Autoridade e Submissão

Autoridade e SubmissãoTexto: Êxodo 17.8-13

Introdução: O princípio da autoridade espiritual, tão negligenciado na sociedade em que vivemos, é ferramenta imprescindível para que as bênçãos de Deus sejam liberadas. A quebra destes princípios gera maldições.

Vejamos quatro atitudes de quem se submete a uma autoridade espiritual:

1. É obediente - Obedece a uma autoridade espiritual, ouve voz de comando - "Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro" (Ex 17.9, 10).
Veja esta expressão bíblica "Fez Josué como Moisés lhe dissera", demonstrando total obediência.
Josué foi diligente, isto é, agiu com prontidão fazendo a coisa certa de maneira correta.
2. É servo - Sempre está disposto a servir e se submete a uma autoridade espiritual - "Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus" (Ex 24.13).
Veja a expressão: “seu servidor”.
Veja também o texto a seguir que comprova o caráter de Josué: "Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo" (Js 1.1).
3. É Próximo - É uma pessoa de relacionamentos e quer estar junto à autoridade espiritual - "Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus, 14 disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos a vós outros. Eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão se chegará a eles" (Ex 24.13, 14).
Deseja um discipulado profundo através de um relacionamento autêntico.
4. É submisso - Não participa de rebelião contra a autoridade espiritual - "E os seus filhos Nemuel, Datã e Abirão; estes, Datã e Abirão foram escolhidos pelo povo. Eles se revoltaram contra Moisés e Arão e se juntaram com os seguidores de Corá, na revolta contra Deus, o SENHOR" (Nm 26.9).

O Resultado da quebra do princípio da autoridade:

"e também o que fez com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Ruben. Na presença de todos a terra se abriu e engoliu os dois, junto com as suas famílias, barracas, empregados e animais" (Dt 11.6).

Os rebeldes habitam em terra estéril: “Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Sl 68.6).

Vejamos o resultado do cumprimento dos princípios acima descritos:

1. Autoridade - Quem está debaixo de autoridade recebe autoridade e respaldo -"Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés" (Dt 34.9).
2. Profundidade espiritual - Participa de experiências espirituais profundas - "Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares. Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus, disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos a vós outros. Eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão se chegará a eles" (Ex 24.12-14).
3. Honra - Adquire o respeito de todos - "Naquele dia, o Senhor engrandeceu a Josué na presença de todo o Israel; e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado a Moisés" (Js 4.14). Veja também: Js 1.16-18.
4. Família alinhada com Deus - Toda a casa de Josué servia ao Senhor, pois o tinha como exemplo – “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).
5. Vitórias - A conquista de grandes vitórias e realizações de sonhos - "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais" (Js 1.5, 6);
"E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada" (Ex 17.13).

Josué morreu após uma grande obra realizada: A conquista da terra e a organização do povo como nação e divisão da terra entre as tribos e famílias - "Depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu com a idade de cento e dez anos. Sepultaram-no na sua própria herança, em Timnate-Sera, que está na região montanhosa de Efraim, para o norte do monte Gaás. Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que sabiam todas as obras feitas pelo Senhor a Israel" (Js 24.29-31).

Conclusão: O Reino de Deus se move por princípios de autoridade e submissão e todos os que entendem estas coisas prosperam, porém os rebeldes morrem no deserto ou habitam em terra seca: "... só os rebeldes habitam em terra estéril" (Sl 68.6c).

Prs. Roberto e Lourdes


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Autoridade e Submissão Reviewed by Aldenir Araujo on 5/29/2014 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.