Vi Deus e fui salvo

Texto: Gênesis 33:22-31

Introdução: Jacó está retornando para casa depois de cerca de vinte anos distante, quando teve que fugir depois de ter enganado seu pai Isaque passando-se por Esaú. Depois de vários contratempos com seu sogro Labão e seus cunhados, Deus lhe disse para retornar ao lar paterno. Jacó estava deixando para trás muitas pessoas descontentes com sua atuação e estava voltando para o lugar onde ele tinha deixado para trás uma pessoa –agora poderosa – seu irmão Esaú, também muito descontente. Quando ele soube que seu irmão vinha encontrá-lo acompanhado de quatrocentos homens, ficou muito temeroso e procurou um modo de acalmá-lo com muitos presentes. Mas percebeu que não seria possível. Então, deixando suas espertezas para trás procurou refúgio em Alguém que pode socorrer nos momentos de grande aflição. Acompanhemos o texto e a luta desesperada de Jacó por si e pelos seus filhos e mulheres.

1. Jacó cuida pessoalmente da segurança da sua família e bens (vs. 22, 23). Jacó se mostra muito responsável com sua família antes de começar uma grande batalha que vai mudar toda a sua vida. Ele estava muito tenso, mas não se descuidou da sua família.

2. Uma luta solitária (vs. 24). É muito importante ter companheiros de oração. Mas existem momentos que a nossa luta é pessoal, intensa e solitária com Deus, como aconteceu com Jacó naquele momento.

3. Enquanto não me abençoares, não te deixarei (vs. 25, 26). Depois de toda uma noite de intensa luta em oração, o Anjo lhe disse para soltá-Lo, mas Jacó se apegou mais ainda a Ele dizendo: “Não te deixarei ir se não me abençoares”. É com persistência que ganhamos nossas batalhas.

4. Assumindo a própria identidade (vs. 27). Antes de abençoá-lo o Anjo quer saber o seu nome pronunciado por ele mesmo. E ouve a resposta esperada: Jacó (Gn. 17:15-24). O começo da bênção de Deus acontece quando assumimos diante de Deus as nossas fraquezas, pecados e limitações.

5. Deus escreve uma nova história na vida de Israel (vs. 28). Quem muda a história de nossas vidas é Deus, como fez com Jacó, agora Israel, portador das promessas divinas.

6. Israel se interessa por Deus: “Qual é o teu nome" (vs. 29)? Uma coisa importante é a vontade nova de Jacó quem é Deus. Todo crente se interessa por conhecer mais a Deus.

7. “Vi Deus e fui salvo” (vs. 30). A Bíblia diz que muitos verão a Deus e serão condenados. Mas aquele que teve uma verdadeira experiência de salvação verá a Deus e será salvo, como foi Jacó.

Conclusão: “Saiu-lhe o sol quando passou Peniel (a face de Deus)”. Jacó agora “manquejava da sua coxa”, mas é melhor ser manco com Deus do que andar fisicamente perfeito, mas não ter a Sua marca (Mateus 18:8). Hoje a marca que o crente tem de Deus é o selo do Espírito (Efésios 1:13). Quem tem esta marca é salvo por Deus, como foi Jacó.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem