Atitudes que conduzem a salvação

Texto: 1 Samuel 22.1-5


Introdução: Governador Valadares, 1983, a policia tentava prender um assaltante que se refugiara num hotel. Uma senhora e uma criança foram tomadas como reféns. Houve tiroteio. A policia invadiu o quarto onde o assaltante estava refugiado, e o prendeu. Aquela senhora e sua filha, tomadas como reféns, foram encontradas e, lendo a Bíblia.


A sua atitude tranquila e confiante foi de fundamental importância para que ela, como sua filha, saísse sã e salva daquela situação desesperadora.


No texto bíblico observamos, também que a situação de Davi era desesperadora. Saul, com o seu poderoso exército, estava a sua procura. Entretanto, as atitudes de Davi fizeram-nos experimentar a salvação.


1 – ELE RECONHECEU QUE CORRIA PERIGO (v.1).
Sábia atitude. Fugiu em busca de socorro, de proteção. Davi não tentou racionalizar o perigo, negar a sua fraqueza, fechar os olhos diante da destruição que seria certa. Ele tinha consciência plena de todas as suas limitações e do perigo que corria a sua vida. Daí a sua primeira atitude: buscar socorro, proteção.
Reconhecer-se perdido é:
- É ter consciência que se encontra no caminho errado.
- Compreender que não tem recursos para salvar-se.
- Buscar refúgio seguro.


2 – ELE DEPOSITOU A SUA CONFIANÇA EM DEUS (v.2).
Davi não murmurava, não questionava, não procura entender as razões do seu sofrimento. Ele depositava a sua a sua esperança em Deus!
“Bom é ter esperança” (Lm 3.26). Os Salmos 56 e 57 foram escritos neste contexto. Esta deve ser, também, a nossa atitude.


3 – ELE OBEDECEU A PALAVRA DO SENHOR (v.5).
Reconhecer que precisamos de salvação não é tudo. É apenas o começo. O reconhecimento da fraqueza, da perdição e a confiança em Deus devem nos levar à obediência. Sem obediência não há salvação.
Paulo afirma que “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
A Caverna de Adulão significou para Davi, a oportunidade de um encontro com Deus. No momento que ele ouviu a voz do Senhor, deixou imediatamente a caverna e seguiu o caminho determinado por Deus.
Qual o caminho de Deus para a nossa vida? Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6).


Conclusão: muitas pessoas desejam intensamente a salvação, porém, não tomam as atitudes corretas para encontrá-la. Buscam refúgio em estruturas construídas sobre a areia movediça, que não resistem as tempestades da vida.
São pessoas que resistem a voz de Deus. Mas, Jesus ainda continua convidar: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Amei este site,pois recebi por e-mail de um pastor muito amigo,dizendo nao deixe de ler isto é muito bom,olha pois eu adorey muito bom msm!!!A Paz do Senhor a tds!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem