Degraus da Graça

Texto: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1.9-14).

Introdução: Graça é o favor de Deus por nós sem merecermos.
Vejamos abaixo as diversas manifestações dessa dádiva de Deus a nosso favor, visto que, as nossas obras são como nada diante de Deus. Vejamos o que diz o texto de Isaias 64.6: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam”.

1. A remissão dos pecados: “no qual temos a redenção” (V.14a).
Remissão: Libertar mediante o pagamento de um preço – “Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Isaias 43.1). Veja também: “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tito 2.14).

2. A redenção através do sangue de Cristo: “a remissão dos pecados” (v.14b).
Redenção: Doutrina cristã segunda a qual Jesus Cristo pagou o preço para que o seu povo fosse livre – “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Hebreus 9.12).

3. A libertação do poder das trevas: “Ele nos libertou do império das trevas” (v.13a).
Libertação: Ato ou efeito de dar ou obter LIBERDADE – “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Isaias 61.1). Veja também: “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Filipenses 1.19).
Jesus é o nosso libertador: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3.8).

4. A transposição para o Reino do Amor: “e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (v.13b).
Transportou: carregou-nos, tirou de um lugar e levou para outro, isto é, nos tirou das trevas da perdição e nos trouxe para luz do seu amor, mesmo sem merecimento, porque estávamos mortos em delitos e pecados (Efésios 2.1) – “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos” (Colossenses 2.13).

5. Feitos idôneos para a herança dos santos: “dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz” (v.12).
Idôneo: "Capaz; qualificado".
Glória a Deus, somos herdeiros do Pai porque ele nos fez idôneos, portanto somos herdeiros por causa de uma idoneidade que é fruto de um favor sem merecimento, isto é, a graça de Deus.

6. Fortalecidos com todo poder: “sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria” (v.11).
Fortalecido: vem de fortaleza ou forte, lugar seguro inexpugnável ou seguro. Esse poder nos traz fortalecimento para sermos perseverantes e longânimes com alegria, isto é, sem sacrifícios – “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.10,11).

7. Frutificando em toda boa obra: “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (v.10).
Frutificar: Dar frutos, reproduzir, dar resultado positivo e vantajoso.
Quando vivemos de modo digno do Senhor, agradamos o seu coração, nos tornamos frutíferos em tudo o que fizermos e crescemos no pleno conhecimento de Deus.

8. Enchidos com toda a sabedoria e entendimento espiritual: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v.9).
Inteligência espiritual: entender o coração do Pai.
Através da inteligência ou sabedoria espiritual recebemos o pleno conhecimento da vontade do Pai.
Vejamos o que Davi escreveu: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25.12,13).

Conclusão: Louvemos ao Senhor pela a sua graça sobre as nossas vidas. “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (João 1.16).

Ap. Roberto e Lourdes

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem