O Testemunho de um Homem Morto

O Testemunho de um Homem Morto

Texto: Efésios 2:1-10

Introdução:

Somos chamados para ser testemunhas, não advogados. Uma testemunha é alguém que conta o que viu e ouviu. Um advogado é alguém que defende um caso. Somos testemunhas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Um cristão com um testemunho brilhante vale uma biblioteca cheia de argumentos. Precisamos aprender a dar nosso testemunho. Não precisamos ser teólogos para poder dar nosso testemunho.

Você se lembra do homem que nasceu cego que Jesus o curou? Os fariseus pularam no caso do cego. Eles estavam zangados porque este homem havia sido curado. Eles o encurralaram e lhe fizeram todo tipo de perguntas teológicas. O homem apenas disse: “Uma coisa eu sei; eu era cego e agora vejo”.

Um cristão com testemunho nunca está à mercê de um infiel com um argumento. Nosso testemunho é a coisa mais convincente quando testemunhamos e compartilhamos o Senhor Jesus Cristo. Vamos falar nesta noite sobre O Testemunho de um Homem Morto.

Existem várias verdades tremendas sobre o testemunho de um homem morto. Acredito que cada uma dessas verdades irá inspirá-lo.

Primeiro:

I. Precisamos Refletir Sobre Nossa Culpa Passada (Efésios 2:1-3)

- Aprendemos no versículo um que estávamos mortos. Cristo nos deu vida quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Quando as pessoas são salvas, elas precisam mais do que o perdão dos pecados, elas precisam de vida. Se você perdoa um homem morto, ele ainda continua morto.

- A morte na Bíblia não é a separação da alma do corpo. A morte na Bíblia é a separação da alma de Deus. Quando o homem se tornou pecador, ou quando éramos pecadores por natureza, éramos simplesmente nós mesmos sem Deus.

- Quando Adão pecou, ​​Deus saiu de Adão. Deus costumava viver em Adão. Deus habitava o espírito de Adão. Deus disse a Adão, se você me desobedecer, você vai morrer. Bem, Adão desobedeceu a Deus, ele morreu? Bem, você diz que sim, ele morreu porque Deus disse Adão, no dia em que você comer deste fruto proibido você morrerá.

- No entanto, a Bíblia também registra que ele viveu por centenas de anos. Deus disse que ele iria morrer. Ele morreu ou não? A resposta é sim. Ele morreu, mas como ele morreu? Ele morreu imediatamente no Espírito, morreu progressivamente em sua alma e finalmente morreu em seu corpo. Quando o Senhor saiu de Adão, ele foi depravado. Quando a vida saiu Adão, ele estava morto. Quando a luz se apagou de Adão, ele escureceu.

- Deus descreve todo homem, mulher, menino, menina, que estão sem Cristo, como mortos em delitos e pecado. Eles têm existência, mas não têm vida. Jesus veio para as pessoas que já existiam e disse: “Eu vim para que vocês tenham vida”. A vida eterna não significa existir para sempre. As pessoas viverão para sempre no inferno. A vida eterna significa ter Jesus.

- Jesus ressuscitou três pessoas dentre os mortos. Jesus ressuscitou dos mortos uma menina, filha de Jairo. Jesus entrou no quarto da menina que acabara de morrer. Enquanto ele entrava no quarto, eles riam dele com desprezo. No entanto, ele a pegou pela mão e disse-lhe para se levantar da cama.

- Mais tarde, Jesus ressuscitou o filho da viúva. Eles estavam a caminho do funeral com ele. Ele era um jovem. Jesus interrompeu o cortejo fúnebre e ressuscitou o filho daquela viúva dos mortos.

- A terceira pessoa que Jesus ressuscitou dos mortos foi Lázaro. Lázaro estava sepultado por quatro dias e a decomposição já havia se instalado. Jesus disse para remover a pedra. As pessoas disseram a Jesus para não fazer isso, pois o cheiro da morte estava lá. No entanto, Jesus disse para remover a pedra e ele o ressuscitou dos mortos.

- Dos três que Jesus ressuscitou dos mortos, qual estava mais morto? Estavam todos igualmente mortos. Morto está morto.

- Às vezes, olhamos para meninos e meninas que estão na idade da responsabilidade e expressamos como são doces. Se não formos cuidadosos, concluiremos que eles não estão mortos em seus delitos e pecados. No entanto, morto está morto. Podemos ver que Lázaro estava morto, mas a filha e o filho estavam igualmente mortos.

- Sabemos que um ladrão, um pervertido, um mentiroso, um adúltero e um bêbado estão mortos. No entanto, quero que você saiba que os meninos e meninas que estão em nossas igrejas, que estão na idade da responsabilidade e não conhecem Jesus, estão tão mortos quanto o pior ladrão de banco ou bêbado. Morto está morto, seja uma garotinha em seu quarto ou Lázaro em um túmulo. A Bíblia diz que estão mortos em delitos de pecado.

- Houve um tempo em que você e eu éramos diabólicos. Em Efésios 2:2, lemos: “nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência”.

- Os mortos-vivos neste mundo estão vivendo sob a ditadura do diabo. As pessoas que estão sem o Senhor Jesus Cristo falam sobre como se fossem livres. Eles não são nada livres. Eles são escravos. Eles são livres para fazer o que quiserem, mas não são livres para fazer o que deveriam. Eles não são livres para viver até que tenham o poder de Jesus em suas vidas. Jesus disse que veio para nos dar vida abundante. No entanto, as pessoas sem Cristo não estão apenas mortas, elas são diabólicas e desobedientes.

- O apóstolo Paulo diz: “do espírito que agora opera nos filhos de desobediência”. O homem é inerentemente desobediente e rebelde. Você já reparou que não é preciso ensinar uma criança a mentir? Você deve ensiná-los a não mentir. Você não precisa ensinar uma criança a roubar. Nossos filhos estão mortos, diabólicos e desobedientes.

- Em Efésios 2:3, aprendemos que também éramos depravados. Lemos: “entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”.

- Cada um de nós é pecador por natureza. Nascemos com uma natureza depravada. Davi disse nos Salmos: “em pecado me concebeu a minha mãe”. Antes mesmo de começarmos a escola, já sabíamos mentir e enganar. Nascemos com uma natureza depravada.

- A Igreja está se esforçando para dizer a todos aqueles que estão mortos em delitos e pecados, que há perdão e liberdade através de Jesus Cristo!

Em segundo lugar,

II. Precisamos Recordar Nossa Graça Presente (Efésios 2:4-5)

- “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus”

- Quando Cristo nos salvou, ele nos restaurou. Cristo nos deu vida. Enquanto estávamos mortos em pecado, Cristo nos vivificou juntos nele. A palavra, vivificado, significa reviver, restaurar e nos dar vida novamente.

- Esta é a razão pela qual a salvação deve ser pela graça. Você acha que um homem morto pode por si mesmo, voltar à vida? Lázaro, quando estava na sepultura, tinha algum poder para voltar à vida? Aquele jovem, que era filho da viúva, teria algum poder para ressuscitar? Aquela garotinha que estava morta tinha algum poder para voltar à vida?

- Se Deus não tomasse a iniciativa, nenhum de nós seria salvo. Isso não é verdade? O Senhor tomou a iniciativa de ressuscitar os mortos fisicamente, e o Senhor tomou a iniciativa de nos ressuscitar espiritualmente.

- A maioria das pessoas não entende que é preciso um milagre para uma pessoa ser salva. Como você ressuscitaria um homem morto? Vamos supor que houvesse um homem morto em sua igreja. Primeiro, podemos dar-lhe um exemplo de como um morto deve viver. Poderíamos fazer flexões e caminhar para ver se isso teria impacto sobre ele. Você acha que um exemplo ressuscitaria um homem morto? Não! No entanto, a maioria das pessoas pensam que Jesus veio como um exemplo. A salvação não vem de aprender lições da vida de Cristo, mas sim de receber vida da morte de Cristo. Jesus não é um exemplo porque ele seria um exemplo para aqueles que são salvos, mas não para aqueles que estão mortos. Não é possível que você possa ressuscitar um homem morto através do exemplo.

- Poderíamos colocar o morto em um ambiente poderoso. Poderíamos manter uma sala cheia de pessoas vivas que faria dele um homem vivo. Esta é a maneira que eles tentam lidar com o problema do pecado. Você coloca um homem morto em uma sala cheia de pessoas vivas e ver se isso o traz à vida. Meio ambiente não é a resposta. No melhor ambiente que este mundo já conheceu, o Jardim do Éden, Adão e Eva caíram em pecado.

- Poderíamos tentar um monte de encorajamento. Poderíamos encorajá-lo a se levantar, voltar à vida. Poderíamos dizer: “Você tem isso em você! Abra seus olhos! Levante-se!" Muitos cultos da igreja são simplesmente grandes comícios de ânimo. Eles pensam que devem encorajar uns aos outros a fazer melhor e viver melhor. As pessoas entram pelos corredores das igrejas, colocando as mãos nas mãos dos pastores, dizendo: “Vou ser um homem melhor porque você realmente me encorajou hoje”. Você não pode encorajar um homem morto e torná-lo um homem vivo; essa não é a resposta.

- Podemos tentar usar a educação para tentar ressuscitar este homem morto. Nós poderíamos dar a ele, As dez lições de vida.” Poderíamos dizer: “Leia este livro”. Você vê a futilidade em tudo isso? Você sabe o que é preciso para ressuscitar um homem morto? Um milagre! Foi preciso um milagre para salvar você e eu. Nossa salvação é tão grande quanto o milagre da ressurreição, quando Cristo se levantou e saiu da sepultura.

- O que é essa graça? Aprendemos primeiro, que fomos restaurados. Em segundo lugar, fomos ressuscitados. Em Efésios 2:6, lemos: “e nos ressuscitou juntamente com ele”. Quando Nosso Senhor nos salva, quando nos dá a vida, não nos deixa na sepultura. Quando Jesus falou com Lázaro enquanto ele estava na sepultura, ele disse: “Lázaro, vem para fora!” Ele queria que Lázaro não apenas tivesse vida, mas também liberdade, que saísse daquela sepultura, que fosse ressuscitado.

- Nosso Senhor nos dá poder para viver a vida cristã. Nosso testemunho diz a todos que Cristo nos salvou e nos deu o poder de viver uma vida cristã vitoriosa. Ele quebra o poder do pecado cancelado e liberta o prisioneiro. Deus me dá força e poder dia a dia.

- Graças a Deus pela graça do Senhor Jesus Cristo, que não apenas nos restaurou e nos ressuscitou, mas hoje nos permite descansar em lugares celestiais. Nós “e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus”

- Que diferença entre as pessoas que não entendem a graça de Deus e as pessoas que entendem a graça de Deus. Aqueles que não entendem a graça de Deus estão trabalhando arduamente tentando ganhar um pedaço de propriedade no céu.

- Nosso texto afirma que estamos sentados agora mesmo nas regiões celestiais. Nós não temos que esperar até que morra para ir para o céu. Estamos agora sentados nas regiões celestiais. O Celestial não é um lugar que visitamos de vez em quando; deve ser nossa morada permanente.

- O que são regiões Celestiais? Há pouca diferença entre o Céu e os Celestiais. O celestial é a esfera da vitória, onde cada cristão vive dia a dia. O Senhor Jesus, de acordo com o Livro de Efésios, ressuscitou e está sentado à direita do Pai nos Céus. Quando Jesus morreu, nós morremos com ele. Quando ele saiu da sepultura, saímos com ele espiritualmente. Quando se assentou, nos assentamos com ele.

- Você sabe o que o Senhor Jesus Cristo está fazendo agora? Ele está descansando em seu trabalho consumado. Você sabe o que estou fazendo? Estou descansando com ele em seu trabalho consumado. Você aprendeu a descansar no Senhor Jesus Cristo? Se não, você não entende o que é simplesmente deitar nos braços do Senhor Jesus Cristo e descansar em seus braços.

- Você sabe onde Paulo estava quando escreveu Efésios? Ele estava na prisão. No entanto, este livro não cheira como se tivesse sido escrito na prisão! Sentimos o cheiro do ar do Céu.

- Aprendemos muito sobre a graça de Deus e o milagre da salvação. Estávamos mortos, depravados e escurecidos. No entanto, Cristo nos ressuscitou aos lugares celestiais para descansar nEle. Chegamos agora ao último aspecto do testemunho de um homem morto:

III. Precisamos Compreender Nossa Glória Futura (Efésios 2:7-10)

- Por que Deus faz isso? “para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

- Paulo escreve sobre os séculos vindouros. Ele explica o propósito do Senhor para nós na eternidade. Na eternidade, seremos parte de uma grande exibição, que Deus nos salvou por sua graça. O propósito de Deus é encontrado nas eras vindouras, para que ele possa mostrar as abundantes riquezas de sua graça.

- Deus quer mostrar sua graça. O propósito de Deus e o plano de Deus estão ligados. Em Efésios 2:8-9, aprendemos que o plano de Deus coincide com o propósito de Deus. Qual é o propósito dele? Seu propósito no versículo sete é mostrar sua graça. No versículo oito, Paulo diz: “Porque pela graça sois salvos e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

- Deus diz que não compartilhará sua glória com outro. Se você pudesse ser salvo por boas obras, então você poderia se gabar disso. Se você é salvo pela graça de Deus, então você tem que dar a Deus toda a glória. Se você é salvo pela graça, então as obras não têm nada a ver com isso. Se houvesse uma corrente de dez mil elos pela qual você estivesse suspenso, e apenas um elo dessa corrente foi feito de papel crepom, quão seguro você estaria? Se um elo da corrente da salvação depender de você, você nunca conseguirá.

- Sou grato por saber que Deus não está nos observando para ver se conseguimos. Não somos salvos pelo mérito do homem, mas pela misericórdia de Deus; não pela bondade do homem, mas pela graça de Deus.

- Essa graça não é apenas graça salvadora, mas é graça santificadora. Algumas pessoas entendem porque pensamos que somos salvos pela graça de que isso não faz nenhuma diferença em como vivemos.

- Em Efésios 2:10, afirma: “somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras”. Temos graça salvadora, graça santificadora e graça vivificadora.

- A graça de Deus nunca nos abandona. Eu acredito na segurança eterna. Como consegui? Eu consegui pela graça. Como faço para mantê-la? A graça que me salvou é a graça que me mantém. Se eu consegui por obras, então se minhas obras falharem, eu a perco. Se eu consegui pela graça, você é salvo pela graça e guardado pela graça.

- Temos graça salvadora, graça santificadora, graça vivificante e graça segura. Temos confiança na graça de Deus. Sabemos que estamos salvos e sentados nos lugares celestiais.

- Somos salvos pela graça por meio da fé. É a graça que nos salva e a fé simplesmente alcança e toma posse da graça de Deus. A fé é a nossa mão estendendo-se e dizendo: eu creio e quero ser salvo. Quando a mão da graça de Deus encontra a sua mão de fé, isso é salvação!

- Até a fé que temos é um dom de Deus. Nenhum de nós de nossos corações depravados, diabólicos, desobedientes e mortos, possui a fé para nos salvar. De onde vem essa fé? Deus coloca a fé em nossos corações. Esta é a razão pela qual qualquer um pode ser salvo.

- Nosso texto afirma: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

- Por que Deus me salvou? Qual era o plano de Deus? Qual foi a graça de Deus? Deus me criou para boas obras, as quais antes ordenou que eu andasse nelas. Por que fazemos boas obras? Fazemos boas obras, não para sermos salvos, mas porque fomos salvos. Você não é salvo pela fé e pelas obras, mas é salvo pela fé que funciona.

- O propósito de Deus e o plano de Deus resultam no louvor de Deus.

- Novamente, versículo nove, “não vem das obras, para que ninguém se glorie”; versículo sete, “para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça”. Este é o resumo de nossa biografia espiritual: 1) O que fomos, culpa passada; 2) O que somos, graça presente; e, 3) O que seremos, glória futura. Isso é o que torna o cristianismo diferente de qualquer outra religião. Graças a Deus pela graça de Deus!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem