Eu Sou A Porta

Eu Sou A Porta
Quebra gelo: Mostre a imagem de uma porta e pergunte: qual é a importância de uma porta em nosso dia-a-dia? Que problemas enfrentaríamos se elas não estivessem presentes?

Introdução: A porta é um objeto muito importante do nosso dia-a-dia. Ela é uma via de acesso que nos permite entrar e sair dos mais diversos lugares. Sem ela, nossas vidas seriam muito dificultosas e limitadas. A palavra “porta” também pode ser usada em sentido metafórico, por exemplo, quando dizemos que “uma porta se abriu para mim”. Nesse contexto, tem como significado “oportunidade”.

Em João 10.9, Jesus afirma, metaforicamente, ser a porta. Na lição de hoje, vamos aprender sobre o significado dessa afirmação para as nossas vidas.

Texto-base: João 10:7-9
Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem

1. Eu sou a porta

Ao afirmar ser a porta, Jesus estava querendo dizer que é a via de acesso e a oportunidade. Via de acesso a quem? Oportunidade de que? Via de acesso a Deus Pai e oportunidade de salvação. Repare que, nesse sentido, ele não diz ser uma porta, ou uma das portas. Sua afirmação é exclusivista: Eu sou a porta; Eu sou o único acesso a Deus.

Por causa do pecado, o ser humano está separado de Deus e condenado. Apenas através de Jesus ele pode voltar para Deus. Por isso Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (João 14:6). Apenas através de Jesus o ser humano pode ser reconciliado com o Pai e absolvido da condenação. A Bíblia diz, em Romanos 5.1 e 8.1: “Tendo sido, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes” e “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

Pergunta: Você reconhece que Jesus é a via de acesso a Deus e a oportunidade de salvação?

2. Se alguém entrar por mim, será salvo

Reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente. Isso não faz com que acessemos a Deus e tenhamos a salvação. Para isso, é necessário dar um passo e entrar por ele. Estar perto da porta também não é suficiente. Aquele que está a 5 cm da porta está em situação igual à daquele que se encontra a 5 km: não entrou por ela. Reconhecer que Jesus é o salvador e ter simpatia por ele não é suficiente. É necessário se comprometer com ele em fé.

Não há outra via de acesso. Ele é a oportunidade. Para todas as pessoas e em qualquer circunstância, Ele oferece o convite de entrada para a vida eterna e abundante que só Deus pode dar.

Pergunta: Você já entrou pela porta ou está apenas perto dela?

3. Entrará, e sairá, e achará pastagem

No contexto de João 10.9, Jesus está comparando o relacionamento com os seus discípulos ao relacionamento de um pastor com suas ovelhas. No versículo 7, ele afirma ser a porta das ovelhas. Para entrar, então, em seu aprisco, é necessário passar por ele. Esse aprisco é a igreja, que é a reunião das ovelhas de Jesus.

Pergunta: O que significa entrar e sair do aprisco de Jesus?

Ao falar sobre entrar e sair, Jesus quis dizer que suas ovelhas não poderiam ficar acomodadas ao conforto e segurança do aprisco. Como acontece com ovelhas de verdade, ele as conduziria para fora do aprisco, onde encontrariam pastagem e poderiam correr, se alimentar e descansar.

Em Mateus 5.13-16, Jesus diz que seus discípulos são o sal da terra e a luz do mundo. Assim como o sal não cumpre a sua função ficando dentro do saleiro, nem a luz debaixo de uma vasilha, as ovelhas de Jesus não cumprem a sua função ficando apenas no aprisco. Se do lado de fora do aprisco, acima da porta, há uma placa em que está escrito “venham” (“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”, Mateus 11.28), do lado de dentro, há outra placa dizendo “vão” (“Vão e façam discípulos de todas as nações”, Mateus 28.19). Os discípulos de Jesus são chamados a fazer diferença neste mundo, levando outras pessoas a também passarem pela porta. E, aonde quer que estejam, seja dentro ou fora do aprisco, não faltará o cuidado e a provisão do pastor.

Pergunta: Se você já entrou pela porta, tem saído por ela para apresentá-la a outros que ainda não passaram por ela?

Conclusão: Sem uma porta, a vida é restrita. Jesus é a porta. Aquele que entra por ele encontra salvação e a verdadeira vida abundante. Assim,
  • Entre pela porta. Assuma um compromisso de fé com Jesus;
  • Saia pela porta. Não fique no conforto do aprisco, guardando-o apenas para você.
  • Apresente Jesus a outras pessoas para que elas também possam desfrutar da salvação.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito muita dificuldade essa mensagem de João capítulo 10 eu quero cada dia entrar por essa porta em busca de pastos verdejantes e sair por essa porta para formar discípulos e falar desse Jesus que sempre mostra uma porta quando não há mais saída mensagem. Data 11/02/o 2022

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem