Poupe Forças, Tempo E Decepções

Poupe Forças, Tempo E Decepções
Texto base: 1 Samuel 30:6
Introdução: Uma guerra estava para ser travada entre Israel e os filisteus, e Davi que habitava de favor na terra dos filisteus para fugir de Saul, estava exilado em Ziclague com seu bando [1 Samuel 27:5,6] foi convidado pelo rei Aquiz que subisse junto, mas na retaguarda para pelejar contra israel. Assim Davi partiu junto [1 Samuel 29.2]

Mas quando chegaram ao lugar da batalha os príncipes dos filisteus ficaram surpresos [1 Samuel 29:3,4,5] com a presença de Davi e ficaram com receio que Davi lutasse. Temendo que no meio da batalha ele ficasse do lado de Israel, e mandou que despedisse e assim o rei Aquiz o fez [1 Samuel 29:9,10,11] Davi então partiu com seu bando, mas depois de três dias de viagem chegaram em sua cidade e estava tudo destruído e queimado. Os Amalequitas tinham dado contra a cidade e levaram as famílias vivas embora com eles. O texto diz que todos os homens choraram tanto a ponto de não terem mais forca para chorar.

1 - A Primeira Lição - Deus Poupou A Davi De Lutas Que Não Era Dele

Muitas vezes estamos entrando em situações que não era para entrar, e com isso perdemos nossa paz, nossa alegria e até nosso animo de servir ao senhor. Muitas vezes estamos nos metendo em conversas da vida de outros e acabamos que contaminados em nossa mente e nos esquecemos de cuidar de nossa própria vida. Sua “ziclague” e sua casa, família, ministério, igreja, irmãos. Cuidado ao estar cuidando da vida de outros e sua “ziclague” sendo destruída.

2 - A Segunda Lição - Quando Deus Pedir Para Sair De Uma Situação; Obedeça.

Se Deus poupou você de situações é porque ele sabe que amanhã você terá que enfrentar as suas próprias lutas. Se Davi estivesse resolvendo um problema que não era dele voltaria cansado e não teria forças para enfrentar as suas próprias guerras. Tem muito crente cansado por aí, mas não e de servir ao senhor, e sim porque se envolveu com situações que Deus falou para ele não se envolver e ele entrou. Agora está aí sem forças, murmurando de tudo e de todos e depois culpa alguém de seus erros.

3 - Terceira Lição - A Bíblia Nos Pede Em [Efésios 6:11] Estarmos Preparados Para O Dia Mal.

A Bíblia pede para que eu esteja preparado para o dia mal! Concordo e temos que estar, mas tem mal que é nos que o atraímos, para dentro de nossas casas, relacionamento, emprego, com irmão. Se estivermos vigiando e cuidando das coisas que Deus colocou em nossas mãos, já e o bastante para preencher o nosso tempo. Mas eu fico tão surpreso com pessoas que não cuidam de sua “ziclague” e tem tempo de cuidar da Ziclague dos outros.

4 - Quarta Lição - A Bíblia Diz “O Choro” Dura Uma Noite E Alegria Vem Pela Manhã. Salmos 30.5

Chorar com certeza iremos, mas todo choro tem um propósito de aliviar a dor que estamos passando por causa das lutas que enfrentamos. Mas tem crentes que estão chorando com situações que eles mesmos construíram. Nunca entre em uma guerra que não e sua para você não se machucar. Deus não precisa da ajuda de ninguém. Orar e a melhor coisa nesta hora e Deus fortalecera a pessoa na fé.
Por querer ajudar acabamos nos decepcionando com tal situação. Pergunte antes a Deus se é tratamento dele com a pessoa e fica na sua.

Guarde estas quatros lições

1. Não entre em situações que não são de sua conta.
2. Guarde suas forças para enfrentar suas próprias lutas.
3. Cuidado para não perder tempo e forca hoje com situações que não são suas; e amanhã reclamar que não tem tempo e nem forca para as tuas.
4. Faça seu choro valer a pena.

Deus abençoe

Pr. Daniel Tsumuraya - Japão 9 de março 2016

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Estes Esboço tem mé ajudado muito porque existe momentos quê agente não sabê nem por onde começar uma pregação devido a correria do dia a dia aí Deus colocá pessoas usada para nós ajudar obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito pra preparar meu cultos obrigado seus esboços são uma bênçãos continue a paz

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito pra preparar meu cultos obrigado seus esboços são uma bênçãos continue a paz

    ResponderExcluir
  4. Foi bom o estudo. Gostei. Podem mandar no meu e-mail?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem