Passos para alcançar o sucesso

Texto: "... ; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10.10b.
“Uma vida equilibrada consiste em: permitir que Deus seja o primeiro em sua vida, cuidar do seu corpo como templo do Espírito Santo, ter uma família exemplar; engrandecer a obra de Deus, e prover o sustento para sua família”.


Introdução: O sucesso equivale a metas conquistadas, sonhos realizados, obstáculos vencidos e triunfos aclamados. Tanto o jovem quanto o adulto, e até mesmo a criança, anelam o sucesso. Nem a rejeição, nem a adversidade, nem a oposição familiar, nem a crise social, nem a pressão econômica, são obstáculos para alcançá-los. Os especialistas concordam quanto a oito normas que se constituem nos passos fundamentais para a obtenção do sucesso em todas as áreas da vida.


1 – Um forte desejo de alcançar a felicidade – A felicidade procede de dentro para fora, tem a ver com a vida espiritual, refletindo na vida: física, emocional, familiar, financeira e empresarial. Esta felicidade é o resultado de se permitir que o Espírito Santo seja aquele que assuma o controle de nossas vidas (João 7.38-39). A busca da felicidade sem Deus é mero prazer, que é transitório.
O apóstolo Paulo abriu mão de tudo para conhecer a fonte, que é Cristo (Fl 3.8).


2 – Gozar de boa saúde - “ Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” ( I Co 6.19).

 

Quais são os inimigos da saúde?:
- Estresse – Tendo as suas raízes na falta de paz e segurança no Senhor (Sl 23);
- Maus hábitos alimentares – Ingestão de alimentos perniciosos ao corpo como também o excesso;
- Excesso de trabalho – O Senhor nos deu o exemplo da necessidade do descanso (Sl 127 2);
- Pecado – Se guardarmos os princípios pré-estabelecidos por Deus, gozaremos de boa saúde (Pv 4.20-23).


3 – A importância de adquirir uma genuína paz mental – A paz mental é o resultado de uma consciência tranqüila.
Veja esta frase de Paulo: “Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência” (At 23.1). Ele viveu uma vida de perseguição ao Evangelho, prendendo e espancando pessoas e também consentiu na morte de Estêvão mas, mesmo assim era livre, sentia-se perdoado - “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a Si mesmo por mim” (Gl 2.20).
Toda a nossa dívida foi cancelada na cruz do Calvário, somos livres em Cristo - “ ... agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).


4 – Ter segurança – A verdadeira segurança não é proporcionada pelo exército, polícia, uma arma, mas sim, pelo Senhor quando o tornamos Senhor de nossas vidas - “ ... se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1b). O Salmo 34.7 diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra”. Somos guardados em todos os nossos caminhos pelo anjo do Senhor (Salmo 91.11).

 

5 – Procure o equilíbrio na vida familiar - “A sabedoria construiu sua casa, ergueu suas sete colunas” (Provérbios 9.1)
Um casamento estável é tão poderoso como uma cidade amuralhada. O líder precisa entender que sua primeira conquista deve ser a sua família. O sacerdote familiar precisa exercer essa função bíblica com esmero e amor, trazendo equilíbrio, sustento emocional, material e direção em Deus para a família. A mulher precisa entender a sua posição na sociedade familiar e ambos conduzirão os filhos em amor.


6 – Prosperidade integral - “amado desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 2).
A Bênção do Senhor sempre é integral porque cobre todas as áreas de nossas vidas: financeira, física, espiritual e emocional. O Ap. Paulo disse que Deus nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Ef 1.3). A bênção significa que tudo nos vai bem, é completa para cada um de nós.
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1.8).
O homem alcança a prosperidade integral para a sua vida quando decide voltar-se de todo o coração para Deus, entendendo que, “onde está o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Se nossa riqueza está em Jesus então o nosso coração estará seguro. Deus exige que façamos um pacto de coração com Ele, que toda a nossa vida seja rendida ao Seu serviço.


7 – Selecionar os nossos amigos – “Há amigo mais chegado que um irmão” (Provérbios 18.24).
Daniel possuía três amigos e quando o rei ia tirar-lhe a vida, ele foi a eles e pediu-lhes oração. Seus amigos o respaldaram, clamando por sua situação e, naquela noite, Deus se revelou em sonhos a Daniel, mostrando o que ele precisava saber. Notemos que os amigos se constituem em grande auxílio nos momentos críticos. Porém, é necessário selecionar para que não seja jugo desigual (2 Coríntios 6.14-18). Vejamos o que diz Eclesiastes 9.18b “... mas um só pecador destrói muitos bens”.


8 – A esperança – “Quem está entre os vivos tem esperança ...” (Eclesiastes 9.4a)
Uma das mais obscuras intenções do inimigo é fazer com que o homem perca totalmente a esperança, tanto em nível individual ou familiar, e ainda em relação ao seu trabalho e a situação do seu país. Quando o líder perde a esperança, não propõe metas e por conseguinte nada realiza.

Ainda que o homem lhe feche a porta, Deus não fechará. Confie nele, porque declarou: “o que vem a mim não lançarei fora” (João 6.37). Se as portas da terra se fecharem, as do céu permanecerão abertas.
Lembre-se o que diz Provérbios 24.16 “Porque sete vezes cai o justo, e volta a levantar-se”.


Conclusão: Você pode projetar-se para grandes conquistas aplicando cada um desses passos, e você será reconhecido como uma pessoa de sucesso, porque notarão que conseguiu a felicidade, goza de boa saúde, vive com genuína paz mental, tem a verdadeira segurança, há equilíbrio em sua vida familiar, selecionou bem os seus amigos, conta com a prosperidade integral e possui esperança. Se ainda não iniciou a dar esses passos, comece comprometendo-se com Deus, através de Jesus Cristo e Ele o ajudará.


Lembre-se a nossa maior arma de defesa é o sangue de Jesus (Apocalipse 12.11).
O ser humano vive em uma busca contínua pelo sucesso e a qualidade de vida. Mas nada conseguirá a não ser através de uma vida vivida debaixo dos princípios emanados do Evangelho. O homem jamais será feliz sem Deus em sua vida. E para chegar ao Pai, somente através de Jesus (João 14.6) 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem