O pedido que não foi atendido

Texto: Marcos 10:35-45

Introdução:

Esta preciosa passagem nos ensina que nem sempre Deus concede o que lhe pedimos. Os dois discípulos protagonistas desta leitura são pessoas que merecem nosso respeito pelo fato de que em seu pedido mostraram que tinham fé de que um dia o Senhor Jesus, o Messias de Israel, se sentaria no trono literal do rei Davi. Sem duvida, apesar de que eram pessoas de fé receberam a exortação do Senhor porque seu pedido mostrava orgulho e exaltação em detrimento de seus demais irmãos discípulos do Senhor.

A Bíblia constantemente nos manda que ponhamos todas nossas petições diante do Senhor e o fazer manifesta principalmente duas coisas: Nossa dependência de Deus e fé em suas fieis promessas. Todos os crentes que tem um ministério glorioso de oração o fazem porque estão em dependência do Senhor; os crentes que não oram é porque se consideram auto-suficientes; É dizer, que segundo eles tem o controle de todas as coisas e, portanto, não necessitam de Deus. Os crentes que oram constantemente são pessoas que além de mostrar dependência do Senhor, também refletem a fé de seus corações.

Quando lemos esta passagem no Evangelho de Mateus encontramos ali que não foram os discípulos que fizeram o pedido, mas sim a mãe deles. Ao comparar a informação dos dois Evangelhos chegamos à conclusão que foi a mãe de Tiago e João, que instigou seus filhos para que fizessem tal pedido. A resposta do Senhor Jesus aquela petição nos ensina as seguintes lições:

· Nem sempre Deus atende ao que pedimos.

· As petições devem ter como propósito a exaltação de Deus e sua obra.

· As petições devem buscar o bem dos demais.

· As petições devem ter como base nossa saúde espiritual.

Vamos ver algumas lições básicas que esta passagem nos ensina e que tem como propósito que nós os crentes não cometamos os mesmos erros que cometeram aqueles discípulos.

Deus não concedeu a petição daqueles dois irmãos...

I. Porque o pedido buscava a exaltação do Eu. V. 35-37.

A exaltação do ego reflete o desejo ímpio de Satanás de exaltar-se a si mesmo. (Isaías 14:13-15) O diabo, além de ser o pai da mentira é o maior homicida, também é o maior orgulhoso; ele quis ser igual a Deus, concentrou sua atenção em sua beleza, inteligência e poder  então em seu coração surgiu a maldade, o desejo de ser semelhante a Deus.

O diabo foi o causador da miséria humana porque injetou sua filosofia malvada no coração de nossos primeiros pais, Adão e Eva; e os fez crer que seriam semelhantes a Deus e quando eles creram se converteram nos seres mais desgraçados da criação de Deus.

A filosofia diabólica da exaltação do eu ainda segue em pé e como exemplo dele podemos mencionar os ensinamentos desse movimento satânico que está em moda em nossos dias e que se conhece como a Nova Era. Esta filosofia prega que nós homens somos deuses e que portanto podemos chegar a ser parte de um todo que se chama Deus; a Biblia nos ensina que nós seres humanos não somos mais que uma podre chaga e que só pela misericórdia de Deus podemos chegar a ser criaturas salvas de toda condenação mediante a fé no Senhor Jesus cristo.

Como é diferente o caminho que nos mostrou o Salvador, o bendito Senhor Jesus cristo! Seu ensino é que o homem deve humilhar-se ante a presença do Criador. Jesus nos ensina que o caminho da humildade nos leva a exaltação; O diabo nos ensina a exaltação, mas não nos diz que este caminho nos leva a eterna humilhação no inferno. Deus não atendeu o pedido dos discípulos...

II. Porque o pedido estava baseado na ignorância aos planos soberanos de Deus. V. 38a.

Os discípulos não haviam entendido o plano de Deus nem o que eles estavam pedindo. Jesus lhes havia ensinado que ele era o rei prometido, que ele era o Messias de Deus, que um dia iria assentar no trono do rei Davi; mas era necessário passar pela experiência da cruz; porque mediante a cruz o Senhor conquistaria o pecado, a morte e o inferno e traria para todos os pecadores um cúmulo glorioso de bênçãos. Os discípulos queriam poder, prestigio, glória; mas não há glória sem primeiro tratar o problema do pecado. E Deus já tratou o pecado na cruz de Jesus cristo.

III. Porque o caminho a glória de Deus começa com a cruz de Cristo e a negação de nós mesmos. V. 38b, 39.

Toda mensagem de redenção que não inclui a cruz do Senhor Jesus cristo não é uma mensagem de Deus, senão do diabo. A mensagem de redenção que a igreja do Senhor Jesus cristo prega está fundamentada na verdade de que "Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras" (I Coríntios 15:3,4) Para chegar a ser participantes da glória de Deus temos que ir a cruz de Cristo e humilhar-nos ante sua presença por todas as maldades que há em nosso coração. Deus não atendeu o pedido daqueles discípulos...

IV. Porque a exaltação de um homem pertence a vontade soberana de Deus. V. 40 - (JO 21:20-22).

Deus faz maravilhas com os pecadores que se humilham diante de sua presença. Davi, um humilde e pobre pastor de ovelhas, chegou a ser poderoso rei de Israel; Jacó, um mentiroso usurpador que foi capaz de enganar a seu próprio pai, chegou a ser o fundador de uma preciosa nação; Raabe, uma prostituta barata de Jericó, chegou a ser parte da família do Senhor Jesus cristo, etc. Lemos no Salmo 113:7-9: "Ele levanta do pó o pequeno, e do monturo ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim com os príncipes do seu povo.". Amado se nos planos soberanos de Deus, você um dia for exaltado, adore a Deus por isso, mas não se encha de orgulho porque pode ocorrer mesma sorte do diabo e de todos aqueles que se encheram de orgulho e terminaram na mais terrível tragédia. Deus não atendeu o pedido daqueles discípulos...

V. Porque o caminho a exaltação começa com a humilhação e o servir. V. 41-45.

O Senhor Jesus cristo nos ensina que o homem sem Deus se faz senhor dos demais homens e chega ao cúmulo de escravizar-los como se fossem animais. A historia é testemunha fiel de como o homem tem chegado a assenhorar-se de seus semelhantes ao ponto de cometer as mais terríveis atrocidades para governar sobre outros homens. Mas o Senhor Jesus cristo nos ensina que nós os cristãos não devemos buscar o senhorio terreno, mas servir aos demais como ele mesmo nos ensinou com suas santas palavras e com gloriosos exemplos como quando tomou água para lavar os pés dos apóstolos segundo nos narra o Evangelho de João Cap. 13.

Conclusão:

O Senhor Jesus cristo não concedeu ao pedido de Tiago e João porque tal pedido estava baseado no espírito egoísta deles; eles não só eram egoístas, como também ignorantes dos planos de Deus de que antes de chegar a  glória havia que passar pela experiência da cruz. Deus não rejeita a exaltação do homem se este primeiro se humilhar arrependendo–se  de seus pecados e crendo no Senhor Jesus cristo.

Pr. Aldenir Araújo

 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem