Marcas de um cristão verdadeiro: Ele tem uma fé verdadeira

Marcas de um cristão verdadeiro: Ele tem uma fé verdadeiraIntrodução: Assim como em nosso corpo, uma igreja saudável é formada por células saudáveis. E numa célula saudável, as pessoas crescem no relacionamento com Deus, desenvolvem relacionamento uns com os outros, apoiam uns aos outros, recebem cuidado pastoral adequado, são treinados em liderança, testemunham e alcançam outros para Jesus. A célula saudável se une para cumprir a principal ordem de Jesus aos seus discípulos:

Texto: Mateus 28: 18-20 “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

O texto acima é conhecido como “A Grande Comissão”. Relata as últimas palavras de Jesus antes de voltar ao céu e resume muito bem o que Ele espera de nós. Jesus delegou aos seus discípulos a tarefa de testemunhar e fazer outros discípulos.

Fazer discípulos é a nossa principal missão. Mas o que isso significa? Como saber se alguém já se tornou um discípulo de Jesus? Mais importante ainda: como saber se nós mesmos já somos discípulos autênticos de Jesus?

Hoje em dia parece que está na moda ser crente. Muitos estão buscando uma experiência espiritual. Outros veem vantagens de entrar para uma célula porque podem fazer amigos, participar de um bom ambiente, etc. Mas será que já são discípulos? Já possuem a fé verdadeira e por isso já nasceram de novo?

A partir de agora, vamos tratar do tema “Marcas de um cristão autêntico”. Serão cinco estudos, a saber:

1. Ele tem uma fé verdadeira

2. Ele é um praticante da Bíblia

3. Ele vive sua fé no dia-a-dia

4. Ele é amigo de Deus

5. Ele testemunha a respeito de Jesus

Quebra-gelo

Pergunte e discuta com o grupo

• O que é ser discípulo de Jesus?

• É possível alguém achar que já é convertido mas não ser de fato um discípulo de Jesus?

• Alguém pode estar “sinceramente” enganado a respeito de sua fé?

• Como podemos identificar um falso discípulo de Jesus?

• E quais seriam algumas marcas de um verdadeiro cristão em sua opinião?

Desenvolvimento do ensino

Texto-base: Tiago 2.14-26 (NVI)

A partir desse texto de Tiago, podemos caracterizar a fé de três maneiras. São elas:

1. A fé morta

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2.14-17).

Como pode ser caracterizada uma fé morta?

a) É uma fé que não desemboca em vida santa. Essa fé está divorciada da prática da piedade. Há um hiato, um abismo, entre o que a pessoa professa e o que a pessoa vive. Ela crê na verdade, mas não é transformada pela verdade. A verdade chegou à sua mente, mas não desceu ao seu coração (cf. Mateus 7.21).

b) É uma fé meramente intelectual. Essa fé é apenas verbal e está em oposição à fé verdadeira. Ela existe apenas na base da pretensão. A pessoa diz que tem fé, mas na verdade não a tem (cf. Tiago 2.14).

c) Uma fé que não produz frutos dignos de arrependimento. Essa fé é ineficiente, inoperante e não produz nenhum resultado. Ela tem sentimento, mas não tem ação (cf. Tiago 2.15,16).

d) Uma fé sem nenhum valor. Ela é inútil. A fé sem obras é inoperante (cf. Tiago 2.20).

e) Uma fé incompleta. A fé sem obras está incompleta, visto que são as obras que consumam a fé. As obras são a evidência da fé (cf. Tiago 2.22).

1. Sua fé tem se desembocado em uma vida santa?

2. Sua fé tem sido meramente intelectual?

3. Sua fé tem produzido frutos dignos de arrependimento?

2. A fé dos demônios

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem! (Tiago 2.19).

A fé morta é uma fé que atinge apenas o intelecto. A fé dos demônios atinge o intelecto e também as emoções. O texto diz que eles creem e tremem! Crer e tremer não é uma experiência salvadora. Você não conhece uma pessoa salva por meio do conhecimento que adquire, nem pelas emoções que demonstra, mas pela vida que vive.

Qual é o tipo de fé dos demônios? Ou seja, em que os demônios creem?

a) Os demônios creem na existência de Deus;

b) Os demônios creem na divindade de Jesus (cf. Mc 3.11,12);

c) Os demônios creem na existência de um lugar de penalidades eternas (cf. Lucas 8.31);

d) Os demônios creem que Cristo é o supremo juiz que os julgará.

Se esse é o tipo de fé dos demônios, podemos concluir que ter essa fé não é o que Deus espera de nós. Crer nessas verdades não é suficiente para se ter uma fé e uma vida cristã verdadeiras.

1. Sua fé está limitada ao intelecto e às emoções?

2. Sua fé se limita aos quatro pontos acima citados?

3. A fé salvadora

Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta (Tiago 2.20-26).

A fé verdadeira inclui o intelecto, as emoções e a vontade. O conteúdo da fé é a verdade de Deus. Eu recebo essa verdade, eu confio nela e por ela sou transformado. Como pode ser descrita a fé salvadora e verdadeira?

a) A fé salvadora está baseada na Palavra. A fé é em Deus e em sua Palavra. A fé está baseada em um conjunto de verdades. A fé está apoiada em Deus e em sua Palavra. Não é fé em subjetividades, mas fé na Palavra.

b) A fé salvadora envolve todo o ser humano. A fé morta toca apenas o intelecto. A fé dos demônios toca o intelecto e as emoções. Mas a fé salvadora atinge o intelecto, as emoções e também a vontade. A mente entende a verdade, o coração deseja a verdade e a vontade age com base na verdade.

c) A fé salvadora conduz à ação. A fé verdadeira leva o crente às boas obras. Ela produz frutos. A salvação é só pela fé, mas por uma fé que não está só. Uma fé viva se expressa por obras, ou seja, uma vida que traz glória a Jesus.

1. A partir dos três pontos acima, sua fé pode ser descrita como verdadeira?

Conclusão e desafios

• Nossa fé pode ser morta se não desembocar em vida santa, for meramente intelectual e não produzir frutos dignos de arrependimento, se tornando, assim, sem nenhum valor e incompleta;

• Nossa fé pode ser como a dos demônios, expressar-se apenas através da crença na existência de Deus, na divindade de Jesus, na existência do inferno e de que Cristo julgará a todos no final dos tempos;

• Devemos ter uma fé verdadeira, que está baseada na Palavra de Deus, envolve todo o ser humano e conduz à ação.

• Avalie agora mesmo quais são as características da sua fé: Sua fé é apenas intelectual? Sua fé tem produzido frutos e mudanças? Quais? Você pode identificar um “antes e depois” de Cristo em sua história?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem