Casa de Oração ou Covil de Ladrões?
Texto: Mateus 21:12-13

“Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores”.

Introdução: É lastimável a situação atual de muitas igrejas, a integridade está sendo aniquilada, a igreja está perdendo sua credibilidade, e é urgente desmascarar sua situação, antes que o juízo de Deus chegue: "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus" (1 Pedro 4:17a).

É fácil chamar a covardia de tolerância e deixar que as igrejas se encham de pecado, deixar que o testemunho do baluarte da verdade; que é a igreja, seja manchada, deixar que o caminho da verdade seja blasfemado de boca em boca, encobrir pecados e deixar que a Casa de Oração se converta em um covil de ladrões.

1. O Que é Uma Casa de Oração? (Isaías 56:1-7)

- Lugar onde Deus é adorado
- Lugar onde os cristãos são consagrados ao seu Senhor.
- Lugar onde se recebe instrução divina
- Lugar onde se convertem as almas perdidas.
- Lugar onde habita a Luz do mundo que ilumina os perdidos.
- Lugar onde se alimenta e prepara o povo de Deus para cumprir a grande comissão

2. O Que é um Covil de Ladrões? (Jeremias 7:3,4,8-11,18)

- Lugar onde se refugiam os malfeitores depois de haver cometido seus delitos.
- Lugar onde se regozijam os perversos de suas obras más.
- Lugar onde planejam suas maldades
- Antro de vicio, sede de crime, de injustiça e de maldade.
- Lugar onde se reúnem com intenções perversas e diabólicas para sair e executar seus planos.
- Lugar onde o diabo é adorado.

3. O Engano

- Efésios 5:5-6: "Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência"

- 1 Coríntios 6:9-10: "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus"

- Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus"

4. A Igreja é Santa

- 1 Pedro 1:15: "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento"

- 1 João 3:8: "quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo"

- Hebreus 12:14: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"

Conclusão: É tempo de tomar uma decisão em sua vida, deseja uma Igreja Santa ou simplesmente se conformará vivendo de uma forma religiosa, em um covil de ladrões?