Jesus: O Amigo Verdadeiro

Jesus: O Amigo Verdadeiro
Texto: Marcos 2:1-12

Introdução: Esta passagem nos mostra como é bom ter amigos verdadeiros. Eles sempre nos conduzem ao que é bom. Um amigo verdadeiro se importa. Jesus acabava de chegar à cidade voltando de uma das suas viagens pela palestina. Muitos foram para a sua casa ouvi-lo e se aglomeravam à porta sem conseguir entrar. Havia um paralítico naquela cidade sem qualquer possibilidade de ir até Jesus, o homem não podia caminhar, mas seus amigos podiam.

Quebra gelo: Você tem em seu relacionamento alguém que possa chamar de amigo verdadeiro, que possa contar com ele para todas as horas?

Você já se decepcionou com alguém que pensava ser seu amigo?

O texto mostra a atitude que 4 amigos tiveram para socorrer a outro amigo, deixando para nós um exemplo claro de verdadeira amizade:

1. Um amigo verdadeiro se importa:

Eles conheciam a necessidade do amigo doente, a sua impossibilidade, não se incomodaram com a opinião popular, tomara o doente com sua cama e tudo mais, atravessaram a cidade e o levaram a Jesus.

2. Um amigo verdadeiro age e supera barreiras em favor do outro;

• Não havia como chegar na sala onde Jesus estava. A multidão não cooperou, pois não pensava no paralítico, mas somente em si mesma. Os amigos não desistem, sobem ao telhado e destelham sobre o lugar onde estava Jesus. Içam com cordas o leito com o paralítico e o fazem descer bem em frente Jesus.
· Jesus assiste toda a cena impactante e permite que tudo aconteça.
• Jesus viu tudo aquilo como sinal de fé daquelas pessoas;
• E declara perdão sobre os pecados do paralitico. Para Jesus o perdão dos pecados era mais importante do que a cura física;

Veja também:
3. Amigo verdadeiro usa sua fé em favor do outro

• Os escribas questionavam em pensamento a autoridade de Jesus perdoar pecados, se se importar com o doente. Jesus conhecendo seus corações e pergunta: É mais fácil dizer estão perdoados os seus pecados ou mais fácil curar miraculosamente.
• Para que soubessem que tinha autoridade para perdoar pecados, Jesus cura o paralítico diante de todos e ele vai livre para a sua casa.

4. O amigo verdadeiro é Jesus

• Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. João 15:13. Ele nos deu a sua própria vida. Jesus sempre nos dá o melhor da vida.

Conclusão e desafios: A cura mais importante que Jesus tem a fazer em nossa vida não são nossas doenças físicas ou emocionais.

Primeiramente, Jesus quer nos trazer de volta para Deus através do perdão dos pecados que nos paralisa, para nos dar a verdadeira vida e um relacionamento pessoal com ele. Mas ele também é poderoso para trazer cura para os males físicos e emocionais.

Apelo: O paralítico foi curado porque teve amigos que se importaram, se esforçaram, creram e o levaram até Jesus.

Hoje você está diante de Jesus trazido por seus amigos. Você pode recebe-lo hoje mesmo em sua vida fazendo uma oração: ...

Senhor Jesus, eu reconheço que sou pecador e que preciso do teu perdão. Reconheço que o senhor é o filho de Deus, o salvador, que morreu na cruz pelos meus pecados, ressuscitou e vive. Eu te recebo como meu único salvador e senhor, peço perdão dos meus pecados e entrego a direção da minha vida ao senhor. Eu te agradeço porque o senhor também me recebe. Eu oro em nome de Jesus, amém.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem