Tudo muda quando o rei chama

Texto: II Samuel 9:1-13

Introdução:

Como você definiria a palavra "graça"? Webster define como "imerecida assistência divina dada ao homem para a sua regeneração e santificação." Outros a define como "o amor divino e imerecido favor estendido para os pecadores". Talvez você tenha ouvido a seguinte afirmação: "A justiça é ter o que mereceu. Misericórdia é não ter o que você merece. Graça é ter o que você não merece". Todas estas afirmações são verdadeiras.
Este capítulo é sobre esse tipo de carência. É sobre o tipo de graça que se estende aos indignos e os tira da sua condição. Pode ser que há alguns aqui esta noite que necessitam deste tipo de graça em suas vidas. Se assim for, eu quero te dizer que há esperança no Senhor Jesus Cristo. Alguns já possuem este tipo de graça. Para esses, esta mensagem será uma mera lembrança do que Jesus fez neles e para eles. Agora, observar Davi como ele estende sua graça a um homem chamado Mefibosete. Vamos ver Davi tomar Mefibosete da casa pobre para a casa do rei. Sabemos que o que fez Davi para Mefibosete, Jesus pode fazer por você e muito mais também!

Eu quero mostrar a você a partir destes versos que tudo muda quando o rei chama!

I. A família de Mefibosete

(No Sul, a família de uma pessoa diz muito sobre ele! Se uma pessoa pertence a família errada, pode custar-lhe a posição social. Na verdade, uma das primeiras coisas que queremos saber sobre alguém "De qual família que ele vêm." Quando isso é verdadeiro no reino físico, é também verdadeiro no reino espiritual.)
A. Uma Família rejeitada. V. 1 - Ele era o descendente do rei Saul. Ele nasceu em uma família que tinha sido rejeitada por Deus, 1 Sm 15:23. Esta família tinha estado uma vez no poder, agora eles estavam fora do favor de Deus e dos homens.
(O mesmo é verdade para cada pessoa que nasce da família humana. Houve um tempo quando aos seres humanos foi dado o domínio sobre a terra, Gn 1:26, 28. Entretanto, quando o homem pecou no Jardim do Éden, toda a raça humana caiu do poder e do favor. Agora, todos os seres humanos que nascem neste mundo nascem como membros de uma família caída e em desgraça, Rom. 3:10, 23; 5:12.
B. Uma Família condenada. V.1 - Todos os descendentes de Saul tinham sido reservados para a morte. Na verdade, Davi tinha sido ocupado purgar os filhos de Saul, 2 Sam. 3:1. Porque Mefibosete era um descendente de Saul, ele também foi condenado a morrer uma morte inglória.
(Assim é com aqueles que nasceram na família humana. Nascemos sob a maldição da morte, Ez. 18:4. Toda pessoa que nasce neste mundo nasce destinado a morrer. Porquê? Porque somos pecadores, Rom. 6:23. Existe uma sentença de morte para toda a família humana!)
C. Uma Família de indigentes. V. 4 - A Bíblia nos diz no versículo 4 que Mefibosete estava morando em um lugar chamado "Lo-Debar". Esta é uma palavra que significa "Sem pasto". na casa de "Maquir". Mefibosete estava morando em um lugar de pobreza. Considere o fato de que Mefibosete era aleijado. Ele tinha sido abandonada por sua bábá, quando ele tinha 5 anos e, como resultado, ele era coxo de ambos os pés, 2 Sam. 4:4.
Porque ele era coxo, ele não poderia trabalhar. Ele não tinha herdado nada, além da pobreza e da morte de sua família. Ele era um homem que estava em uma situação desesperadora. Ele era um homem que estava faltando a melhor vida tinha para oferecer. Ele era um homem em uma condição terrível.
(A família humana está em uma condição de indigentes também. Ele está em uma posição de "sem pasto". Ele é "vendido" em seus pecados. Ele está perdido e precisa de um Redentor para livrá-lo de sua escravidão! Nós nascemos em pecado e condenados ao inferno e não há nada que possamos fazer sobre isso. Você vê, um pecador perdido não pode salvar-se. Ele não pode virar uma nova folha e ser melhor. Ele não pode comprar a salvação. O perdido pecador é absolutamente desamparado diante do Senhor Deus. Desesperado e completamente sem energia. A condição humana é resumida de forma muito clara em Ef. 2:12, "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo"
D. A família desejada. V. 1-3 - Repare que, apesar de todo o clima ruim entre Davi e Saul, Davi quer honrar o pacto que fez com o filho de Saul Jonatas, 1 Sam, 20:11-23. Davi, pois, estendeu a mão para Mefibosete por causa do amor que tinha por Jonatas. Essa família que foi desonrada, condenada e destituída tornou-se uma família desejada. Davi quer alcançá-los e trazê-los a um relacionamento com ele.

(Este é um retrato do que Deus fez para o pecador. Assim como Mefibosete, nossa família estava condenada, caída em desgraça e miséria. E, assim como a família de Saul, houve um que nos amou. Tão surpreendente como possa parecer, Deus ama a família humana, Jer. 31:3. Ele provou seu amor quando Ele enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz por nossos pecados, João 3:16; Rom. 5:8. Agora, Deus estende aos pecadores com base no Seu amor por nós! Você vê, nós não podemos comprar o nosso caminho para Deus. Nós não podemos trabalhar o nosso caminho para Deus. Assim como Mefibosete, somos coxos em nossos pés e nós somos impotentes e sem esperança diante de Deus. Mas, porque o Filho de Deus foi para a cruz em nosso lugar e morreu por nossos pecados, Deus deseja que cada membro da família humana seja salvo, 2 Pet. 3:9.)

(Mefibosete deixou muito a desejar, mas sendo quem ele era o colocou numa posição de experimentar a graça do Rei Davi. A Bíblia chama você de um pecador, mas por ser um pecador coloca em uma posição de experimentar a graça de Deus. Porquê? Por causa do simples fato de que Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores como você e eu, "Quando Jesus ouviu isto, disse-lhes: Os sãos Não tenho necessidade de o médico, mas os que estão doentes: não vim chamar os justos, mas pecadores ao arrependimento." Marcos 2:17.

II. O amigo de Mefibosete

A. Ele buscava. V. 1-4 - Quando Davi ouviu que Jonatas tinha um filho, ele começou o processo de encontrar Mefibosete. Davi procura-o.
(Agradeço a Deus nesta noite que o pecador tem um amigo que pede para a alma do pecador, Lucas 19:10. Jesus é o amante da alma e Ele procura ativamente aqueles que estão separados de Deus pelos seus pecados. Ele revela esta verdade para nós, em Lucas 15. Vemos Jesus buscando o que se perdeu, até encontrá-lo. Assim é com aqueles que estão perdidos em seus pecados. O Senhor procura e os persegue porque Ele os ama e quer salvar sua alma. Agradeço a Deus houve um que veio me procurar um dia!)
B. Mandou chamá-lo. V. 5 - Quando David descobriu onde Mefibosete poderia ser encontrado, ele começou o processo de trazer Mefibosete para si. Ele enviou os seus servos para buscar Mefibosete do local de morte, derrota, vergonha e desgraça. Note que isso não foi idéia de Mefibosete! Foi concebido no coração de Davi e foi realizada através dos esforços de Davi. Ele deve ter ficado apavorado quando os soldados do rei chegaram para levá-lo a Jerusalém. Certamente, ele temia o pior. No entanto, Davi não tinha planos maléficos para Mefibosete, apenas os planos que eram bons. Na verdade, o dia que os servos de Davi foram buscar aquele pobre homem aleijado acabou sendo o melhor dia da sua vida!
(Que imagem linda daquilo que o Senhor fez para os remidos! Ele enviou Seu servo, o Espírito Santo, para nos chamar para Ele, João 16:8. Quando o Espírito de Deus vem e mostra como você é um pecador, é um dia terrível! Pela primeira vez, você realmente se vê como você realmente é. Você pode ver o quanto perverso e miserável você é. Você sabe que sem sombra de dúvida, você merece ir para o Inferno. Você sabe que você é culpado e você precisa de um Salvador. Esse é um estado conhecido como "convicção."
(Lembro-me do dia em que o Espírito de Deus veio chamar-me a Jesus! Foi um dia duro, mas foi o melhor dia da minha vida! Será que o Senhor não está te chamando hoje?)
C. Ele falou com ele. V. 6 - Quando Mefibosete veio diante do rei Davi, prostrou-se diante de Davi, em humildade. Ele até se refere a si mesmo como um "cachorro morto", v. 9. Este homem sabia que merecia nada menos do julgamento e morte, mas quando Davi abriu a boca para falar, ele falou palavras de paz e encorajamento para Mefibosete! Ele poderia ter dito "Não!" a Davi, mas onde mais ele poderia ir?
(Isto é apenas o que o Senhor Jesus faz a cada pecador que vem diante dEle em arrependimento. Lembro-me como me sentia quando eu enfrentei o tempo o senhor primeiro. Eu estava apavorado e eu sabia que merecia o inferno. Mas, o que eu recebi Era algo muito diferente e muito melhor. Quando um pecador vem diante de Jesus ele vai encontrar um amigo e não um inimigo. Ele vai encontrar alguém que se preocupa e não aquele que condena. Encontrara ajuda e não o inferno. Ele vai ouvi-lo falar de paz às suas almas! Esse é o melhor som que a alma jamais ouviu falar! eu poderia ter dito "não" a Jesus, mas onde mais eu poderia ir, João 6:66-69? Você pode estar pensando em dizer não a Jesus, esta noite, mas amigo, onde você vai, Hebreus 2:3?)
D. Ele poupou. V. 7 - Quando Davi fala com Mefibosete, ele não quer condená-lo à morte. Em vez disso, ele fala com ele como alguém que é muito amado. Ele promete a Mefibosete que ele vai experimentar a bondade (leia-se "graça"), a restauração e a disposição. Davi está dizendo-lhe que tudo mudou agora que o rei o chamou!

(Cada pessoa sob o som da minha voz, esta noite merece ir para o inferno! Nós não merecemos misericórdia, nós não merecemos a graça e nós não merecemos a salvação. Entretanto, essas são apenas as coisas que recebemos quando chegamos a Jesus pela fé. Todo pecador que vir ao Senhor para ser salvo vai encontrar os seus pecados perdoados, sua sentença retirada dos livros, o seu futuro e o seu destino mudados. Nós moldamos a nós mesmos sobre a misericórdia de um Deus que tem o poder e o direito de lançar-nos todos no inferno. entretanto, quando aceitamos Jesus Cristo como Salvador, tudo muda! Nós não somos mais inimigos de Deus, mas nós nos tornamos Seus filhos! Já não estamos condenados ao inferno, mas destinados para o céu. Nós não somos pecadores, mas santos. Não separados, mas filhos. Pertencemos a família de Deus Pai. Graças a Deus, há um amigo em Jesus, Pv. 18:24.)

III. O futuro de Mefibosete

A. Uma nova casa v. 13 - Esse homem é movido da casa pobre ao palácio do rei. Ele é tomado a partir do nada e passa a ter tudo. Ele tem um novo lugar para viver a sua vida.
(Assim é com os filhos de Deus! Nós somos tirados para fora do poço horrível e dado uma nova vida para viver para a Sua glória, Salmos. 40:1-3; 2 Coríntios. 5:17. Além disso, temos a promessa preciosa que existe uma casa que nos espera quando a peregrinação desta vida acabar, João 14:1-3. Tudo muda quando o rei chama!)
B. Uma nova disposição. V. 7,10-11,13 - Repare que nos é dito quatro vezes que Mefibosete vai comer "da mesa do rei." Isto implica que todas as suas necessidades vão ser custeadas com os recursos do rei. Ele vai viver como se ele fosse filho de um rei e o rei vai cuidar dele daquele dia em diante.
(O mesmo pertence ao filho de Deus nesta noite! Quando chegamos na família de Deus, tornamo-nos a sua responsabilidade. E Ele prometeu cuidar bem da sua própria família, Salmos 37:25, Filipenses 4: 19; Mateus 6:25-34. Graças a Deus, tudo muda quando o rei chama!)
C. Um novo pai. V. 11 - Dentre todas as coisas que este homem tem, o mais precioso era o seu novo relacionamento com Davi. O rei era seu inimigo, de manhã e ao anoitecer, ele era seu pai! Davi aprovou Mefibosete em sua família e ele tornou-se como um filho de Davi.
(Esta é a mesma coisa que acontece a cada pecador arrependido! No instante em que um pecador confia em Jesus como seu Senhor e Salvador, que o pecador deixa de ser o inimigo de Deus e se torna um filho de Deus, 1 Jo 3:1-3. Deus se torna nosso Pai, e nós nos tornamos Seus filhos. É uma relação especial e íntima que nos é dado no Senhor Jesus Cristo. como seu filho, eu posso jantar em sua mesa. possuo comunhão com ele. eu posso ir diante do Seu trono sempre que eu precisar dele. eu posso estar tão perto e tão íntimo quanto eu quero estar com meu Pai celestial. Ele tudo muda quando ele chama!)

Conclusão:

Há muitas coisas que eu ainda não descobri nesta vida. Mas, há uma coisa que eu sei ao certo. Eu sei que tudo muda quando o rei chama! Como? Há muitos anos atrás, Ele veio chamar à porta do lugar miserável que eu costumava viver. Um lugar chamado pecado. Ele veio bater à porta do meu coração e quando eu respondi a sua batida, Ele veio e mudou tudo!

Ele deseja fazer o mesmo por você esta noite! Alguns de vocês nunca foram salvos. Mas, esta noite, o Espírito de Deus está te chamando para vir ao Rei Jesus. O Senhor enviou seu servo para chamá-lo para vir ao palácio. O que vai fazer esta manhã? Você pode ir a Ele, ou vai ficar no seu Lo-Debar? Tudo muda quando o rei chama, mas só se você responder ao seu chamado, Apocalipse 3:20.

Pr. Aldenir Araújo

 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem