Justiça ou Ira de Deus - Qual será? - Um Estudo Sobre Romanos 1:17-18

Justiça ou Ira de Deus - Qual será?

Um estudo sobre Romanos 1:17-18

Introdução: Muitas vezes falei às pessoas sobre a necessidade delas de Jesus Cristo para salvá-las da ira vindoura, e elas responderam: "Certamente Deus não enviaria ninguém para o castigo eterno. Ele é um Deus de amor!" Tal declaração mostra um completo mal-entendido do conceito bíblico de Deus. É verdade que Deus é amor, mas ele é muito mais do que amor; ele também é absolutamente santo e justo: "Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade" (Habacuque 1:13). Deus ama os pecadores ao fazer provisão para que os homens recebam perdão (João 3:16), mas Deus também odeia o pecado. Como Deus, ele deve julgar o pecado e os pecadores para satisfazer sua própria justiça e santidade perfeitas.

A ira de Deus não é um assunto fácil, mas o ministro deve proclamar todo o conselho de Deus. A Bíblia ensina que a ira de Deus arde contra o pecado e os pecadores. A menos que uma pessoa receba o remédio de Deus para o pecado em Cristo, não há esperança para ela e seu destino se torna o lago de fogo.

Existem três atitudes básicas em relação à ira de Deus:

1) Alguns negam a Bíblia completamente, pensando que foi escrita por homens e não deve ser levada a sério. Assim, o "inferno" nada mais é do que um conto de fadas. Esses rejeitadores de posição são poucos e distantes entre si, mas são consistentes com suas convicções.

2) Outros acreditam em Deus e aceitam muitos dos ensinamentos morais e éticos da Bíblia, mas negam que a Bíblia ensina o castigo eterno após esta vida. Eles dizem que "todo o inferno que os homens irão experimentar é aqui na terra". Essas são pessoas iludidas e mal orientadas que não podem ver a impossibilidade de aceitar os ensinamentos éticos de Jesus enquanto negam seus ensinamentos sobre o pecado e o inferno. Elas não são apenas ilógicas e enganadas, elas também são intelectualmente desonestas.

3) Alguns acreditam em toda a Bíblia, incluindo o conceito de um inferno literal e punição eterna para todas as pessoas que não recebem a solução de Deus para o pecado na morte expiatória de Cristo. Isso é o que a Bíblia ensina, quer o homem queira ou não aceitá-lo.

Paulo compara a justiça que é revelada no evangelho (Romanos 1:17) e a ira de Deus que é revelada do céu (Romanos 1:18).

A Justiça de Deus (Romanos 1:17)

- Paulo nos diz que existe uma justiça que Deus dá ao homem sempre que ele recebe Jesus Cristo como Salvador pessoal. Essa justiça está no evangelho. O que é o evangelho? Cristo morreu pelo pecado do homem e ressuscitou dos mortos para declarar os homens justos. Isso é um fato da história e se torna uma realidade espiritual quando alguém coloca sua fé em Jesus Cristo. A última parte de Romanos 1:17 diz: “O justo viverá da fé”.

- A primeira parte de Romanos 1:17 declara o tema do Livro de Romanos: justiça.

- Em Romanos 1:18 - 3:20, Paulo mostra aos homens por que precisam dessa justiça de Deus. Ele começa afirmando que todos os homens estão sob a ira de Deus (1:18) e conclui declarando todos sob o pecado e separados de Deus (3:9-12). Esta é uma imagem horrível e trágica da verdadeira condição do homem. Não é difícil entender que a ira de Deus desce sobre os homens porque todos os homens são pecadores e separados de Deus!

- Em Romanos 1:18 - 3:20, Paulo divide toda a humanidade em termos de judeus e gentios. Ele mostra em 1:18-32 que todos os gentios, que não tiveram nenhuma revelação específica ou especial de Deus, são pecadores culpados e aguardam o julgamento de Deus. Em 2:1 - 3:8 ele mostra que os judeus, que eram morais e religiosos, e que tinham muitas revelações de Deus, eram pecadores na fila para o julgamento da ira de Deus assim como os gentios.

- O homem deve ver sua pecaminosidade antes de buscar o Salvador. Ele deve ver sua doença antes de buscar um remédio. Ele deve ver sua ruína antes de ansiar pela justiça de Deus, e ele deve ver que está perdido antes de fugir para o Filho de Deus para ser encontrado.

A Ira de Deus (Romanos 1:18)

- Em Romanos 1:18-32, Paulo categoriza todos os gentios de todos os tempos e lugares. A ira de Deus arde contra todos os gentios, quer eles já tenham ouvido o evangelho ou não. Os gentios estão perdidos porque são pecadores separados de Deus e, por natureza, em rebelião ativa contra Deus. O que Paulo quer dizer é que todos os gentios têm o conceito de um ser supremo e, em certa época da história, tinham um conceito claro do único Deus verdadeiro. Por causa do pecado, eles reagiram à verdade do monoteísmo e rejeitaram qualquer verdade que um dia conheceram sobre Deus.

- "Pois do céu é revelada a ira de Deus". A palavra grega para "ira" é orge, que significa "uma indignação que cresceu gradualmente e se tornou mais estável". Isso mostra a "fervura lenta" de Deus em relação à rebelião contínua e progressiva do homem contra ele. Isso indica que Deus é longânimo, mas que acabará por trazer o juízo. Esta ira "está sendo revelada". É um processo contínuo e sem fim. Deus nunca tolera o pecado, nem no tempo nem na eternidade! Há muitos hoje que jogam "soltos e livres" com Deus. Eles pensam que porque estão escapando do pecado agora, Deus não os julgará na eternidade.

- "contra toda a impiedade e injustiça dos homens". A impiedade fala do pecado para com Deus, o fracasso total do homem em reconhecer e submeter-se a Deus. É sua constante indiferença e rebelião a Deus. A injustiça é pecado contra o homem. Se o homem é capaz de atos terríveis para com Deus, quanto mais ele fará coisas terríveis para os homens! Os homens são culpados de grandes desumanidades, uns contra os outros, desde crimes de homicídio à destruição de reputação. O homem vive apenas para si mesmo, não para Deus ou para os outros. A ira de Deus é contra os homens por causa de seus pecados. Um Deus santo deve julgar o pecado para ser consistente com seu próprio caráter. Do contrário, não seria Deus!

- “que detêm a verdade em injustiça”. Nesse contexto, "verdade" se refere ao conceito de um ser supremo. Os gentios em todos os lugares têm esse conceito de Deus, embora possa assumir diferentes formas, como uma força ou uma imagem.

- O que Paulo quer dizer é que os homens têm compreensão suficiente de Deus para serem condenados, mas não luz suficiente para serem salvos.

- "Que detêm". O pensamento aqui é que os homens têm um conceito de Deus, mas, em vez de buscar mais verdade, eles suprimem a verdade que têm. Eles têm conhecimento, mas não fazem nada com ele. Eles sustentam a verdade na injustiça - "os homens amam as trevas mais do que a luz". Assim, eles racionalizam e zombam da verdade de Deus e tentam substituir Deus por qualquer coisa em suas vidas. No entanto, eles estão apenas agindo de acordo com suas naturezas.

- Qualquer psicólogo pode lhe dizer que, quando a verdade é reprimida, ou sufocada e recusada, ela cria sérias tensões e complexos. Os homens são dominados pela culpa; eles ficam inquietos; eles ficam insatisfeitos e dilacerados. É por isso que vemos na vida o fenômeno de pessoas em todo o mundo sendo continuamente atormentadas pelos mesmos problemas, atormentadas por complexos de culpa, como um espírito inquieto e insatisfeito. A reação do homem a isso é afastar-se ainda mais de Deus, expulsá-lo da vida, até mesmo para afastá-lo, se possível.

- Como pode o homem ter a verdade de um ser supremo e ainda rejeitar essa verdade? O homem foi criado à imagem de Deus, com vontade, intelecto e emoção. Ele tem vontade de escolher, intelecto para saber e emoções para amar a Deus. No Jardim do Éden, o homem tinha um conceito tão perfeito ou puro do Deus verdadeiro quanto o homem pode ter. Em Gênesis 2:17, Deus colocou apenas uma proibição diante de Adão e Eva: eles não deveriam comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Este teste era para mostrar a submissão do homem e a dependência de Deus. Foi claramente afirmado que se o homem desobedecesse a Deus e comesse do fruto, ele morreria tanto física quanto espiritualmente. Ele perderia a comunhão com Deus. Adão e Eva comeram da árvore e naquele momento morreram espiritualmente (perderam a comunhão com Deus) e começaram a morrer fisicamente. Eles declararam sua independência de Deus, mostrando o fracasso da submissão e um desejo de agradar apenas a si mesmos.

- Nesse ponto, a imagem de Deus na qual o homem foi criado foi marcada pelo pecado. A vontade, o intelecto e as emoções do homem foram corrompidos. O pecado se tornou uma parte básica do homem imaterial. A imagem não se perdeu, mas o pecado afetou a personalidade do homem. O homem ainda retém a imagem de Deus, mas é corrupto por causa do pecado.

“Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus o fez à sua imagem” (Gênesis 9:6).

“Com ela bendizemos a Deus, o Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tiago 3:9).

- Deus teve que resgatar ou salvar Adão e Eva. Ele matou um animal e fez camadas de pele para cobri-lo. Este derramamento de sangue inocente apontou para Cristo!

- A Bíblia ensina que a natureza pecaminosa, uma parte básica do homem, foi passada de nossos primeiros pais, Adão e Eva, para toda a raça humana, de modo que cada pessoa nascida neste mundo tem uma natureza pecaminosa.

“Eis que em iniquidade fui formado; e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5).

"entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais" (Efésios 2:3)

- Esta natureza pecaminosa em todos os homens se torna conhecida em atos de rebelião. Por natureza, uma pessoa deseja ser independente de Deus e viver apenas para si mesma. Seu desejo inerente não é estar em submissão e sob a autoridade de Deus, e este desejo de acordo com sua natureza. Você nunca precisa ensinar uma criança a ser má. Porque? Porque sua natureza é corrupta, e ele agirá mal simplesmente por agir de acordo com sua natureza.

- De Adão e Eva a Noé, os homens tinham um conceito do único Deus verdadeiro, mas foi corrompido por causa do pecado. Quanto mais a corrida durava, mais o conceito de Deus era pervertido. Finalmente, os homens se tornaram tão corruptos que Deus destruiu o mundo com um dilúvio. Apenas Noé e sua família foram salvos - a ira de Deus caiu sobre o resto da humanidade. Após o dilúvio, Noé e sua família começaram a repovoar a terra. A princípio, eles tinham um conceito sólido de um único Deus verdadeiro, mas com o passar do tempo, o pecado do homem o levou a se afastar cada vez mais do verdadeiro conceito de Deus. Os homens se tornaram muito corruptos e eram culpados de idolatria e outras formas grosseiras de adoração. Hoje os homens têm a sensação de que existe um ser supremo, mas por causa do pecado, o conceito de Deus apresentado na Bíblia foi perdido. Quando os homens pervertem o verdadeiro conceito de Deus, eles estão apenas agindo de acordo com sua natureza depravada e pecaminosa. Qualquer verdade que os homens tenham, eles rejeitam ou suprimem porque todos são pecadores por natureza e optam por se rebelar e agir independentemente de Deus. Assim, a ira de Deus desce sobre todos os homens em todos os lugares porque eles são pecadores.

- Alguns homens mantiveram o verdadeiro conceito de Deus - aqueles que foram salvos por meio de Cristo Jesus.

Conclusão

- Quando algumas pessoas leem Romanos 1:18, elas dizem que não querem este ensino difícil do apóstolo Paulo sobre a ira de Deus; elas querem os ensinamentos morais e éticos do “Jesus manso e humilde”. Esse tipo de pensamento é falacioso, pois Jesus Cristo tinha mais a dizer sobre a ira de Deus e sobre o inferno do que todos os outros escritores do Novo Testamento juntos. Ele ensinou que existe um lugar literal chamado inferno, e que é caracterizado como um lugar de fogo inextinguível, um lugar onde o verme nunca morre e um lugar onde há gritos e ranger de dentes. O inferno é uma realidade - foi isso que Jesus ensinou.

- Em sua zombaria de Deus, algumas pessoas dizem: "Se existe um inferno literal, não me importarei de ir porque estarei lá com todos os meus amigos e teremos um bom tempo juntos". Que arrogante e ingênuo! O inferno será um lugar de miséria e castigo eterno. O homem não terá felicidade ali, pois estará separado da graça de Deus por toda a eternidade. Deus sabe que o inferno é real e é tão sério que enviou seu Filho Jesus Cristo para morrer pelos pecados dos homens, para que eles não precisassem ir para lá.

- Embora Cristo tenha feito uma expiação na cruz para que os homens tenham seus pecados perdoados, o perdão que ele comprou com sua expiação não será aplicado a você até que você confie em Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Até que você creia no evangelho e confie em Cristo, você está sob a ira de Deus:

“Quem crê no Filho tem a vida eterna; e quem não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3:36).

Justiça de Cristo ou ira de Deus, qual será?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem