Tomando Posse Das Promessas de Deus

Tomando Posse Das Promessas de Deus

Texto: Gênesis 12:6-9

Introdução

O título é “Tomando Posse Das Promessas de Deus”. Recentemente ouvimos como Deus chamou seu homem escolhido Abrão de Ur dos caldeus, no atual Iraque, para uma terra desconhecida que Deus lhe mostraria. Deus fez uma grande promessa a Abrão quando o chamou. Ele disse que faria de Abrão uma grande nação e o abençoaria. Ele faria seu nome grande. Ele abençoaria todas as pessoas na terra através de Abrão.

O grande homem de fé, Abrão, creu nas promessas de Deus. Sabemos disso pelo nosso texto, mas também sabemos de outras partes da Bíblia. Hebreus 11:8 diz que Abrão obedeceu e saiu, embora não soubesse para onde estava indo. Gênesis 12:5 mostra a profundidade da fé de Abrão. Ele tomou sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os seus bens e todo o seu povo, e partiu. Em outras palavras, era uma passagem só de ida. Abrão não se esquivou deixando algumas de suas posses para trás, apenas por precaução. Ele não se esquivou enviando alguém para verificar primeiro, ou mesmo subindo ele mesmo e verificando primeiro para ver se as promessas de Deus eram realmente tudo o que pareciam ser. Não, ele ouviu a palavra de Deus para ir, ele ouviu as boas promessas de Deus, e ele arrumou todas as suas coisas e foi, confiando na palavra de Deus.

Este não era um risco pequeno, é claro. Abrão parece ter sido um homem proeminente de um clã proeminente com muito a perder. No entanto, ele saiu para a terra desconhecida, confiando em Deus para orientá-lo e protegê-lo. E sabemos de Gênesis 12:5 que ele chegou na terra. Ele não foi para o meio do caminho ou se estabeleceu em algum lugar ao longo do caminho. Ele foi todo o caminho para onde Deus o dirigiu.

Em nosso texto desta noite, Abrão continua a colocar em prática sua grande fé em Deus. Deus diz a Abrão no versículo 7 que ele chegou à terra, e então Abrão para. Deus faz o que parece ser uma promessa adicional, ou uma extensão de sua promessa: “À tua descendência, à tua semente, darei esta terra”. Abrão explora a terra para ver todo o alcance da generosa dádiva de Deus tanto para Abrão quanto para seus descendentes, e Abrão adora a Deus.

I. Tomando Posse Das Boas Promessas de Deus

Vejamos esta noite, primeiro, a maneira como Abrão se apossou das promessas de Deus. Deus é bom, e Ele faz boas promessas ao Seu povo, as quais Ele sempre é fiel em cumprir. As promessas de Deus são todas de graça. Deus não nos deve nada, e nós não merecemos nada. Basta considerar Abrão. Por que ele foi tão abençoado por ser chamado por Deus? Por que ele foi tão abençoado por ser conduzido a esta terra para recebê-la como herança para seus filhos? Antes do chamado de Abrão, não sabemos quase nada sobre ele ou sobre como ele viveu.

Mas só porque as promessas de Deus são feitas livremente e pela graça não significa que não temos obrigação em relação a essas promessas. Novamente, olhe para Abrão. Deus diz: “Vá para a terra que eu lhe mostrarei”, e Abrão vai. Então, quando ele chega lá, Deus lhe dá a terra (v. 7). E se Abrão tivesse ficado para trás em Ur ou em Harã, onde parece que seu pai Terá o levou? E se ele tivesse ficado sentado lá e não tivesse feito nada, ou ido até no meio do caminho, mas se estabelecido permanentemente em Harã? O que teria acontecido então? Será que Deus o teria abençoado ainda mais? Deus teria dado a Abrão esta terra? Deus teria abençoado sua parcial ou não obediência? Certamente não. Veja, Deus fez as boas promessas pela graça, mas para receber essa promessa, Abrão teve que crer nela e ele teve que agir de acordo com essa crença subindo a Canaã. Como eu disse anteriormente, vemos que Abrão estava “completo” desde o momento em que Deus o chamou. Ele pegou todas essas coisas e foi.

Abrão creu nas promessas de Deus e se apegou firmemente às promessas de Deus. Ele tomou medidas ousadas para passar da promessa ao cumprimento. Deus prometeu a terra, e Deus deu a terra como um presente, pela graça. Mas Abrão subiu e reivindicou essas promessas pela fé. Esta é, naturalmente, a obediência da fé (Romanos 1:5; 16:26).

A mesma coisa acontece conosco. Nós também recebemos muitas boas promessas de Deus, e também devemos reivindicar essas promessas pela fé – uma fé verdadeira que obedece. Romanos 10:13 diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Essa é uma boa promessa, mas devemos reivindicá-la invocando o nome do Senhor. Romanos 10:9 também promete: “Se você confessar com a sua boca que ‘Jesus é o Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”. Essa é uma boa promessa, mas devemos cumpri-la. Devemos agarrá-la confessando com nossa boca: “Jesus Senhor”, e crendo em nosso coração que Deus o ressuscitou dos mortos. Em João 6:37, Jesus disse: “Aquele que vem a mim, eu nunca o lançarei fora”. Em outras palavras, Ele aceita todos os que chegam, mas devemos ir a Ele, e devemos ir a Ele pela fé.

A partir desses versículos, fica claro que Deus convida todos a vir. Deus faz boas promessas a todos. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê seja salvo. Deus o disponibiliza para todos. No entanto, é igualmente claro que nem todos serão salvos, nem todos cumprirão essas promessas. De fato, apenas um remanescente o fará (Romanos 9:27). Você deve se apegar à promessa de torná-la sua, como Abraão fez. Vá para o lugar onde Deus lhe mostrará. Não se sente aí em sua Ur dos Caldeus, ou mesmo no meio do caminho em Harã. Agarre-se às promessas de Deus e vá até o fim.

Você deve segurá-la pela fé, como Abraão fez. Quero ser claro: é tudo pela fé. Não é como se Abraão tivesse conquistado a promessa ou merecido o favor de Deus marchando para a terra com toda a sua casa e todas as suas coisas. Da mesma forma, não ganhamos ou alcançamos nossa salvação por nossas ações. A Bíblia deixa claro que Deus alcança tudo. Deus nos promete tudo pela graça, e devemos recebê-lo pela fé. Hebreus 11 novamente diz que Abraão deixou seu país e casa e subiu para a terra pela fé. Não é por obras. Romanos 4 deixa ainda mais claro que todas as conquistas de Abrão foram todas pela fé e não conquistadas. Romanos 4:13 diz que Abraão não recebeu a promessa pela obediência à lei, mas pela justiça que vem pela fé. E sabemos de outras partes da Escritura que a fé é um dom de Deus (Efésios 2:8).

Mas tendo recebido esse dom da fé, tendo recebido a boa oferta de Deus, as boas promessas de Deus, devemos agir pela fé. Devemos obedecer pela fé para reivindicar ou tornar nosso o que Deus nos prometeu.

Para Abrão, essa ação era subir para uma nova terra; receber essa nova terra como herança para seus descendentes; ter um filho milagroso em Isaque, o prenúncio da semente que finalmente se cumpriria em Cristo; e tornar-se o pai de todos os que são justificados pela fé. Era isso que Abrão deveria fazer.

Mas para nós, não é terra, não é dinheiro, não é poder político, não é muitos descendentes. Não, Deus tem uma herança muito, muito maior prometida a nós. Nossa Terra Prometida não é uma nação, não é uma terra que mana leite e mel, não é território geográfico ou poder político. Não, nossa Terra Prometida é a vida eterna em Jesus Cristo. Nossa herança é o próprio Deus, como lemos no Salmo 119:57, por exemplo.

Como Abraão, devemos reivindicar essas promessas pela fé. Devemos reivindicá-las, e devemos reivindicá-las pela fé. Assim como Abrão, devemos demonstrar nossa fé por meio de nossa pronta obediência — nossa obediência que prova que cremos real e verdadeiramente. Pense nisso. Se Abraão não acreditasse realmente que era Deus quem lhe apareceu, se Abraão não acreditasse realmente que Deus era bom, se Abraão realmente não acreditasse que Deus cumpriria todas aquelas promessas, ele não teria ido, ou certamente iria não levando todas as suas coisas com ele. Mas ele creu plenamente em Deus e agiu com base nessa crença, nessa fé - confiança nas promessas de Deus e, de fato, confiança no próprio Deus.

Quando fazemos o mesmo, estamos mostrando que acreditamos nas promessas. Então, se você está realmente entre os eleitos de Deus, se você realmente recebeu Seu dom da fé, então clame: “Eu creio!” Talvez tenhamos que gritar: “Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” Mas grite: “Eu creio! Eu creio em meu coração que Deus ressuscitou Jesus dos mortos. Confesso com minha boca que Ele é o Senhor. Confio somente nEle para minha salvação”. E Deus será fiel para cumprir Sua parte no contrato.

Coloque sua fé em prática confessando a Cristo. Coloque sua fé em prática obedecendo aos Seus mandamentos. Quais são esses mandamentos? Para nós, são simples: Confesse com a boca: “Jesus Senhor”. Entregue sua vida a Ele — corpo e alma. Confie somente nEle para salvá-lo – confie em Sua pessoa e em Sua obra. Declare sua fé publicamente pelo batismo e testemunho como Ele ordena (Atos 2:38, por exemplo). Junte-se à Sua santa igreja que Ele selecionou especificamente para você – não apenas qualquer igreja antiga onde você gosta da música ou qualquer outra coisa, mas a igreja que Deus esculpiu especificamente para você. Fique sob os pastores que Ele escolheu pessoalmente para você (Atos 20:28). Arrependa-se de todos os seus pecados como Ele ordenou (Mateus 4:17). Confesse e renuncie a todos os seus pecados e encontre misericórdia (Provérbios 28:13). Viva uma vida santa em ação de graças por Deus (Romanos 12:1). Obedeça-o fazendo discípulos de todas as nações, compartilhando essas boas novas para todas as pessoas com todas as pessoas (Mateus 28:19).

Essas são as instruções de Deus para nós. É assim que nos apegamos às Suas promessas. Portanto, tome posse das promessas de Deus para você: A grande promessa de vida eterna em Jesus Cristo. A grande promessa do perdão do pecado. A grande promessa da eliminação de nossa justa pena do inferno eterno, que merecíamos e que Jesus Cristo pagou em nosso favor, em favor de todos os que nele confiam.

Como você sabe se você é um eleito de Deus? Essa coisa toda começou com uma premissa: se você é um eleito de Deus, guarde Seus mandamentos, tome posse de Suas promessas pela fé. Como você sabe se você é um eleito de Deus? Como você sabe se Deus lhe dará o dom da fé? Eu lhe pergunto: Como Abrão sabia? Ele sabia quando Deus o chamou. E eu digo a você, Deus está chamando você hoje. Clame a Ele por misericórdia; Ele não vai te afastar. Ele prometeu. Acabei de ler todas as promessas. Ele prometeu, e Sua palavra é sempre verdadeira. Deus está chamando você; atenda o chamado.

Devemos nos apegar às promessas de Deus pela fé, mas, como Abraão, também devemos nos apegar a toda a promessa. Observe, primeiro, que Abraão foi até a Terra Prometida, para a terra que Deus prometeu mostrar a ele. Ele não parou ou se estabeleceu ao longo do caminho no lugar que parecia bom, ou no lugar que parecia favorável. Não, ele continuou indo até o fim. Agora, esta é uma longa jornada. Provavelmente ocorreu ao longo de vários anos. Houve um interlúdio em Harã. Não sabemos quanto tempo durou. Mas o ponto é que Abraão continuou indo até que a jornada estivesse completa, até que Deus disse: “Pare. À tua descendência darei esta terra”. Em outras palavras: “Este é o lugar sobre o qual falei com você no Iraque. Este é o lugar. Pare aqui"

Abraão continuou indo até o lugar de Deus, e nós também devemos. Como Abrão, podemos não saber como chegar lá. Podemos não saber qual é o caminho. Mas Deus sabe, e Deus nos guiará ao longo do caminho à medida que avançamos. Deus sabe, e Ele nos livrará com segurança lá. Ele ficará atrás de nós e dirá: “Este é o caminho; andai nele” (Isaías 30:21).

Para entender a jornada de Abraão, temos que entender os tempos. Este é um longo caminho. Não havia voos, não havia trens, não havia carros para pegar. Ele provavelmente teve que andar ou pelo menos ir com animais - camelos e coisas do gênero - o caminho todo. E ele teve que passar por outros lugares bem razoáveis ​​ao longo do caminho: Babilônia, uma cidade grande; Assur; Carquemis ou Karkamis; Tiro. Em uma jornada que provavelmente levou anos, incluindo aquele interlúdio em Harã, Abraão continuou até chegar ao lugar que Deus havia prometido. Ele não se contentou com o que era “bom o suficiente”. Ele não se contentava com o que parecia bom ou aceitável para ele. Mas ele continuou até chegar ao lugar que Deus prometeu. Ele continuou até chegar ao melhor de Deus.

