Segredos para grandes conquistas

Texto: Josué 6:20-21 e 7:2-5
Como já deu para perceber nas últimas reuniões, temos grandes desafios para 2005 (Batizar 50 pessoas e chegar a 100 células até maio). Por isso precisamos aprender os segredos para grandes conquistas. Hoje vamos estudar o exemplo do povo de Israel, liderado por Josué. Numa batalha, a de Jericó, eles foram vencedores. Na seguinte, da cidade de Ai, foram vergonhosamente derrotados. Vamos entender os segredos que levam à vitória ou ao fracasso na luta por grandes conquistas:

1) PRIMEIRO SEGREDO: ORAÇÃO E DEPENDÊNCIA DE DEUS

Josué 5:13-15 (antes de Jericó) e Josué 7:2-4 (Antes de Ai) – Notamos que o líder Josué (e consequentemente o povo) teve atitudes bem distintas antes dos desafios de Jericó e Ai. Na primeira, ele orou, ouviu Deus, recebeu estratégias espirituais. Na segunda, talvez por menosprezar o desafio, não vemos oração, mas somente planejamento humano. Lição: Se queremos grandes conquistas, a busca em oração tem que ser proporcional.
• Enfatize a importância da “oração de 3” para que Satanás solte as pessoas que serão convidadas.
• Leve sua célula a criar um programa de jejum e oração pelas próximas metas.
• Inicie um programa de leitura da Bíblia com sua célula para alimentá-los no espírito.

2) SEGUNDO SEGREDO: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

– Josué 6:1-5 (antes de Jericó) e Josué 7:4 (antes de Ai) – É fácil perceber que para a conquista de Jericó havia uma estratégia sobrenatural dada por Deus e o povo seguiu o planejamento à risca. Já no desafio de Ai, não havia uma estratégia (muito menos sobrenatural). Josué enviou 3 mil homens sem um planejamento claro do que fazer e eles foram humilhados. Lição: Se queremos grandes conquistas, temos que seguir à risca o planejamento e as estratégias que Deus está dando aos nossos líderes.
• Reveja rapidamente as estratégias para conseguir cumprir a primeira etapa de nossa conquista que é o batismo dos 50: que a célula envie pelo menos 2 pessoas ao próximo Encontro (em abril), que cada membro ganhe e consolide pelo menos uma pessoa até março, e que todos os que estão aptos façam a Escola de Líderes e que no dia 27 de fevereiro todos tragam um convidado para nosso culto de colheita, convidando as pessoas que foram alvo da “oração de 3”.

3) TERCEIRO SEGREDO: SANTIDADE E COMPROMISSO

– Josué 3:5 e 5:15 (antes de Jericó) e Josué 7:1,10-12 (no caso de Ai) - Outro fator fundamental para as conquistas é a santidade. Um povo que tem brechas de pecado não contará com o favor de Deus e dará legalidade ao diabo. Antes da conquista de Jericó todo o povo se santificou, mas quando foram invadir Ai, o pecado de um homem chamado Acã foi a brecha para o fracasso. Lição: A santidade é uma condição para conseguirmos vitórias sobrenaturais.
• Questione as pessoas da célula se todos estão vivendo em santidade (vida moral, primícias, dízimos, submissão aos líderes, libertação de vícios, etc...). Mostre que o pecado de um pode amarrar as conquistas da célula e incentive aqueles que estão em falta a fazer confissão com o líder.

4) QUARTO SEGREDO: UNIDADE E RESPONSABILIDADE

– Josué 5:1-5 (antes de Jericó) e Josué 7:3-4 (antes de Ai) – O outro grande segredo para não sermos frustrados em nossas conquistas é a participação de todos nos desafios propostos. Em Jericó, todo o povo rodeou a cidade e fez o que Josué ordenou. Em Ai, a maioria absoluta ficou relaxada e apenas 3 mil foram à batalha. Resultado: poucos trabalharam e todos foram derrotados. Lição: Se queremos grandes conquistas, tem que haver um envolvimento de todos no desafio.
• Ressalte a importância de que todos façam a Escola de Líderes, todos façam a “oração de 3”, todos convidem seus amigos para a célula e todos paguem o preço de oração.
Gancho Evangelístico (5min.) – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: Você deve estar pensando: Porque tanto esforço para trazer vidas à Igreja? Porque sabemos quanto vale cada pessoa para Deus. Fomos transformados pelo poder de Jesus e não podemos guardar essa bênção para nós. Por isso, gostaríamos de apresentar Jesus a você. Quer recebe-lo? – Oração de entrega e consolidação

 

http://www.igrejavencedores.com.br/

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!