A igreja de Antioquia: Exemplo de uma igreja transformadora

A igreja de Antioquia: Exemplo de uma igreja transformadora

Texto: Atos 11.19-30

Introdução: A igreja de Antioquia, que iniciou a exitosa missão cristã ao mundo greco-romano pagão, é resiliente, criativa, eficaz e compassiva e, portanto, serve como um modelo da Igreja como agente de Deus, para redimir e transformar um mundo perdido e ferido.

Em face da perseguição, Deus usou a igreja de Antioquia para iniciar uma mudança redentora nas vidas das pessoas, na medida do comprimento e da largura da sociedade greco-romana pagã. Seus líderes agiram com paixão revolucionária, que foi energizada e autenticada pelo poder e graça de Deus, plantando e estabelecendo esta igreja local.

Suas vidas pessoais demonstraram um caráter exemplar e talento excepcional. Portanto, a igreja local que eles estabeleceram era sensível às necessidades humanas do momento e respondia a elas de uma forma que refletia o coração compassivo de Deus em um mundo ferido.

1. Uma Igreja com uma atitude revolucionária

a. Motivando-os a mudar a adversidade - forte perseguição - em vantagem; uma oportunidade para espalhar a Palavra de Deus (11.19)

b. Motivando-os a abandonar a tradição de pregar apenas aos judeus e arriscar a inovação sem precedentes no serviço do Senhor, pregando aos gregos (11,20)

2. Uma Igreja com verdadeira espiritualidade

a. Evidenciada pelo "poder do Senhor" que garantiu sua eficácia (11.21)
b. Evidenciada pela "graça imerecida" de Deus que autenticou toda a sua operação (11.23)

3. Uma igreja com pessoas talentosas

a. Distinguidas por um caráter cristão exemplar - "bom", "cheio do Espírito Santo" e de "fé" (11.24)
b. Demonstrado pelo seu compromisso e capacidade de ensinar um grande número de pessoas, uma campanha de um ano inteiro de educação bem sucedida (11.26)
4. Uma igreja com um espírito sensível a. Sensível para um ministério genuíno que é inspirado pelo Espírito (11.27, 28)
b. Prontos para agir compassivamente como seguidores de Cristo, tanto individual como coletivamente, a fim de aliviar as necessidades humanas (11.29, 30).

Desafio: Participando de uma congregação contemporânea, quais são algumas adversidades que desafiam você profundamente, mas que Deus poderia, no entanto, transformá-las em vantagens para espalhar o evangelho em seu contexto?

Quais são alguns hábitos tradicionais ou tabus culturais que poderiam impedir a sua igreja de alcançar pessoas que precisam desesperadamente ouvir e receber o evangelho?

Ore para que haja uma clara evidência do poder e da graça energizante de Deus autenticando todas as atividades de sua igreja, para que seja uma fonte de encorajamento no prosseguimento de sua missão.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem