Como Experimentar A Paz Perfeita - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Como Experimentar A Paz Perfeita - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “Tu conservarás em paz perfeita aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Isaías 26:3)

Introdução: Esta promessa maravilhosa foi dada no período mais negro da história de Israel, por isso pode muito bem ser uma ajuda especial para nós hoje, quando estamos cercados de muita tristeza e depressão e quando estamos constantemente ameaçados com os três grandes inimigos; dúvida, medo e preocupação.

Quando tudo está indo bem e os céus brilham, é fácil ler nosso texto de uma maneira muito superficial; mas quando nuvens de provação, decepção, medo e alarme pairam sobre nosso céu e o sol está oculto, então quão preciosas estas palavras se tornam para nós!

Não há nenhuma promessa em qualquer lugar da Bíblia que nos encoraje a acreditar que enquanto estivermos em nossa corpos terrenos, nós experimentaremos a libertação dos problemas; mas há algo muito melhor - há a promessa de paz no meio do problema. De que valor seria estar livre dos problemas se não tivéssemos paz interior?

No entanto, quão maravilhoso é que no meio da mais feroz batalha, e enquanto a tempestade está no auge, a alma confiante pode experimentar a paz interior, uma profunda calma e uma confiança tranquila!

1. Qual é Essa Grande Bênção Que Nos é Oferecida?

É descrito como "paz perfeita". Mas o que é a paz perfeita? Podemos definir isso? Sim, é uma condição de liberdade da perturbação dentro da alma; é perfeita harmonia reinando dentro de nós.

A palavra hebraica “shalom” tem nela a ideia de saúde, de modo que ser preenchido com a paz perfeita é ser espiritualmente saudável e livre de toda discórdia dentro da alma. Não pode haver lugar para ciúme, inveja, descontentamento, temperamento descontrolado, egoísmo, orgulho ou intolerância na alma que está cheia de paz, pois todas essas coisas são fatores perturbadores no coração. São notas discordantes. A paz que Deus oferece e que nós, pela Sua graça, experimentamos, é muito prática. Não é outra senão uma grande calma que Ele comanda - veja Marcos 4:39. Deus chama a paz que Ele dá, “paz perfeita”. Em que sentido é perfeita?

A. É perfeita na QUALIDADE; isto é, é perfeita no tipo de paz que é. Existe uma paz imperfeita; a paz da Ignorância, quando imaginamos que tudo está indo bem, visto que, de fato, se nossos olhos estivessem abertos para ver a verdade, saberíamos que nem tudo está bem (Jeremias 6:14). Há também a paz imperfeita da estagnação; a poça de água pode ser calma e pacífica, mas por baixo é fétida e verde de lama. Muitos homens e mulheres conhecem apenas uma paz como essa e, um dia, o choque do julgamento de Deus agitará sua piscina e descobrirão que não têm paz alguma. Há também a paz imperfeita da dependência, que é uma paz que depende de alguma coisa ou pessoa. Como essa paz é insatisfatória, pois a “coisa” pode falhar e a “pessoa” pode morrer! Então, onde estará a paz deles? Em contraste com esses três tipos de paz imperfeitas, a paz de Deus é perfeita.

B. É perfeita em QUANTIDADE; isto é, o fornecimento é suficiente e satisfaz exatamente a nossa necessidade. A interpretação marginal da “paz perfeita” é “paz, paz”, ou seja, paz dupla. Isso é muito significativo quando nos voltamos para Filipenses 4:7, pois nos é dito que essa paz dupla é paz de coração e mente, e esse é o tipo de paz que precisamos, uma paz que guarnece nossa mente e acalma nosso coração. Essa dupla paz também é dupla, no sentido de que é: (a) paz com Deus (Romanos 5:1); e (b) a paz de Deus (Filipenses 4:7).

C. É perfeita em CONSTÂNCIA; isto é, é permanente e não intermitente. A promessa diz: "Tu conservarás..." - compare Salmos 121:4.

2. Como Essa Paz Perfeita Chega Até Nós?

A. Através de Cristo Jesus. Volte-se para Filipenses 4:7 novamente e observe que o Senhor Jesus Cristo é o canal através do qual a paz de Deus flui em nossas almas. Essa paz interior é posse somente do cristão. Não há paz para quem não possui Cristo e não está descansando na obra consumada de Cristo para a salvação. É "o sangue de Jesus (que) sussurra a paz" (Colossenses 1:20).

B. Através do Espírito Santo. O Senhor Jesus Cristo nos trouxe paz na cruz do Calvário, e essa paz perfeita nos é oferecida por Ele como o canal; mas é transmitido aos nossos corações e mentes pelo Espírito Santo - ver Gálatas 5:22. Quando o Espírito Santo enche e inunda nossas vidas, Ele produz esse maravilhoso fruto dentro de nós.

C. Através da sua palavra. Veja a grande promessa feita no Salmo 119:165. Coisas e pessoas podem frequentemente nos perturbar, ou até mesmo nos fazer tropeçar, mas aqui está uma promessa de paz perfeita para aquelas pessoas que amam e meditam e obedecem a Palavra de Deus.

D. Através da nossa obediência. Olhe Levítico 26:3-6, e não se esqueça de observar a palavra mais importante “Se”. Deus nos garante que, se andarmos em Seus estatutos e guardarmos Seus mandamentos, Ele manterá nossos corações em perfeita paz; se fizermos a nossa parte, então Deus certamente fará a Sua parte.

E. Através de muito louvor e oração. A promessa de Filipenses 4:7 é precedida pelas condições mencionadas no versículo 6.

3. Duas Condições São Mencionadas Para Que Possamos Ter Paz Perfeita

Quem é que Deus manterá em perfeita paz? É aquele:

A. “cuja mente está firme”; e
B. “aquele que confia em Ti”.

Ambas as expressões denotam fé, mas enquanto uma é uma palavra da mente, a outra é uma palavra do coração. Qual é a diferença? Com a mente acreditamos, com o coração confiamos; com a nossa mente acreditamos que Deus é o Autor da paz, o Doador da paz; com o coração, confiamos Nele para conceder o que Ele promete.

Uma palavra conclusiva: observe que Isaías 26:3 começa com Deus e termina com Deus; começa com "Tu" e termina com "Ti" - e a alma confiante fica no meio. A paz perfeita é, pela fé, ficar entre essas duas palavras e permanecer ali; a paz perfeita é o próprio Senhor dentro de nós, não uma experiência, uma doutrina, um "isso", mas o próprio Senhor. Então, quando “permanecemos com Jeová”, nossos corações serão plenamente abençoados e, então, e somente então, encontraremos o que Ele prometeu - “Perfeita paz e descanso”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem