Jesus e as Multidões - Sermão Expositivo de Mateus 4:23-25

Jesus e as Multidões - Sermão Expositivo de Mateus 4:23-25

Sermão Expositivo de Mateus 4:23-25

Texto: Mateus 4:23-25

Introdução: A história é contada sobre Shah Abbis, um monarca persa que amava muito seu povo. Para conhecê-los e entendê-los melhor, ele se misturava com seus súditos em vários disfarces. Um dia ele foi como um homem pobre aos banhos públicos e em um minúsculo porão sentou-se ao lado do fogueiro que cuidava da fornalha. Quando chegou a hora de comer, o monarca compartilhou sua comida simples e conversava com seu solitário súdito como amigo. Ele o visitou várias vezes e o homem começou a amar o monarca. Um dia, Shah Abbis disse que ele era o monarca, esperando que o homem pedisse algum presente a ele. Mas o fogueiro ficou olhando para seu governante com amor e admiração e então falou: "Você deixou seu palácio e sua glória para se sentar comigo neste lugar escuro, para comer de minha comida rústica, para se preocupar se meu coração está feliz ou triste. A outros, você pode ter dado presentes valiosos, mas a mim você se deu, e só me resta orar para que você nunca retire o presente de sua amizade”

Jesus deixou seu palácio e sua glória para vir a este mundo escuro e pecaminoso para servir ao homem. Filipenses 2:5-7. O próprio Jesus viu seu papel em termos de ser um servo: Mateus 20:28. A passagem desta noite apresenta três maneiras pelas quais Jesus veio para servir. A passagem, no entanto, faz muito mais do que simplesmente nos dizer as maneiras pelas quais Jesus serviu - ela mostra as maneiras pelas quais Jesus serve às massas que veio salvar.

Mateus escreve esta passagem com dois propósitos:

1. Esta passagem resume todo o ministério de Jesus. Em todo o Evangelho de Mateus, Jesus é apresentado como aquele que prega, aquele que cura e aquele que é seguido. Na época de Mateus, os livros eram muito caros porque tinham que ser copiados à mão. Portanto, a maioria das pessoas não tinha livros e o público se reunia em torno de pessoas que tinham livros para ouvi-los lê-los. Portanto, muitos livros antigos contêm declarações resumidas como essa para ajudar as pessoas a ter uma ideia de todo o livro. Embora você e eu tenhamos Bíblias que podemos folhear e ler, declarações resumidas como essa nos ajudam a entender o plano de todo o livro.

2. Essa passagem serve como pano de fundo imediato para o Sermão da Montanha. Duas partes do texto desta noite servem como material de base para o Sermão da Montanha.

- Primeiro, somos informados de que Jesus foi por toda a Galileia "ensinando nas sinagogas" (verso 23); em 5:2, somos informados de que Jesus ensinou seus discípulos.

- Em segundo lugar, somos informados de que Jesus ganhou muitos discípulos (verso 25); em 5:1, somos informados de que Jesus viu grandes multidões e chamou seus discípulos para ensiná-los.

Esta noite, queremos examinar este resumo do ministério de Jesus a fim de vê-lo claramente como um servo.

I. Jesus é um Pregador. V. 23

A. Somos informados de que Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas sinagogas. Faz todo o sentido que Jesus ensinasse nas sinagogas. A sinagoga judaica surgiu durante o cativeiro da Babilônia, quando os judeus foram separados do Templo em Jerusalém. Judeus devotos queriam um lugar onde pudessem se reunir para adoração, e a sinagoga oferecia uma oportunidade para isso. O objetivo principal da sinagoga não era a adoração, mas a instrução da lei. A sinagoga era um lugar onde o judeu comum podia ir, ouvir a Lei e obter compreensão da Vontade de Deus. Philo, o filósofo judeu nascido cerca de 15 anos antes de Jesus, referia-se às sinagogas como “casas de instrução, onde a filosofia dos pais e todos os tipos de virtudes eram ensinados”. Portanto, a sinagoga judaica era o lugar perfeito para Jesus ensinar.

B. Mateus não apenas nos diz que Jesus estava ensinando nas sinagogas, mas também "proclamando o evangelho do reino". O ministério de pregação de Jesus era todo sobre o reino de Deus: Mateus 4:17. Nos três capítulos do texto - o que chamamos de “Sermão da Montanha” - Jesus descreve com precisão o que significa fazer parte do reino.

C. Mateus certamente parece fazer uma distinção entre ensino e pregação. No Novo Testamento, “ensino” se refere à instrução dos crentes. Mateus 5:1-2: Observe que Mateus diz que Jesus ensinou seus discípulos. Os apóstolos deveriam ensinar aos discípulos que fizeram a observar tudo o que Jesus havia ensinado (Mateus 28:19-20).

D. No Novo Testamento, “pregar” se refere à instrução daqueles que precisam ser convertidos. Observe a descrição que Mateus dá do ministério de João (Mateus 3:1); João está pregando a necessidade de arrependimento. Filipe foi a Samaria e pregou o Cristo a eles (Atos 8:5); os samaritanos então creram e foram batizados (Atos 8:12).

E. O que a diferença entre ensinar e pregar tem a ver conosco hoje?

1. Isso nos diz que mesmo aqueles que foram convertidos precisam de mais ensino.

- Jesus não foi simplesmente às sinagogas e disse: "Vocês conhecem as Escrituras, então não precisa de mais instruções". Em vez disso, ele explicou a Lei a esses judeus. Ele o fez na sinagoga de Nazaré: Lucas 4:16-21. Mesmo aqueles de nós que vieram a Cristo precisam conhecer o ensino das Escrituras. Em Neemias 8, Esdras levou o povo a se comprometer novamente com a lei. Neemias lista os nomes dos homens que estavam perto de Esdras lendo a lei. Lemos então que “leram claramente no livro, na Lei de Deus, e deram o sentido, para que o povo entendesse a leitura” (Neemias 8:8). Paulo disse a Timóteo que em Éfeso ele deveria “ordenar e ensinar estas coisas” (1 Timóteo 4:11).

2. Porque precisamos ser ensinados, precisamos ter um desejo sincero de ser ensinados.

- Antigamente, era dito que nós, nas igrejas de Cristo, éramos “o povo do Livro”. A implicação era que éramos um povo bem instruído que conhecia bem as Escrituras.

- O mesmo poderia ser dito de nós nestes dias? Estamos ocupados demais para vir estudar a Bíblia no domingo de manhã ou na quarta à noite? Eu sei que muitos de vocês têm problemas para estar em ambos os cultos de ensino. Isso é outra coisa. Mas, há muitos que não têm problemas de saúde que simplesmente não se preocupam em ser ensinados por uma razão ou outra. Nós regularmente gastamos tempo estudando as Escrituras quando não estamos reunidos para que possamos conhecê-las?

- Muitos santos do passado servem como exemplos do desejo de conhecer as Escrituras. Paulo, sabendo que sua vida estava para acabar, diz a Timóteo-2 Timóteo 4:13. Não sabemos ao certo o que eram os "livros e pergaminhos", mas certamente parece provável que fossem, pelo menos em parte, Escrituras. Davi implora a Deus que o ensine: Salmo 25:4-5. Um conhecido pregador denominacional, quando era muito velho para subir ao púlpito, levantava-se todas as manhãs para preparar um sermão, embora nunca pregasse. Ele fez isso até o dia de sua morte, porque estava convencido de que precisava conhecer as Escrituras. Se um homem apanhado no erro tinha o desejo de conhecer as Escrituras, o que isso nos diz? Desejamos conhecer as Escrituras?

II. Jesus é um Médico. V. 23b-24

A. Mateus aqui demonstra que Jesus é o "grande médico". Jesus curou “todas as doenças e enfermidades entre o povo”. Você não gostaria de encontrar um médico que pudesse curar todas as doenças e enfermidades? Porque Deus projetou o corpo humano com tanta complexidade, é necessário que os médicos se especializem em campos específicos. Nem todo especialista é capaz de salvar todos os casos apresentados a ele. Jesus, entretanto, cura todas as doenças e enfermidades.

B. Como Jesus estava curando tantas pessoas, sua fama se espalha até a Síria. Jesus é um médico tão bom que sua fama se espalhou fora da Galileia e chegou até a Síria. A Síria era um território ao norte da Galileia; muitos judeus estavam aparentemente vivendo nesta região durante o ministério de Jesus e eles levavam seus enfermos para ele. Se você soubesse, sem dúvida alguma, que alguém pode curar seu ente querido, não faria tudo ao seu alcance para levar esse ente querido para a pessoa que poderia curá-lo?

C. Mateus menciona o tipo de doenças que Jesus curou - várias doenças e dores, possessão demoníaca, epilepsia e paralisia.

D. O que há nesta passagem para nós?

1. Vemos que Jesus cuida de toda a pessoa.

- Às vezes, temo que tenhamos essa imagem de que Jesus só se preocupa com doenças espirituais. Não pode haver dúvida de que o espiritual é muito mais importante do que o físico. Jesus veio “para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). Jesus nos ensinou a valorizar o espiritual mais do que o físico - Mateus 16:26. No entanto, a cura de doenças físicas por Jesus demonstra o quão importante é o físico.

- Deus se preocupa profundamente com nossas necessidades físicas. Ao ensinar seus discípulos a orar, Jesus disse: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11); se Deus não se importa com nossas necessidades físicas, por que Jesus nos ensinaria a orar para que tenhamos comida suficiente para comer? Tiago 5:14-15: se Deus não se importa com nossas necessidades físicas, por que ele inspirou Tiago a escrever essas palavras?

2. Porque Jesus se preocupa com toda a pessoa, a igreja deve cuidar de toda a pessoa.

- Mateus 25:35-36. O lugar onde passaremos a eternidade é parcialmente determinado por quão bem cuidamos dos necessitados. Quando Ágabo predisse sobre a grande fome, os irmãos em Antioquia decidiram enviar socorro aos irmãos que viviam na Judéia (Atos 11:28-30). Gálatas 6:10. Estamos fazendo bem a todos os homens?

III. Jesus é um Padrão. V. 25

A. Pessoas de todos os lugares foram e começaram a seguir Jesus. É bastante óbvio a partir deste texto que devemos pensar que eles seguem Jesus como discípulos; observe 5:1. Lembre-se de que o termo “discípulo” não se refere apenas aos Doze, mas se refere a qualquer pessoa que foi a um rabino para ser ensinado. Os apóstolos foram instruídos a fazer discípulos em todo o mundo (Mateus 28:19). Essas multidões olham para Jesus como um PADRÃO, um mestre.

B. Jesus é o PADRÃO perfeito para nós.

 - 1 Pedro 2:21b. No contexto, Pedro escreve especificamente sobre como sofrer - os cristãos a quem ele escreveu poderiam aprender como sofrer pela justiça olhando para Jesus. No entanto, Jesus viveu tão perfeitamente em sintonia com a vontade de Deus, que ele serve como um padrão perfeito para nós.

- 1 João 2:6. Jesus nos ensina como orar, como amar, como vencer a tentação, como ter compaixão; ele é o PADRÃO perfeito.

C. Um homem disse uma vez: "A vida de um homem é sempre mais forte do que sua palavra. Quando os homens o avaliam, consideram seus atos como Reais e suas palavras como centavos. Se sua vida e doutrina discordam, a massa de espectadores aceita sua prática e rejeita sua pregação”. Jesus nos ensinou muitas coisas com suas palavras, mas ele sempre as colocou em prática.

Conclusão: Estamos seguindo suas palavras e sua prática? E diante dos outros? Estamos dando um exemplo positivo a ser seguido pelos outros? Somos um PADRÃO? Você precisa vir a Jesus, seguir seu padrão e permitir-se ser um padrão para os outros?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem