Desafios e Oportunidades

Texto: Gênesis 24

 

Introdução:

Como crescer na vida secular sem comprometer sua vida com Deus, sua comunhão com o Corpo de Cristo que é a Igreja. A Bíblia nos dá alguns exemplos de homens que fizeram progresso profissionalmente e não se perderam na caminhada.

 

I) PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS NA BÍBLIA QUE HONRARAM A DEUS

1. Neemias, homem de confiança do rei.

2. Daniel galgou cargo de relevância na Babilônia.

3. José chegou a ser governador do Egito.

 

II) VENCENDO OS DESAFIOS (O que é necessário para vencer os desafios?)

Dois consultores foram enviados para Índia a fim de verificar o mercado de sapatos. A empresa estava com um projeto que objetivava vender sapatos neste país. Um disse: "Não vai dar certo, ninguém usa sapatos aqui". O outro, sem saber disso, enviou um fax dizendo: "Pode produzir três vezes mais sapatos, ninguém usa sapatos aqui". Vendo oportunidade no desafio.

1) O Desafio de Eliezer: ENCONTRAR UMA ESPOSA PARA ISAQUE. (Gn. 24.4)

2) Desafios hoje:

(1) Encontrar seu primeiro emprego.

(2) Manter-se no emprego.

(3) Concluir a faculdade.

(4) Concluir um curso técnico.

(5) Passar no vestibular.

(6) Crescer profissionalmente sem se corromper.

(7) Encontrar a pessoa com a qual vai construir uma família.

3) Para vencer desafios é necessário:

(1) Aprender a assumir COMPROMISSO. Eliezer fez um juramento, assumindo compromisso com Abraão (Gn. 24. 2,3,9)

(2) Ter a INICIATIVA PRÓPRIA. Fazer além do que se pede. As pessoas que só fazem o que é solicitado, não saem da mediocridade em todas as áreas da vida. Lembre-se que este servo de Abraão era alguém que pensava grande. Sem que Abraão pedisse, levou dez camelos com um pouco de tudo que o seu senhor tinha (Gn. 24.10).

(3) Ter INICIATIVA ESPIRITUAL. A grandeza do desafio mostra que não pode ser enfrentado sem oração. (Gn. 24.11,12). Por mais que você seja eficiente, há situações que só orando é que as portas se abrem.

(4) Fazer ORAÇÃO COM PROPÓSITO. (Gn. 24.12,14). É importante notar que o servo ora pensando única e exclusivamente em seu senhor Abraão, ele se esquece de si. O Seu sucesso é a bênção do seu senhor.

(5) Oração com propósito tem RESPOSTA. (Gn. 24.17, 18)

(6) Tem que pensar GRANDE e ter mentalidade de EXCELÊNCIA.Rebeca serviu sem questionar, ela simplesmente se doou, serviu, seu o que era caro para si. TOMOU A INICIATIVA, assumiu um COMPROMISSO e foi até o fim no seu trabalho de dar água para os dez camelos. O prêmio final foi que ganhou os camelos, tudo o que neles estava e junto veio Isaque - o amado.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!