Devemos fazer o mesmo. Deus nos chama como povo cristão para uma jornada celestial. Não nos conformemos com menos do que o destino celestial. Não nos conformemos com as coisas deste mundo que podem parecer atraentes, que podem parecer mais fáceis no momento do que seguir o caminho estreito: dinheiro, poder, facilidade, filhos - seja o que for que pareça bom para nós. Não vamos parar no caminho e nos contentar com menos, mas vamos continuar indo até o bom destino de Deus. Vamos continuar, confiando que, embora essas outras coisas possam parecer boas para nós, Deus tem coisas melhores reservadas. Deus nos conduzirá ao Seu melhor. Vamos confiar que o melhor de Deus é melhor do que o que parece bom para nós ao longo do caminho.

II. Seguindo a Direção de Deus

Além disso, devemos seguir as orientações de Deus ao longo do caminho, pois não conhecemos o caminho e nem sabemos o melhor caminho para o destino. Deus pode nos levar até lá por um caminho plano e nivelado, ou pode ser montanhoso e rochoso, ou ventoso. Pode ser nas temperaturas agradáveis ​​e brisas frescas, ou pode ser no sol escaldante. Pode ser com o vento uivante soprando em nossos rostos e dificultando a jornada. Podemos até ter que passar pelo vale da sombra da morte.

Partes da jornada de Abraão pareciam ter sido fáceis, ao longo da Estrada do Rei. Algumas partes pareciam agradáveis ​​e outras pareciam ter sido mais difíceis. Mas ele continuou indo, e continuou virando para onde Deus disse para ir e para onde Deus disse para ir, todos com fé, todos confiando que Deus o estava conduzindo para o melhor lugar pelo melhor caminho.

Façamos o mesmo. Talvez Deus nos leve pelo caminho fácil do sucesso na carreira, um belo marido ou uma bela esposa, uma casa pitoresca e filhos fotogênicos e superdotados. Ou talvez sigamos um caminho mais difícil, o caminho da solteirice, o caminho da falta de filhos, o caminho da viuvez ou problemas de saúde ou pobreza, a vida de um arameu errante (Deuteronômio 26:5). Seja o que for, iremos e continuaremos pela fé; fé que Deus está nos levando para o melhor lugar, fé que Deus está nos levando pelo melhor caminho.

Continuaremos em frente, seguros na promessa de que a terra para a qual Ele está nos conduzindo – o céu eterno – é uma boa terra, que é a melhor terra. Portanto, não vamos resmungar ou nos desesperar ao longo do caminho. Não nos demoraremos em Harã ou no fértil Vale do Beca pelo qual Abrão teve que passar. Continuaremos em movimento, ansiosos para ver o que Deus tem para nós adiante.

Observe que Abraão não apenas continuou indo na direção de Deus, mas também parou quando Deus disse para parar. Isso pode ser mais difícil do que parece. Lembre-se que Abrão veio da capital do mundo, mais ou menos, de uma cidade alfabetizada de provavelmente mais de 100.000 pessoas. Era uma cidade gigante para a época. Ele passou essencialmente por todo o império a caminho da Terra Prometida. Ele passou por Babilônia no Eufrates com seus nove portões e ruas pavimentadas. Deve ter sido um lugar impressionante para passar. Passou por Assur nas margens do Tigre com toda a sua cultura e por Damasco com as suas riquezas e luxos. No entanto, ele passou por tudo isso e parou em um remanso relativo quando Deus disse para parar.

Isso pode ser difícil de fazer. Ele deve ter ficado tentado a seguir para sudoeste até o Egito, um lugar cultural e letrado mais parecido com o Ur que ele havia deixado. Ele poderia ter sido tentado a fazê-lo, mas não o fez. Ele saiu quando Deus lhe disse para sair, e ele parou quando Deus lhe disse para parar. "Este é o lugar. À tua descendência darei esta terra”.

Como um homem de grande fé, seu desejo e prática era estar na vontade de Deus e no lugar determinado por Deus. A aplicação para nós é bastante óbvia: vá para onde Deus o enviar e pare quando chegar lá. Não continue em busca de algo melhor. Pode ser uma tentação parar nas coisas mais bonitas ao longo do caminho, e pode ser outra tentação dizer que pode haver algo ainda melhor pela frente para mim. Nunca se pergunte se há algo melhor lá fora do que o que Deus tem para você. Não há nada melhor para você por definição. Por definição, o melhor é onde Deus o direciona. Então vá para o lugar onde Deus te enviar. Vá para a igreja onde Deus te envia (Atos 20:28). Seja plantado na cidade onde Deus te planta. Esteja sob as autoridades delegadas que Deus coloca sobre você. Não se distraia com coisas secundárias ou preferências pessoais. Essas podem desempenhar um papel em ajudar a indicar se este é o lugar que Deus tem para você. Mas lembre-se, elas estão sempre subordinadas à pergunta final: é isso que Deus tem para mim? Qual é a vontade de Deus para mim nesta situação?

Não se distraia com assuntos secundários, mas sempre faça a grande pergunta: é isso que Deus tem para mim? Ele está falando comigo: “Este é o lugar. À tua descendência darei esta terra”? Se for assim, então pare naquele lugar e não continue.

O mesmo vale para encontrar a igreja certa ou encontrar o emprego certo ou encontrar o lugar certo para viver. Também é verdade em outras áreas da vida, como procurar um marido ou uma esposa. Talvez ele não seja exatamente o marido que você imaginou: alto, moreno e bonito. Talvez ela não seja exatamente a modelo de passarela que você se convenceu de que deveria estar procurando. Não se preocupe com essas coisas. Pergunte, em vez disso, é esta a pessoa que Deus tem para mim? Essa é a maneira de Deus me abençoar. Se sim, louve a Deus e pare por aí. Você não está “se conformando” com alguém mais do que Abraão se conformou com a terra que Deus lhe deu. Você não está se acomodando; você está recebendo o melhor de Deus.

A mesma aplicação para nossas carreiras. A mesma aplicação para nossos filhos, se temos algum, quantos temos, se temos meninos ou meninas. O mesmo com a nossa casa ou qualquer outra coisa. Em todas as áreas da vida, amigos, não fiquem aquém do melhor de Deus, mas também não o ultrapasse com pressa para outra coisa. Ouça com atenção ao longo de sua estreita caminhada cristã. Ouça com atenção essas palavras: “À sua descendência darei esta terra”, e depois pare e regozije-se. Pare e regozije-se, pois Deus o conduziu ao Seu melhor. Devemos tomar posse de toda a promessa.

III. Explorando a Terra Prometida

Vemos uma coisa curiosa nos versículos 6 a 9 de Gênesis 12. Abraão não se estabeleceu na terra imediatamente. Em vez disso, ele parece ter viajado por toda a extensão desta terra que Deus lhe havia prometido. O versículo 6 diz que ele foi para Siquém, que fica no extremo norte da terra. Então o versículo 8 diz que ele desceu e acampou entre Betel e Ai. Isso é mais trinta milhas abaixo da estrada. E o versículo 9 diz que Abraão continuou em direção ao Neguebe no sul da terra.

Isso parece estranho. Afinal, Abraão tinha acabado de viajar mais de 1.600 milhas, provavelmente a pé, mas talvez em algum tipo de camelo. Isso é um longo caminho a percorrer. Mesmo que tenha ocorrido ao longo de vários anos, mesmo que tenha sido interrompido por uma estadia prolongada em Harã, ainda é um caminho muito, muito longo e difícil de percorrer. Então, por que, tendo chegado ao lugar de que Deus disse: “Esta é a terra”, ele continuaria? E lembre-se, não é somente Abraão. Ele tem uma esposa, ele tem um sobrinho, ele tem toda a sua casa e todo o seu povo. Isso é um monte de coisas para transportar em torno da Terra Prometida. Então, por que continuar em movimento? Por que não parar em Siquém, o primeiro lugar onde ele parece ter parado na terra?

Admito livremente que muitas interpretações disso são possíveis. Talvez Abraão simplesmente não gostasse dos Siquemitas. Talvez ele quisesse localizar a melhor propriedade. Talvez ele gostasse de passear em viagens cheias de ação, vendo o máximo de coisas no mínimo de tempo. Minha opinião é que Abraão estava animado para explorar toda a terra que Deus havia prometido a ele. Ele realmente creu na promessa de Deus: “À sua descendência darei esta terra”, e então ele queria ver tudo o que Deus havia prometido a ele.

Quando Abrão chega a Siquém, ele ouve esta notícia emocionante. Talvez tenha sido a primeira vez que Deus fez essa promessa: “À tua descendência darei esta terra”. Abraão creu em Deus. Agora, ele mesmo nunca chegou a possuir esta terra. Deus prometeu isso aos seus descendentes. No entanto, Abraão tinha certeza de que tudo aconteceria. Novamente, ele era um homem de grande fé.

