Um Caminho Novo

Texto:  “Haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes” (Josué 3.4).

Introdução: A Bíblia fala de várias coisas novas: nova aliança, novo nome, nova Jerusalém, novo homem, novo céu, nova terra, nova criatura, novo coração. Vivemos um tempo novo, Deus tem um vinho novo, ele está fazendo novas todas as coisas. Para que caminhemos neste novo caminho, segundo a proposta de Js 3.1-17, algumas coisas precisam acontecer:

1. Santidade.
“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós” (v.5).
Sempre que Deus vai fazer algo, ele leva o seu povo à santificação.

2. Presença de Deus.
“E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo” (v.6).
A arca era o símbolo da presença de Deus, e a ordem era no sentido de que ela fosse levada à frente do povo. Deus está à frente, não temos, portanto, o que temer.

3. Vitória sobre os inimigos.
“Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus” (v.10).
Deus está limpando o caminho, o inimigo estão sendo abatido. Todos os que se levantam contra os propósitos de Deus serão por ele afastados. Veja: “Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós” (Dt 3.22); “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis” (Ex 14.13, 14).

4. Fé.
“Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas” (v.13).
Foi preciso que os sacerdotes molhassem os seus pés para que o Senhor abrisse as águas.

5. Maravilhas.
“E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo. E quando os que levavam a arca,
chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão” (vs.14, 17).
Quando o povo obedeceu, o resultado foi lindíssimo: Deus separou as águas e Israel passou o Jordão.

Conclusão: Deus, nestes dias, quer que andemos por caminhos novos. Vivemos um tempo novo de Deus.

Messias Anacleto Rosa


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Um Caminho Novo Reviewed by Aldenir Araujo on 4/02/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.