O processo de crescimento espiritual

Texto: Marcos 4.26-29

 

Textos complementares: Gl 6.8; Fl 3.15-16; Gl 5.22-23


Versículo para memorizar: “É a terra mesma que dá o seu fruto: aparece primeiro a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga”. (Mc 4.28).


Introdução: Hoje falaremos sobre o processo de germinação e frutificação da semente plantada na terra. O exemplo bíblico representa a semente da Palavra de Deus semeada no coração do homem, e todas as etapas de crescimento, desde a semeadura à manifestação do fruto.

1 – A semente que brota sem interferência humana

– Jesus está dizendo que quando a semente divina é plantada no coração, ela cumprirá o seu propósito, mesmo que isso aconteça de forma desconhecida pelo homem.
Uma pessoa que ouviu a mensagem do Evangelho e a recebeu em seu coração, entrou num processo de restauração, sem se dar conta disso. As mudanças em seu interior começam a ser operadas de forma natural e gradativa.
É importante ressaltar que tais coisas não acontecem simplesmente pelo desejo ou esforço para mudar. Há uma semente divina plantada no coração, que interferiu na essência do homem, transformando sua natureza de pecaminosa para santa. Ela, por si só, dará todas as condições possíveis para que a pessoa cresça em maturidade.
Não estamos excluindo a necessidade de esforço humano. Cada um terá de dar a sua parcela de envolvimento nesse processo todo. Mas agora enfatizamos o poder da Palavra capaz de continuar agindo dentro de nós enquanto trabalhamos, estudamos, e vivemos o nosso dia-a-dia em sintonia com Deus (Gl 6.8).

2 – O processo de germinação e crescimento

– O crescimento espiritual é um processo que pode levar algum tempo. Jesus não prometeu o nascimento do fruto imediatamente à plantação de sua semente. Há etapas a serem cumpridas.
O primeiro estágio é o surgimento da erva, vindo depois a espiga e, por último, o grão cheio na espiga.
Trazendo para a vida prática, o Mestre quer ensinar sobre a necessidade de paciência para se respeitar cada etapa do crescimento espiritual. Paciência relacionada a nós mesmos, bem como para com os outros.
Cada um de nós se encontra em níveis diferentes de maturidade. O que está claro para você, pode ainda não estar para mim, ou o contrário. Mas quando nos respeitamos e nos ajudamos mutuamente, juntos chegaremos a um lugar de maturidade, e o Nome do Senhor será engrandecido (Fl 3.15-16).

3 – O anseio pela ceifa do fruto maduro

– Apesar de termos de respeitar todo o processo de crescimento da nova planta, não podemos esconder o anseio pela manifestação do fruto maduro. O texto diz que quando ele já está maduro “logo” lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
Deus anela colher o fruto da sua semeadura em nós. Ele não tem investido em nossas vidas em vão. Tudo o que semeou Ele deseja receber de volta em forma de um caráter irrepreensível, que manifeste o fruto do Espírito: “amor, alegria, paz, bondade, benignidade, longanimidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl 5.22-23). E para colher um fruto assim, ele tem pressa. Todas as etapas precisam ser respeitadas, mas não podemos, de forma alguma, deixar de manifestá-lo. Deus e o mundo perdido necessitam dele.


Conclusão: O processo de crescimento espiritual não pode gerar em nós qualquer ansiedade sobre como, quando e onde Deus vai fazer o que precisa ser feito em nós. Assim como a terra, por si só, trabalha na semente, o coração e a Palavra entrarão em sintonia para produzir o que o Senhor deseja. Cada etapa deve ser cumprida e respeitada, na confiança de que, um dia, o fruto estará em condições ideais para a colheita. E quando o dia da colheita chegar, imediatamente, Deus nos colocará em condições de oferecer esse fruto a quem necessitar dele.


Aplicação: Procure o seu líder ou discipulador para compartilhar qualquer ansiedade relacionada ao seu crescimento espiritual. Talvez você encontre dificuldades de perceber o seu amadurecimento, e isso tem lhe trazido questionamentos nocivos a sua fé. Receba oração e encorajamento de seu líder, e continue sua jornada de forma perseverante.
Se você ainda não tem o Senhor Jesus Cristo como o seu salvador, faça hoje mesmo uma aliança com Ele, e você terá a sua vida completamente transformada.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem