Confiar Exige

Texto: Provérbios 3.1-12

Introdução: Confiança é um derivado da fé, pois, quem tem fé crê e confia. Confiança resulta em segurança devido ao bom conceito que se faz de alguém. Quando cremos e confiamos somos produtivos e vivemos em paz conosco, com as pessoas e com Deus. A confiança é generosa, derrama a multiforme Graça de Deus, mas é exigente.

1 - Memorizar e obedecer à palavra de Deus
"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz" (vs.1,2).
Aquele que confia em Deus memoriza a Sua Palavra guardando seus ensinamentos no coração. Esta confiança proporcionará a longevidade, vida e paz.
Todas as pessoas sensatas desejam vida longa com paz e prosperidade, mas Deus exige conhecer e obedecer à Palavra para que a benção seja derramada.

2 - Lealdade e fidelidade a Deus
“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás Graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (vs.3,4).
No sentido mais profundo "não te desamparem a benignidade e a fidelidade" quer dizer "não deixe de ser leal e verdadeiro"; portanto, se assim agirmos teremos o favor de Deus e a sua fidelidade - "Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim" (Salmo 100:5).

3 - Não confiar na sabedoria humana
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal" (vs.5-7).
Coração, na linguagem antiga, é sinônimo de cérebro e inteligência. Então, a recomendação é que apenas confiemos no Senhor, negando toda a suficiência humana, ou seja, intelectualidade e diplomas não levam ninguém para o céu.
A sabedoria que salva é confiar em Deus, pois a pessoa vaidosa acha-se sábia aos seus próprios olhos e arranja muitas confusões. Quando confiamos em Deus ele nos livra de todo o mal e de todas as pessoas más - "Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia" (Salmo 37:3-6 NTLH).

4 - Dar a deus o que é de Deus
“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (vs.9,10).
Aquele que confia dá a Deus o que é de Deus honrando-o com as primícias de tudo o que ganha e obedecendo ao mandamento bíblico sobre o dízimo (Malaquias 3.10; Mateus 6.23). Quem confia obedece e experimenta a prosperidade do Reino de Deus.

5 - Não rejeitar a correção de Deus
“Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (vs.11,12).
Quem confia aceita ser disciplinado, mesmo que doa, pois é a demonstração do amor do Pai para que não tenha prejuízo maior ou venha a cair na perdição eterna - " porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos" (Hebreus 12:6-8).

Conclusão: Só confia em Deus quem já confessou a Jesus como Senhor e Salvador, pois confiar é uma disposição gerada pelo poder do Espírito Santo, na alma do ser humano, por ter decidido ser Crente e Fiel. Você confia em Deus ou pensa que confia?

Pastores Jário e Lúcia

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!