Deus disse isto, e Abraão creu. Então Abrão estava animado para ir e ver tudo o que Deus havia prometido. Ele estava animado para colocar os olhos nas colinas entre Ai e Betel, e até mesmo no deserto e no deserto do Neguebe ao sul, porque essas eram as boas promessas de Deus. E assim Abraão partiu para vê-los a todos e conhecê-los a todos e compreender plenamente tudo o que Deus havia dado a ele e a seus descendentes.

A aplicação para nós é: vamos fazer o mesmo. Podemos ser tentados a ir com calma e nos contentar com a solução mais fácil. Podemos fazer todo tipo de justificativa: “Eu viajei mais de mil milhas. Eu atravessei a fronteira para a Terra Prometida de Deus. estou salvo. Eu estou no reino de Deus. Isso é bom o suficiente, e não há necessidade de eu ir mais longe”

Entrar no reino de Deus, ser salvo somente pela graça – isso é muito bom. É bastante notável. É mais notável do que a longa jornada de Ur a Canaã. Mas Deus nos promete muito mais do que a simples salvação. Se isso fosse tudo o que Ele faria por nós, seríamos salvos e então iríamos para a glória imediatamente. Não, Deus nos promete muito mais. Deus tem coisas para fazermos nesta vida. Deus nos promete que podemos viver neste mundo e ainda dizer “não” ao pecado e “sim” à justiça todos os dias. Podemos viver uma vida autocontrolada, reta e piedosa até que Ele volte (Tito 2:12). Sim, o diabo nos tentará, mas não temos que ceder. Não temos que pecar. Podemos ser santos como Deus é santo (1 Pedro 1:16). Podemos nos submeter a Deus. Podemos resistir ao diabo e, surpreendente afirmação, ele fugirá de nós (Tiago 4:7). Não somos chamados a viver vidas isoladas, enclausurados em um enclave, preparando-nos para os ataques do mundo e os ataques do diabo. Não, devemos sair por toda a terra e brilhar nossa luz nas trevas do mundo. E, amigos, eu lhes digo, a luz vence (João 1:5).

Eu entendo a tentação de ser insular. Eu entendo a tentação de ficarmos sentados atrás das pequenas cercas em nosso pequeno canto agradável do reino de Deus na terra. Afinal, parece que temos tudo o que precisamos, especialmente aqui. Nós temos amigos. Temos família. Temos instalações. Nós temos uma escola. Temos muitos recursos. Temos vida comunitária. Por que eu preciso ir lá e lidar com tudo isso? Por que ir lá onde as pessoas podem zombar de mim porque eu acredito em Deus; onde as pessoas vão me odiar ou me rejeitar, ou algumas pessoas vão me julgar, ou eu posso ser tentado a pecar, ou as pessoas vão tentar me destruir? Por que eu deveria ir lá e lidar com tudo isso? Eu digo, vá, porque Deus promete a vitória. Em Mateus 28:19-20, Jesus disse: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei”; em outras palavras, ensinando-os a obedecer à palavra de Deus.

Não devemos retroceder e ser destruídos (Hebreus 10:39). Não devemos temer, pois Deus nos prometeu que Ele irá conosco para nos fortalecer enquanto fazemos Sua obra (Isaias 41:10). Aquele que está conosco venceu o mundo (João 16:33). Ele está conosco sempre, até o fim dos tempos. Ele está conosco agora. Ele irá conosco e continuará conosco (Mateus 28:20). Lembremo-nos dessa promessa e vamos. Vamos percorrer toda a terra. Deus está conosco, e porque Ele está conosco, somos mais que vencedores, super conquistadores, por meio daquele que nos amou.

Você diz que não é um grande orador? Bem, nem Moisés. Mas Deus ajudou Moisés, e Deus vai ajudar você. Em Lucas 21:15 Jesus promete: “Dar-vos-ei palavras e sabedoria que nenhum dos vossos adversários poderá . . . contradizer" Você diz que não é naturalmente corajoso; em vez disso, você é naturalmente tímido. Bem, Pedro não era naturalmente corajoso. Ele se encolheu diante de uma criada. No entanto, vemos Pedro mais tarde em Atos 2 falando com ousadia às massas no Pentecostes, e em Atos 4, falando com ousadia ao poderoso Sinédrio. Lembre-se, ele diz: “Devemos obedecer a Deus antes que aos homens”. O que explica isso? Não é a articulação natural de Pedro ou a bravura natural. Já vimos que ele se encolheu diante de uma criada. O que explica isso? O espírito Santo. Pedro estava cheio do Espírito Santo, e o mesmo Espírito Santo habita em nós hoje. Se Pedro pode sair pelo Espírito Santo e espalhar a palavra, nós podemos sair pelo Espírito Santo e espalhar a palavra.

Irmãos e irmãs, não nos contentemos com um pequeno pedaço das promessas de Deus. Não recuemos com medo ou nos conformemos com o caminho mais fácil. Mas vamos, como Abraão, crer em toda a promessa de Deus e explorar tudo o que Deus prometeu, para reivindicar tudo o que Deus prometeu para nós. Que nossa prática seja, como a de William Carey, tentar grandes coisas para Deus e esperar grandes coisas de Deus.

Abraão percorreu toda aquela Terra Prometida porque realmente creu na promessa de Deus: “À tua descendência darei esta terra”. Ele acreditava nisso, estava entusiasmado com isso e agiu de acordo com essa crença e entusiasmo. Fiquemos entusiasmados com o que Deus prometeu para nós e ajamos de acordo com esse entusiasmo. Vamos agir de acordo com as promessas de Deus.

IV. Adorando a Deus

O último ponto é que vamos adorar a Deus. Além de explorar a terra e tomar posse das promessas de Deus, outra coisa notável que se destaca dos versículos 6 a 9 envolve a adoração de Abraão.

Ao chegar à terra, ao receber a grande promessa de Deus, “à tua descendência darei esta terra”, Abraão constrói um altar a Deus e O adora (v. 7). E ao explorar a terra, ao percorrer a terra e ver tudo o que Deus havia prometido, a grande recompensa para ele e para sua descendência, Abraão constrói outro altar no versículo 8.

Abraão era, antes de tudo, um adorador a Deus. Onde quer que estivesse, ele se certificou de ter um altar para adorar a Deus da maneira prescrita, não nos lugares altos, não sob as árvores frondosas como os cananeus ímpios, mas em um altar com sacrifícios de expiação, que, em última análise, apontam para Cristo.

Não sabemos quando Abraão se tornou um adorador de Deus. Ele era descendente de Sem, a linhagem abençoada descendente do fiel Noé. Mas, aparentemente, algo deu errado entre a bênção de Sem e o nascimento de Abrão. Josué 24:2 diz que, a propósito, foi falado no mesmo lugar (Siquém): “Há muito tempo, seus antepassados, incluindo Terá, pai de Abraão e Naor, viviam além do rio e adoravam outros deuses”. Assim, pelo menos Terá adorava outros deuses.

Talvez fosse um estilo de adoração ambos/e, uma mistura de adoração a Deus e adoração de outras coisas. Talvez eles tivessem parado de adorar a Deus completamente. Não sei. De qualquer forma, porém, vemos que Abraão na terra é diferente. Nós o vemos adorando somente a Deus. Não o vemos adorando outros deuses. Abraão agora é diferente. Ele agora é um adorador de Deus somente. Ele viu Deus. Ele ouviu Deus. Ele foi chamado por Deus e agora ele adora a Deus de forma exclusiva e consistente. Então, onde quer que ele vá, há um altar para Abraão adorar e para sua casa adorar – Sarai e todos os servos.

Parece também que ele construiu o altar em Siquém e adorou lá para marcar uma ocasião especial: o cumprimento da promessa de Deus: “Vá para a terra que eu lhe mostrarei”, a entrega de Abrão à Terra Prometida e a promessa adicional de Deus de dar aquela terra à descendência de Abrão. Assim, ele marca a ocasião construindo um altar e adorando a Deus.

É correto adorar a Deus em ocasiões especiais como uma espécie de Ebenézer, ou marcador de memória, pelas coisas boas que Deus fez. Deus levou Abrão naquela longa jornada para o lugar que ele não conhecia, e Abrão chegou com toda a casa. Portanto, era uma ocasião certa para adoração especial a Deus, que os havia conduzido com segurança. É por isso que marcamos vários feriados especiais: Natal, Páscoa, aniversários e outras ocasiões especiais com adoração especial e ofertas de agradecimento a Deus.

Mas parece haver uma segunda razão para essa adoração especial: a gloriosa e provável nova promessa de Deus: “À tua descendência darei esta terra”. Temos que entender o que isso significou para Abrão no contexto. Deus lhe havia prometido descendência. Ele não tinha descendência na época em que essa promessa foi feita. Ele já tinha setenta e cinco anos, e ainda assim teria filhos. E eles não apenas subsistiriam, não apenas sobreviveriam, não apenas viveriam como diaristas na terra; eles iriam prosperar. Na verdade, de alguma forma eles possuiriam toda aquela terra. E eles fizeram isso. Em Josué 24:2, em Siquém, no mesmo lugar, eles vieram e adoraram a Deus e marcaram tudo o que Deus havia feito por eles ao tirá-los do Egito tantos anos depois.

Abraão estava adorando a Deus e celebrando a fidelidade de Deus no passado, mas também algo novo: descendência, uma terra, uma esperança e um futuro. É fácil ver os paralelos para nós. Deus nos salvou e nos uniu ao Seu corpo de crentes, à Sua pequena parte do reino de Deus em nossa parte do mundo. Temos muitas bênçãos terrenas neste lugar: lares, famílias, filhos, netos e assim por diante. Temos uma igreja e uma escola e empregos e carreiras e assim por diante. Portanto, temos muito para olhar para trás e celebrar a fidelidade de Deus a nós, muito para olhar para trás e adorar a Deus por nos prover.

Mas temos mais do que isso. Também temos uma esperança e um futuro. Nesta igreja, somos abençoados por ter uma segunda geração e uma terceira geração e o início de uma quarta geração. Deus nos deu não apenas uma questão, mas também uma questão piedosa – crianças e jovens que têm um coração genuíno por Deus e pela igreja de Deus. Deus está levantando homens piedosos para liderar Sua igreja no futuro, e homens e mulheres piedosos para forjar o caminho a seguir.

Parece que a promessa de Deuteronômio 28 se tornou realidade para nós: O Senhor enviou uma bênção sobre tudo o que colocamos nossa mão coletiva. E Ele nos estabeleceu como seu povo santo neste lugar. Quando examinamos nossas vidas, vemos que nossos cestos e nossas amassadeiras foram abençoados, que o fruto de nossos ventres foi abençoado, que fomos feitos cabeça e não cauda. Esta é uma visão que foi dada ao nosso Pastor muitos anos atrás, quando ele era um estudante universitário, e aconteceu. Aconteceu não porque somos grandes, mas porque Deus é grande e cremos em Suas promessas e tentamos colocá-las em prática. Temos, embora imperfeitamente, tido o cuidado de prestar atenção aos mandamentos que o Senhor deu e de segui-los. Temos a bênção presente, mas também temos uma esperança e um futuro, um grande Deus para adorar e muito para celebrar.

E temos ainda mais a comemorar do que tudo isso. Temos a vida eterna em Jesus Cristo. Temos abençoada certeza de perdão. Temos o perdão do pecado. Temos um relacionamento restaurado com o Deus eterno como nosso Pai amoroso, com Jesus Cristo como nosso Redentor pela fé e com o Espírito Santo para viver em nós e nos mover a obedecer ao Senhor nosso Deus. Confiamos somente em Cristo para nossa salvação, e somos salvos. Ele nos segura em sua mão direita, e ninguém pode nos arrebatar. Nós, os eleitos de Deus, perseveraremos até o fim e iremos para a gloriosa adoração a Deus para sempre com todos os eleitos de todos os tempos e com todos os eleitos em nosso tempo em todo o mundo. Nós, amigos, temos muito o que comemorar, muito pelo que adorar a Deus. Vamos dar ao nosso Deus o sacrifício de louvor todos os dias ao considerarmos o que Ele fez e o que Ele fará por nós.

Vamos estudar Abraão um pouco mais. Vamos ver que ele, é claro, não era perfeito. Mas quero deixar claro que Abraão foi um grande homem – imperfeito, como vimos e veremos – mas grande, um homem de fé que viveu pela fé e obedeceu pela fé. Um homem engrandecido pelo chamado e bênção do Deus eterno. Devemos nos esforçar para ser como Abraão. Nós também podemos ser grandes, pois o Deus que o fez grande também é o nosso grande Deus. Ouçamos o chamado de Deus. Deixemos tudo e vamos para a terra que Deus nos mostrará, a Terra Prometida do céu eterno. Obedeçamos a Deus e vamos como Abraão foi. Vamos confiar em Deus e seguir Suas orientações ao longo do caminho e chegar. E habitemos na terra, adorando a Deus, que é digno de louvor e que fez grandes coisas por nós.

As promessas de Deus ao Seu povo são realmente grandes e confiáveis. Agarremo-nos a elas pela fé e vivamos uma vida de adoração a Deus, nosso Salvador. Amém!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem