Mitos e Realidades do Natal

1. Três reis magos. A Bíblia nunca mencionou seus nomes nem que eram três; costuma-se dizer que eram três pela diversidade dos presentes: Ouro, incenso e mirra (Mt 2.1 ss.). Incenso fala de oração e adoração; mirra, feita com especiarias, para ungi-lo para sua morte; e ouro para coroá-lo rei.

 

Eram magos ou sábios? A palavra grega magov pode ser traduzida como magos ou sábios.

a) o nome dado pelos babilônicos (caldeus), Medos, Persas, e outros, a homens sábios, mestres, sacerdotes, médicos, astrólogos, videntes, intérpretes de sonhos, áugures, adivinhadores, feiticeiros etc.

b) os sábios orientais (astrólogos) que, tendo descoberto pelo surgimento de uma notável estrela que o Messias tinha nascido, vieram a Jerusalém para adorá-lo

2. Que os reis magos chegam onde Jesus está na estrebaria. Não, Jesus estava numa casa em Belém e já teria entre um e dois anos de idade (Mt 2.9-11). A matança dos inocentes levou em conta o tempo determinado em que viram a estrela (Mt 2.7 e 16-18).

3. Que o Senhor Jesus Cristo teria nascido em 25 de dezembro.

a) Zacarias era do turno de Abias (Lc 1.5). Levando em conta que os turnos começavam entre 15 de abril e 15 de maio pelo calendário judeu que iniciava o ano na primavera (1 Cr 24.7; Ex 12.2; 13.4), então Isabel ficou grávida em fins de agosto. Quando tinha seis meses de gravidez, em março, o anjo apareceu para Maria (Lc 1.26) que teria ganhado seu nenê em meados de out/nov.

 

Uma suposição bíblica:

b) O primeiro mês do ano era abril-maio, Abibe ou Nisã.

c) Primeiro turno: Jeoiaribe (1-15/4). Segundo turno Jedaías (16-30/4); terceiro turno, Harim 1-15 de maio; 4º. Seorim (16-30/5); 5º Malquias (1-15/6); 6º Mianim (16-30/6); 7º Hacoz (1-15/7); 8° Abias (16-30/7)…

d) Zacarias entrou no santuário neste tempo entre 16 e 30 de Julho). Ele sai, Isabel engravida. set, out, nov. dez, jan, fev: Em fevereiro o anjo aparece a Maria e ela fica grávida: Conte-se nove meses: Entre 15 de out e 15 de Nov. o neném de Maria nasceu: Jesus.

 

Realidades:

1. Jesus nasceu no ano 4 a.C. Por que esta confusão? Pelo calendário Juliano que foi sendo modificado ao longo dos milênios. Hoje temos o calendário gregoriano. Os povos do Oriente festejam o Natal em 7 de Janeiro porque seguem o calendário Juliano.

2. Deus falou através de sonhos a José e aos sábios (Mt 1.18-25; 2.12; 2.13;2.20; 2.22).

3. Deus criou uma nova estrela no céu, o que chamou a atenção dos astrônomos da época (que também eram astrólogos, médicos, etc.).

Os astros foram dados como sinais (signos) (Gn 1.14-17). Os doze sinais ou signos serviam para entender o propósito de Deus escrito nas estrelas. Cada tribo de Israel tinha um signo ou sinal em seu estandarte (Nm 2.2).

 

No tempo de Deus:

1. A plenitude do tempo:

“vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4).

“de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra” (Ef 1.10).

2. O nascimento e a morte de Jesus se encaixaram dentro da hora de Deus:Veja:

João 7:30: “Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora.”

João 8:20: “Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.”

João 12:23 “Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.”

João 12:27 “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”

João 13:1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”

 

Realidades sobre o Jesus:

1. Ele é filho de Davi (Mt 1.1). Mateus escreveu para os judeus, por isso apresenta Jesus na linhagem real de Davi. A genealogia de Mateus 1 traça a José na linhagem de Davi, e até Abraão.

2. Ele é filho de Adão (Lc 3.38). Lucas escreveu para os gentios e enfoca a humanidade de Jesus e não o coloca na linhagem de reis, mas toma a Maria e a leva até Adão.

3. Ele é o Emanuel (Mt 1.23). Deus conosco. Nesta palavra está incluído o mistério da encarnação, quando a palavra se fez carne (Jo 1.1).

4. Ele é o Salvador (Mt 1.21). O anjo avisou a Maria que o ser que ela esperava era um “ente santo” (Lc 1.35). Salvador ou Yeshua em hebraico. “Jeová é a salvação”.

5. Ele é o príncipe da paz (Is 9.6). A mesma mensagem os anjos proclamaram nas campinas de Belém: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens a quem ele quer bem” (Lc 2.14).

6. Ele é a luz para os gentios (Lc 2.32). Simeão profetizou que Jesus seria a “luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”. Os sábios vieram do oriente. Eles eram gentios e viram a luz!

7. Ele é o Messias, o Cristo do Senhor: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Cristo é a palavra Ungido, ou Messias. Fala da libertação que Deus enviará a terra. Abraão viu-o de longe. O rei Davi cantou e profetizou sobre o Messias, e os profetas dele falaram.

 

Conclusão: Por que nos preocuparmos com detalhes de tempo e épocas se Deus tem tudo em suas mãos?

Jesus mesmo nos advertiu sobre tempos e épocas: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.7-8).

Nós vivemos dentro do tempo de Deus.

 

Pr. João de souza

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem