Como ter uma vida abençoada

Como ter uma vida abençoada
Introdução: Pergunta: Em sua opinião, o que leva uma pessoa a viver e experimentar uma vida abençoada?

Talvez alguns vão dizer que para ser abençoado por Deus, nós precisamos de oração e jejum.

Outros talvez vão dizer que deveríamos participar de um culto de poder e milagres em determinada igreja, ou com certo pastor. E, em certo sentido, tudo isso está certo. Entretanto, não é esse o principal caminho apresentado pela Bíblia para se ter uma vida abençoada. Aliás, as Escrituras não dizem que devemos perseguir as bênçãos de Deus. Ao contrário, elas afirmam que as bênçãos é que nos alcançarão, o que acontecerá se cumprirmos com algumas condições. É sobre isso que trata o texto bíblico de hoje. Que o Espírito Santo nos convença da verdade e nos ajude a colocá-la em prática.

Texto-base: Deuteronômio 28.1,2,15

Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje dou a vocês, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus: (...) Entretanto, se vocês não obedecerem ao SENHOR, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje dou a vocês, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão (...).

Conforme o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (DITAT), abençoar tem o sentido de conceder poder para alcançar sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade, etc (pg 220). No texto acima, a palavra hebraica correspondente a bençãos é barakah, que significa exatamente liberar para prosperar ou alcançar sucesso.

Além disso, o verbo traduzido por alcançar pode ter um outro sentido mais forte: apoderar-se de. Assim sendo, poderíamos reescrever Deuteronômio 28.1,2 da seguinte maneira: se atentamente ouvirmos a voz do Senhor, nosso Deus, e tivermos o cuidado de guardar todos os seus mandamentos, o poder para alcançar sucesso se apoderará de nós.

Aí está a reposta que a Bíblia apresenta para a pergunta apontada na introdução desta lição. Uma vida abençoada é resultado da obediência à Palavra de Deus. Neste sentido, duas expressões no texto se destacam: ouvir atentamente e tendo o cuidado de guardar. Essas são expressões que nos transmitem a ideia de diligência e zelo na prática da obediência.

As bênçãos de Deus virão sobre nós se diligentemente e zelosamente obedecermos à vontade do Senhor. O contrário também é verdadeiro. Se desobedecermos a Deus, não dando ouvidos à sua voz e não cuidando em cumprir os seus mandamentos, maldições se apoderarão de nós.

Não é à toa que a vida de tanta gente é por problemas, confusões e limitações. E isso, na maioria das vezes, é simplesmente o resultado da desobediência a Deus, que chamamos de pecado. Culpamos todos e tudo, mas há dificuldades que nós mesmos geramos, devido à nossa desobediência à Palavra de Deus.

As Escrituras nos ensinam, em muitos textos, que uma vida abençoada é resultado da obediência ao Senhor. Eis alguns deles:

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.1,2);

“Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Pv 3.21-24);

“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida” (Pv 4.10-13).

Pergunta: Como, então, podemos obedecer a Deus para sermos alcançados por suas bênçãos?

Para isso, duas atitudes são necessárias.

1. Conhecer a Palavra do Senhor.

Em Josué 1.8 está escrito: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”;

2. Escolher, firmemente, obedecer.

Deuteronômio 30.19 diz: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

O DITAT traz um comentário interessante: “Aqueles cujo relacionamento com Deus está errado não podem abençoar (Ml 2.2) nem ser abençoados (Deuteronômio 28). Nem mesmo uma palavra poderosa pode alterar isso” (pg 221). Não tem como. Podemos orar e jejuar intensamente, participar dos mais poderosos cultos, receber ministrações de pastores muito ungidos, etc, mas se não estivermos vivendo em obediência ao Senhor, não seremos abençoados. Por isso, conheçamos a vontade de Deus e decidamos cumpri-la.

Conclusão: A obediência é o caminho para uma vida abençoada. Então precisamos voltar ao quebra gelo e pensar: será que as áreas estagnadas e precisando de melhorias não sao exatamente as áreas ainda em desobediência à Deus e sua Palavra? Que mudanças você poderia efetuar para que a benção de Deus alcance essas áreas?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem