou ao seu adversário. Nossa vida é uma guerra espiritual diária,lutamos contra principados,potestades..Mundo invisível..Quando um crente perde a força de guerrear,ele morre no campo de batalha.
B - Nossa luta não é contra o sangue e nem contra a carne(Pessoas). Nossa luta são contra demônios,espíritos desencarnados..Se você os atacou,pregou contra eles,afrontou-os em campo de batalha,quando você se declarar,sem força de guerrear,eles vão destruir você.
C - Calebe é enfático e Inciso; Ainda hoje aos 85 anos de idade,tenho força,garra para guerrear..Josué 14:11...Nunca para de lutar!!

4 - Quarta Lição Da Vida De Calebe...Deus Te Deu Capacidade Para Entrar. Josué 14:11

A - Calebe,Diz a Josué; Aos 85 Anos tenho força tal como aos 40 para entrar...Aos 40 ele entrou para expiar as terras de Canaã,por 40 dias, aos 85 ele entrariam em Hebrom para matar os gigantes e tomar Hebrom por herança!..
B - Alguns não entram,não fazem,não participam,ficam empurrando os neófitos para o abismos,outros entram e saem,mais aprendemos com Paulo,que depois de entrar,Nem a morte nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus..Calebe diz; Tenho força pra entrar..Não fique de espectador,entre,faça, mobilize-se,haja!.

5 - Quinta Lição Da Vida De Calebe..Nunca Perca a Consciência Quando é Hora De Sair. Josué 14:11

A - Calebe diz que Deus o havia dado forças para sair..Muitos só saem quando perdem a força ao invés de usarem a força que tem para saírem a tempo..
B - Alguns saem porque Deus ordenou, outros pela incapacidade, outros quando destroem a vida espiritual da Igreja..outros quando se destroem a si mesmo...Seja como Calebe,Tenha força de Deus para sair,debaixo das benção de Deus e de seu líder!.

6 - Sexta Lição Da Vida De Calebe..Seja Abençoado Por Seu Líder e Depois da Benção Receba sua herança prometida por Deus. Josué 14:13,14.

A - Veja o que a Bíblia diz; E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança..Josué 14:13...A Benção é de Deus,mais está condicionada as mãos do Líder,antes de você receber sua herança,suas promessas,algo grande de Deus em sua vida,você terá que ser abençoado pelo ungido de Deus.
B - Sabe porque nada ou quase nada da certo em sua vida,sabe porque o ímpio tem mais privilégios do que você?..Porque antes das bênçãos materiais,tem a benção espiritual..Antes de Hebrom tem Josué!.

Pr. Israel Gonçalves

6 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Nada haver vcs estão totalmente fora......😲

    ResponderExcluir
  2. Eu, gostei e estou estudando para poder aplicar louvo a Deus pela vida de quem elaborou o esboço felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Ensinamento a abençoando

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem