O Deus do Sim

Texto: “Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Porque, quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós” (II Coríntios 1: 19, 20)

Introdução: Quando Paulo escreve sua segunda epístola aos Coríntios, dentre tantas preciosidades, ele nos mostra com grande clareza o caráter constante de Deus ao se posicionar favoravelmente em relação as suas promessas não hesitando ou se esquecendo delas, antes confirmando-as dizendo sim a todas elas.

Deus não se perde no tempo, não se esquece daquilo que falou, ainda que aqueles a quem foram direcionadas suas promessas se mostrem infiéis (II Timóteo 2: 13), Ele é fiel e irá trabalhar para que aquilo que foi proferido por sua boca não caia por terra, antes se cumpra.

1 - Quando Deus diz sim – É de suma importância conhecer a Deus e estar sujeito a Ele em amor. O alinhamento com a sua vontade, a disposição de obedecer e de conformar a vida ao querer dele nos fará ouvir o sim de sua parte.

Deus diz sim quando a sua soberana vontade prevalece em nós. Antes de existirmos, Ele selou um propósito para a nossa existência (Efésios 1: 11, 12), e as promessas nos encaminham e nos interam acerca dessa vontade eterna como uma estrada bem sinalizada para aquele que trafega nela.

2 - Quando Deus diz não – Deus não tem prazer em contrariar a ninguém. Ele não se compraz na morte, na derrota, na tristeza e na aflição daqueles que Ele mesmo criou para glória e louvor do seu nome. Mas, quando Ele percebe que há nos nossos corações intenções contraditórias à sua vontade, caminhos que podem nos levar para lugares distantes dele e do melhor para nossas vidas, ele não hesita em dizer não.

O não de Deus é amor, sempre visa nossa segurança, sempre tem o caráter de nos conservar em alegria. Ele tem olhar amplo, enxerga toda a distância, sabe todos os caminhos que ainda não trilhamos e quer nos guiar em triunfo em todas as estâncias da nossa existência. Deus nos ama e diz sim, mas por nos amar, também diz não.

3 - Quando Deus diz espera – Viver a vida com Deus é uma doce aventura. Não existe nada mais desafiante e estimulador do que relacionar-se com Deus e buscar nele dia após dia o caminho a ser seguido. O Pai nunca nos dará todo a caminho a ser seguido de antemão, Ele sempre quer gerar em nós dependência, e dependência é fruto de proximidade. Aquele que é íntimo do Pai, vê nos dias que são gerados aos seus pés a perda da ansiedade de ver fatos e situações se concretizarem. A espera se torna mais preciosa do que a conquista propriamente dita. A espera se torna a conquista e a vitória uma consequência da espera.

A espera é terapêutica, esperar cura, revigora, restaura, amplia a visão, nos posiciona, nos molda, tem poder de nos amansar, de nos tornar mais doces, mais amáveis, mais voltados para o bem do que para o egoísmo das vitórias pessoais que nos levaram primeiramente à busca em Deus. Devemos ser gratos a Deus por nos aferir na busca. Por mudar nossa trajetória de busca, por nos tirar do egoísmo e nos fazer ver o que é melhor. Deus é melhor, e suas promessas nos endereçam a Ele. Deus diz espera quando nosso caráter não está pronto e de alguma forma poderemos por a perder aquilo que ele possa vir a nos confiar.

Se Deus diz espera é porque Ele está trabalhando para que o bem não seja apenas momentâneo, mais permanente.

Conclusão: Não permita que haja em seu coração nenhuma desconfiança a respeito do Deus que você serve. Não permita que o inimigo lance setas de incerteza ao seu coração. Deus é sim. O que Ele falou, Ele cumprirá. A sua saída é certa e Ele virá a você como chuva e regará toda a sua vida com as mais preciosas bênçãos.

Com certeza o melhor está por vir.

Prs. Israel e Ludmila

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!