Procurando a cobertura correta – Parte II

“Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram. Mas ele, largando o lençol, fugiu despido" (Mc 14:51-52).

Seguindo essa passagem bíblica, vimos na primeira parte deste ensino que ninguém gosta de andar desprotegido e todos nós precisamos de cobertura. Isso significa cuidado, proteção e gera uma identidade firmada, segura, sólida. Quando alguém sai da cobertura, perde a segurança, fica vulnerável e quando algum problema acontece, não há um intercessor para segurar as rédeas por ele. Vimos o primeiro item para que sigamos o líder de forma correta:

 

1 - Procurando a maneira adequada de caminhar com a multidão:

1.1) com um alvo claro, definido;

1.2) com uma roupa adequada e;

1.3) estando protegido por dentro e por fora, vestindo:

a) o coração, que significa a estrutura das nossas decisões interiores;
b) a alma, que fala da nossa estrutura emocional;
c) o espírito, que significa nos renovar no espírito da nossa mente e nos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade (Ef 4:23-24).

Nesta sequência, continuaremos a ver como devemos seguir o líder.

 

2. Sustentando nosso auto-conceito de quem somos em Cristo

Se você tiver esse conceito de quem é em Cristo, quem você é em Deus, não permitirá que ninguém toque em você. O conceito de que o Mestre já plantou em você a Sua doutrina e a Sua vida, não deixará que ninguém veja a sua nudez. A Bíblia deixou o texto de Marcos 14:51-52 para que não caíssemos em nenhuma cilada, para que o diabo não se aproveitasse de nós.

 

3. Não desprezando o manto da cobertura

Jesus estava sendo preso e aquele jovem deveria estar como alguém que tinha uma chamada ministerial, caminhando ao lado do seu líder, mas não foi encontrado assim; estava desprevenido e desprotegido, sem uma cobertura adequada para aquele momento. Quando deixamos de caminhar ao lado do nosso líder, perdemos o manto de proteção. Se você não respeitar a liderança daquele que ministra sobre você, perde o manto de proteção. Sustente o seu manto e não fique correndo de um lado para o outro, saindo de debaixo da cobertura, da autoridade, procurando outras coberturas, porque você vai ficar desnudo na multidão. E, quando alguém puxar o seu lençol, você vai ficar sem proteção alguma. Deus está dizendo hoje: Se você quiser ser respeitado quando for dar cobertura aos seus liderados respeite o líder que está lhe dando cobertura.
Respeite o seu líder seja qual for a geração, pois todos eles estão debaixo da cobertura dos Apóstolos. Há um manto só que nos cobre e nós não ficaremos desnudos na multidão. Respeitaremos aquele a quem foi delegada a autoridade. Peça a Deus para lhe ajudar a respeitar seu líder, para que, quando você for líder sobre outros, estes também lhe respeitem. Se você desprezar o manto de cobertura, será também desprezado pelos seus liderados.
Então, como você deve viver? Sob uma cobertura segura. A Bíblia mostra que, se alguém sair da cobertura, viverá fugindo. A Palavra diz que quando aquele jovem foi descoberto, ele saiu correndo. É isso que acontece quando alguém sai da cobertura: foge correndo do líder, e mente para não ser encontrado.

 

Como vive alguém que sai da cobertura?

1. Envergonhado
Alguém que está fugindo já perdeu a cobertura e no mundo espiritual está nu, envergonhado. Apocalipse 3:18 diz: "aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez".
Todos os que estão fugindo do seu líder estão sem cobertura espiritual e serão facilmente alvos, presas do inimigo. Correr desnudo no meio da multidão é um sinal de que não há roupa adequada para seguir o Mestre. Todos os que vivem fugindo têm contra si algum argumento e vivem envergonhados. Se você não tem argumento, não tem porque se envergonhar. Você pode até estar passando por uma crise, uma dificuldade, mas todos os que estão debaixo da cobertura suportam e vencem crises. Você faz parte desse todo. Jesus tinha roupa suficiente para si e para seus discípulos. É ele quem nos veste, quem nos dá estrutura e cobertura.

 

2. Lembrando a própria atitude
A atitude de quem sai da cobertura não será esquecida nem pela multidão, nem pela própria pessoa. Marcos registrou o que aconteceu, embora não quisesse narrar os detalhes: a vergonha de correr pela cidade, passar entre os vizinhos, chegar em casa, bater na porta, entrar e enfrentar a família.
Cuidado com o que o diabo quer fazer com você, deixando-lhe numa situação complicada. Isso fala de atitudes que lhe deixam desnudo.
Se você algum dia falou mal do seu líder, peça perdão a Deus e a ele, e assim o diabo não terá argumento contra você. Fique livre, sem acusação alguma. Deixe o Senhor lhe vestir com vestes novas, por dentro e por fora. A partir de hoje, tenha novas atitudes. Receba as vestes corretas para caminhar ao lado do seu líder.
Saia hoje da cobertura improvisada do seu próprio coração, de seus próprios conceitos e entendimento, e entre na cobertura original. Volte a amar e respeitar o seu líder. Se você já agia assim, aumente sua dedicação, seu amor, seu respeito, para que haja mais prosperidade, mais unção, mais vida. Peça para Deus não deixar ninguém roubar a submissão que você precisa ter ao lado do seu líder. Peça uma multidão para ser cuidada por você, sabendo que Deus lhe dará novas atitudes e vestes adequadas.

 

Ap. Renê Terra Nova

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem