O Segredo da Verdadeira Felicidade

O Segredo da Verdadeira Felicidade
Texto: Salmo 1

Introdução: Nesta série de sermões, selecionamos dez salmos dos 150 contidos no Livro dos Salmos, e procuraremos descobrir a mensagem de cada um. Estes serão, assim, no título da nossa série: Meditações nos Salmos.

O Salmo 1 é uma introdução ao saltério inteiro. Mostra-nos o segredo da verdadeira felicidade - e quem não quer aprender esse segredo?

Existe uma ideia por aí de que Deus não quer que sejamos felizes. Essa, claro, é a mentira do diabo, embora infelizmente até alguns cristãos acreditem nisso. Mas Deus quer que sejamos felizes.

Veja como o salmo começa: “Bem-aventurado o homem”, que traduz literalmente: “Oh, feliz o homem”; significa que a bênção de Deus estará sobre o homem bom descrito neste salmo - veja Provérbios 10:22. Certamente isso é suficiente - "riqueza ... sem problemas"! Compare Mateus 5:1-12. Deus quer que sejamos felizes e neste salmo Ele nos dá uma imagem do homem feliz e depois nos diz por que ele é feliz.

1. O Retrato de Deus do Homem Feliz

Se perguntarmos, como é o homem abençoado ou feliz? o versículo 3 nos diz. "Pois será como... ", e depois segue uma descrição de sete vezes do homem piedoso, o crente, o cristão. Introduzimos essas características por sete palavras-chaves de acordo com o texto.

A. Vitalidade: "a árvore ... " - Isto denota vida, o homem feliz, o verdadeiro cristão, recebeu uma nova vida (João 3:3; 2 Coríntios 5:17; Efésios 2:1), uma vida divina (2 Pedro 1:4).

B. Segurança: “a árvore plantada…” - Isto sugere uma árvore cuidadosamente escolhida, cuidada e cultivada. A vida do homem feliz é segura em Cristo (Colossenses 3:3) - e João 10:28!

C. Capacidade: “plantada junto às correntes de águas… ” - O que uma árvore mais precisa? Umidade. Existe suficiente? Sim? - "correntes de água"! Em Cristo, o homem feliz tem tudo o que precisa para o tempo e a eternidade - veja Romanos 8:16-17; Efésios 1:3; Filipenses 4:19; Colossenses 2:9-10.

D. Fertilidade: "dá o seu fruto..." O homem feliz é frutífero - ele produz o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). Veja também João 15:16.

E. Propriedade: “na estação própria…” - Como é maravilhoso! Este homem produz o fruto certo na hora certa; isto é, paciência no sofrimento, fé na prova, alegria na prosperidade, etc.

F. Perpetuidade: “cuja folha não cai…” - A nova vida recebida pelo homem feliz é a vida eterna (João 3:15), e seu fruto permanece (João 15:16). Olhe para 2 Coríntios 5:1 e 1 João 2:17.

G. Prosperidade: “tudo quanto fizer prosperará”. Essa é a soma de todas as outras seis. Compare Gênesis 24:1 e Romanos 8:28.

2. O Segredo da Felicidade do Homem Feliz

Existe um segredo? Sim! É claramente afirmado, primeiro negativamente e depois positivamente, nos versículos 1 e 2. É um segredo quádruplo:

A. Arrependimento. Isto está implícito no versículo 1 pelas três palavras “não”, “nem”, “no”. Todos pecaram (Romanos 3:23), mas o homem feliz se arrependeu de seu pecado. O arrependimento é “uma mudança de mentalidade que leva a uma mudança de ação” (Isaías 55:7). Portanto, deve ser completo - um desvio do conselho dos ímpios, do caminho dos pecadores e de sentar com os escarnecedores. (Observe, antes de deixarmos o versículo 1, três nomes para o homem infeliz; também a sutil progressão do pecado - “andar ... em pé ... sentado”)

B. Fé. Isso é indicado no verso 2. Este homem agora está feliz porque ele mudou do verso 1 para o versículo 2; do pecado para Deus, para Cristo; para a vontade, a palavra e o caminho do Senhor. Ele é agora um homem de fé. Mas ele também é um homem de:

C. Obediência “na lei do Senhor”; portanto ele é um homem de obediência, e a fé mais a obediência traz a verdadeira felicidade.

D. Comunhão. O versículo 2 nos diz que esse homem é feliz e permanece feliz porque medita dia e noite na Palavra de Deus. Isso fala da verdadeira comunhão com Deus - esse é o quarto e último segredo da verdadeira felicidade.

Então, para quem procura a verdadeira felicidade, aqui estão os passos: arrependimento, fé, obediência e comunhão. Isto conclui nosso sermão - mas o salmo não termina aí. Observe:

3. O Solene Caminho e a Perspectiva do Homem Infeliz

Os incrédulos são descritos como os ímpios (versos 1, 4, 5), pecadores (versos 1 e 5) e escarnecedores (versículo 1). Observe que:

A. O caminho, a posição e a perspectiva do incrédulo é bem diferente da do crente (verso 4).
B. O incrédulo é como “palha” - sem vida, sem vitalidade, sem frutos, sem segurança, sem estabilidade - sem valor (verso 4).
C. O incrédulo será condenado no juízo (versículo 5).
D. O incrédulo será separado do crente (versículo 5).
E. O incrédulo perecerá (versículo 6; João 3:16).

Conclusão: Você é feliz ou infeliz? Abençoado ou não abençoado? Você passou da morte para a vida e entrou na verdadeira felicidade? Se não, leia "O Segredo da Felicidade do Homem Feliz" novamente e pratique cada um dos quatro passos dados por ele.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem