Série: Estudo do Espírito Santo (1)

Série: Estudo do Espírito Santo (1)
Introdução: O Espírito Santo desempenha um papel importante no mundo e em nossa salvação. No entanto, há tanta superstição e tradição em nossas mentes que é difícil ver claramente o seu trabalho. É triste que haja tanta confusão e incompreensão sobre essa Pessoa que está tão envolvida em nossa existência no reino físico e espiritual. O Espírito Santo é uma personalidade definida e co-eterna com Deus e Cristo.

A Bíblia não é responsável por nossa confusão, mas nossa dificuldade está nos pés de mestres religiosos que falharam em tratar o assunto do Espírito de maneira clara e direta. Há um lado misterioso para Deus, Cristo e o Espírito Santo, mas há também um lado simples para cada um, que a Bíblia revela. Devemos procurar entender o trabalho de cada um, conforme descrito na Bíblia.

Nas escrituras de Gênesis 1:2 a Apocalipse 22:17 vemos Deus, a Palavra e o Espírito Santo como seres divinos vivendo, falando, agindo, influenciando, abençoando, reconciliando, transformando, amando e glorificando; o Espírito Santo é apresentado como uma pessoa distinta com toda a personalidade de Deus e de Cristo.

Ao longo das Escrituras, o Espírito Santo está associado a Deus e a Cristo de tal maneira a implicar semelhança na natureza e semelhança nos atributos. O Espírito Santo associa-se a Deus e a Cristo como um ser divino.

I. O Espírito Santo é Mencionado Como Uma Pessoa Distinta

A. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo são três personalidades distintas.

Mateus 28:18-20 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”

Romanos 15:30 “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus”

2 Coríntios 13:13 “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”

1. Batizado no nome de cada pessoa distinta da divindade.

Mateus 28:18-20 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”

2. Todos os três presentes na criação.

a. Deus estava presente. Gênesis 1:1 “No princípio criou Deus os céus e a terra”

b. Cristo estava presente. João 1:1-3 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” - João 1:17-18 “17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”

c. O Espírito Santo estava presente. Gênesis 1:2 “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.

3. Três mencionados em Gênesis quando Deus disse:
 "Façamos ..." - Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra". - Gênesis 3:22 “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente"

II. Cada um Desempenhou Uma Parte na Criação.

A. Todas as coisas criadas pela autoridade de Deus.

Gênesis 1:1 “No princípio criou Deus os céus e a terra”
Salmos 33:6 “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca”

Deus mandou que fosse criado. Leia Gênesis 1:1-31 e observe quantas vezes Moisés escreve: "Disse Deus..."

Salmos 148:1-5 1 Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! 5 Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados”.

B. Cristo foi o agente em toda a criação. Cristo criou os elementos brutos dos quais tudo foi feito.
João 1:1-3 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez”

A criação foi de Deus através de Cristo.

1 Coríntios 8:6 "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também”

Efésios 3:9 “e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou”

Colossenses 1:15-17 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas”

Hebreus 1:1-3 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas

C. O Espírito Santo organizou os elementos brutos dando à criação sua forma e vida. Ele deu força vital a matéria.

Gênesis 1:1-2 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.

O versículo acima indica que o Espírito de Deus estava pairando sobre a criação, pronto para se mover e moldar e formar e tornar a terra frutífera e produtiva. Inicialmente, quando a terra foi criada, a Terra estava sem forma e vazia. A terra era como tantos planetas espalhados pelo espaço. . . estava sem forma, estéril e vazia, desolada e indigente, subdesenvolvida e inacabada, infrutífera e improdutiva. Ele está agora pronto para se mover e criar vida para viver na terra ao comando de Deus. Ele está pronto para preparar a terra para a habitação humana.

Jó 33:4 “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”.

1. É o Espírito Santo que dá as sementes e planta seus poderes regeneradores. Deus ordenou que poderes regenerativos fossem dados a cada um. No princípio, tudo foi criado por milagre em que Deus invocou tudo do nada. Mas foi o Espírito Santo que estabeleceu as leis, que perpetuam todas as coisas.

a. Deus ordenou que poderes regenerativos fossem dados.

Gênesis 1:11-12 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom”

Gênesis 1:24-25 24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom”.

b. O Espírito Santo é aquele que tornou possível a renovação da face da terra através de seus poderes regenerativos dados às várias formas de vida.

Salmos 104:27-30 27 Todos esperam de ti que lhes dês o sustento a seu tempo. 28 Tu lho dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e eles se fartam de bens. 29 Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó. 30 Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra”.

c. O seguinte versículo tem uma referência direta ao povo de Deus, mas também tem aplicação atual ao reino vegetal.

Isaías 32:15 "até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto, e o deserto se torne em campo fértil, e o campo fértil seja reputado por um bosque"

d. É o Espírito de Deus que continua a sustentar os poderes regenerativos de toda a criação. Onde quer que as leis do mundo material cheguem, lá o Espírito de Deus vai e está sempre presente para guiar e dirigir todos os processos do mundo material.

Salmos 139:7-10 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”

Conclusão: Das escrituras anteriores aprendemos que Deus é o Criador; Cristo, a Palavra, é o agente através do qual Deus criou e sustenta a existência de todas as coisas; o Espírito Santo dá vida, executa leis e organiza o universo material. A criação não foi concluída até que o Espírito Santo se movesse.

Embora Deus, Cristo e o Espírito Santo tivessem diferentes funções distintas, todos os três possuíam poderes criativos iguais e cooperaram plenamente para trazer o mundo à existência. 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem