Um Dia para Lembrar

Um Dia para LembrarTexto: 2 Timóteo 2:7-8

"Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho”.

Introdução: Hoje eu quero encoraja-los a lembrar do nosso Salvador Jesus Cristo. Assim como sempre lembramos aqueles que partiram antes de nós, nos lembramos de que Ele foi preparar um lugar para nós. Há quatro coisas muito importantes que a Bíblia nos diz a respeito de Cristo que podemos lembrar hoje.

Neste dia para lembrar, em primeiro lugar nós podemos...

I. Lembrar a provisão de Cristo (Mateus 16: 8-10)

Ciente da discussão deles, Jesus perguntou: "Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?".

A. Aqui vemos uma figura que os discípulos de Cristo simplesmente não conseguiram "captar". Nesta passagem Jesus está advertindo-os para ter cuidado com os fariseus e os Saduceus, porque o ensinamento deles era contrário à Palavra de Deus. Mas a ilustração que Jesus usou os fez perceber que eles não levarão pão, e os discípulos começaram a se preocupar.

B. Em seguida, Jesus lembrou-lhes como Ele providenciou para eles, Ele perguntou: "Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?".

C. Aqui Jesus está lembrando-lhes que Ele vai suprir suas necessidades. Ele é suficiente para cuidar deles, assim como havia feito no passado.

D. Eu acredito que muitos de nós precisamos ser lembrados da provisão de Deus de tempos em tempos. Não importa qual é a necessidade. Ele é capaz de lidar com ela. Na carta de Paulo aos Filipenses, ele escreve: "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Não foi uma promessa apenas para a igreja em Filipos, é uma promessa para nós hoje.

Não só podemos nos lembrar da provisão de Cristo, mas também podemos...

II. Lembrar o amor de Cristo

Efésios 2:4-7 4 “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus”.

Romanos 5: 8 “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”.

A. Por causa de Seu grande amor por nós, Ele nos deu vida, mesmo estando nós mortos.

B. Por causa do Seu grande amor por nós, Ele nos fez assentar com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

C. Por causa de Seu grande amor por nós, Ele mostrará as riquezas da Sua graça manifestada a nós em Sua bondade.

D. Por causa de Seu grande amor por nós, sabemos o que é o amor realmente e o que está em causa.

III. Lembrar o sacrifício de Cristo

1 Coríntios 11:23-25 ​​“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.

A. Por causa do Seu sacrifício, todas as nossas necessidades são supridas.

1. Acabamos de observar o fato de que Jesus vai atender às nossas necessidades neste mundo, quanto as nossas necessidades materiais. Mas por causa do Seu sacrifício, Ele faz muito mais.

2. Ele conhece às necessidades de nossos corpos físicos.

3. Ele conhece as nossas necessidades emocionais. Salmo 147:3 diz que Ele "sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas”.

C. Jesus nos ordena lembrar-se Dele. Cada vez que compartilharmos a comunhão juntos, estamos nos lembrando do Seu sacrifício - Seu corpo e o Seu sangue derramado.

IV. Lembrar a Volta de Cristo

(Apocalipse 3:3 "Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei").

A. Nesta passagem, a igreja de Sardes está sendo abordada. Eles estão sendo informados de apesar de terem nome de estarem vivos, eles estão mortos. Em seguida, eles são orientados a despertar e fortalecer o que resta e está prestes a morrer.

B. Esta é uma igreja que uma vez estava em chamas para Deus e que fizeram da prioridade de Deus a prioridade deles. Mas eles perderam o fervor. Eles caíram e estavam mortos.

Jesus está dizendo a ACORDA! Nós não sabemos quando Ele virá! Temos de estar vigiando e esperando.

E. Lucas 12: 35-46 “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá. Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Então Pedro perguntou: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis”.

Conclusão: Neste dia para lembrar nós lembramos as quatro coisas importantes que nunca devemos esquecer. Eu desafio você a guardá-las em seu coração hoje.

Será que você tem necessidades em nossas vidas? Lembre-se da provisão de Cristo.

Será que você se sente deprimido e confuso? Lembre-se do amor de Cristo.

Você sente dor e solidão? Lembre-se do sacrifício de Cristo.

Se sente longe dEle e espiritualmente estagnado? Lembre-se do retorno de Cristo.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem