Um homem que decidiu mudar

Texto: Lucas 19:1-10

Introdução: O texto de hoje começa falando sobre um homem chamado Zaqueu, rico e maioral dos publicanos. Publicano era cobrador de rendimentos públicos entre os antigos romanos. Os judeus consideravam os publicanos traidores e desviados da fé, porque cobravam os impostos para Roma, pois Roma os oprimia e eram inimigos. Zaqueu era o maioral, o líder responsável pela cobrança de impostos na cidade de Jericó. O sistema da época facilitava a extorsão, facilitava o roubo e Zaqueu tinha se tornado um homem desonesto, um ladrão. Ele era odiado não só por ser Publicano, mas por oprimir seus irmãos Judeus ajudando Roma.

1. Zaqueu procurava ver quem era Jesus

Embora ele fosse rico, a riqueza não preenchia o vazio do seu coração. Zaqueu não queria apenas ver Jesus de longe, ele queria ver quem era Jesus. Ouvir acerca de Jesus Cristo não é suficiente, vê-lo de longe não traz intimidade, mas conhecer quem é Jesus faz toda a diferença. Era exatamente isso que Zaqueu procurava, ele queria ver quem era Jesus, ele queria conhecê-lo de perto, saber sobre Ele.

Aqui neste texto da Palavra de Deus temos um relato que aponta para um homem de visão. Este homem podia ser pequeno na estatura, mas era alguém de visão alargada. Podemos afirmar que no mundo existem duas classes de pessoas: aquelas que vivem em função de uma visão, e aquelas que não têm visão nenhuma.

Zaqueu tinha uma visão, um sonho: ver Jesus. Ele foi em busca do objetivo que havia firmado em seu coração e logrou êxito. Ele mostrou, através de sua experiência, que não é a grande estatura que leva alguém a ter uma grande visão e, sim, ter o coração inclinado para a direção correta.

A visão é a força motriz das realizações. Alguém que almeja construir, conquistar, desenvolver algo, precisa ter uma imagem muito clara em sua mente de onde e de como deseja chegar. Sem visão é muito mais difícil viver. A falta de visão faz acumular frustrações. Assim, viver com objetivos e metas bem definidas é algo imprescindível para o bem estar do homem, de uma forma geral. Deus se utiliza das visões como um meio de se comunicar com o homem. Ele transfere a visão de Seu coração para o coração de Seus filhos a fim de que estes sejam grandes realizadores nesta terra.

2. Uma pessoa de visão não desiste diante das limitações pessoais

Grandes multidões seguiam a Jesus. Eram centenas de pessoas que apertavam o Mestre enquanto o mesmo caminhava pelos vários lugares da Judéia. Para alguém de baixa estatura, contemplar o Messias era algo praticamente impossível. Sendo assim, Zaqueu poderia ter desistido da ideia de conhecer Jesus, diante das suas limitações pessoais.

Ele poderia dizer, eu tentei, é impossível para mim, a multidão se tornou um obstá-lo, eu sou baixinho e ainda estas pessoas me odeiam, elas não vão facilitar para mim, Deus sabe que eu tentei. Porém, ele não desistiu de seu objetivo. Antes, venceu suas limitações buscando a melhor solução para aquela ocasião. Foi um verdadeiro estrategista. Ele correu na frente e procurou naquele caminho a melhor árvore e, sem pensar duas vezes, subiu na mesma, ficando a espera da passagem do Mestre.

Existem muitas pessoas que desistiram de sonhar por observar limitações pessoais como gigantes intransponíveis. Alguns dizem: não vou conseguir por que sou tímido. Outros afirmam: não tenho um grau de instrução elevado. E, ainda, existem os que vão ao extremo, afirmando categoricamente: não tenho capacidade para isso. Sejam quais forem as nossas limitações pessoais, estas podem ser vencidas e superadas em Deus, por isso, não pare jamais de sonhar. Permita-se ser tratado pelo Todo-Poderoso e siga firme, rumo aos sonhos de Deus para a sua vida.

3. O Senhor conhece o nosso coração

Quando Jesus chegou àquele lugar parou e olhou para cima e disse: Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em sua casa. Jesus sabia que aquele homem queria conhecê-lo, primeiro porque o Senhor sondou o seu coração, Ele nos conhece por dentro. Segundo, o fato de ele ter subido àquela arvore demonstrava sua intenção, pois aquela era atitude de um sonhador, de alguém que estava insatisfeito e vazio por dentro, ele buscava algo a mais na sua vida, ali estava uma pessoa de coragem e de atitude.

Jesus disse: hoje vou ficar em tua casa. Primeiro: Jesus sabia que na rua, no trabalho, na escola e ate na igreja, podemos fingir e disfarçar quem na realidade somos, mas em casa as mascaras caem, pois as pessoas que moram conosco nos conhecem e é lá que Deus nos trata para nos tornarmos referenciais, pessoas melhores, pois se as pessoas que convivem conosco na nossa casa, acreditarem na nossa fé, é porque temos um bom testemunho de mudança de vida. Segundo: Jesus não queria alcançar e salvar apenas Zaqueu, mas Ele queria também ganhar e salvar toda a família. Este é o propósito do Senhor Jesus para a sua vida, Ele quer salvar você e toda a sua família. Se você se alegra com isso se expresse!

No versículo 7 diz que todos os que viram o acontecido murmuravam. Eles diziam: Jesus se hospedou na casa de um pecador e isto era inadmissível para eles. Mas sabemos que é exatamente para isso que o Senhor Jesus veio. Aquelas pessoas se julgavam perfeitas, sem pecados, mas segundo a bíblia, todos pecaram e foram destituídos da presença de Deus. Jesus Cristo veio exatamente para restituir a comunhão perdida. Deus é vida e quem conhece ao Senhor Jesus, recebe da Sua vida, a vida eterna.

Se ficarmos olhando para os defeitos dos outros, não veremos os nossos e consequentemente não conseguiremos conhecer ao Senhor e a nossa vida continuará na mesma. Veja, o Senhor Jesus não foi na casa dos acusadores, mas foi na casa de Zaqueu que para todos, não merecia tamanho privilégio. Quando queremos mudança na nossa vida, no nosso casamento, quando temos sonhos e visão, não ficaremos parados diante de obstáculos, mas correremos na frente e subiremos acima dos medíocres, estaremos em um nível mais elevado de onde poderemos ter a nossa visão mais ampliada.

Quando alguém reconhece que é pecador demonstra desejo de mudança, essa pessoa se arrepende e recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, essa pessoa não vê obstáculos, mas sobe na arvore para demonstrar que realmente quer ver quem de fato é o Senhor Jesus. Zaqueu em sua casa confirmou falando ao Senhor quem ele era realmente, ele reconheceu que era pecador. Jesus disse: Hoje houve salvação nesta casa, aleluia, aquela família foi salva e eu declaro que o mesmo vai acontecer com você!

Tome a decisão de conhecer ao Senhor Jesus, busque crescimento espiritual, reconheça-o como teu salvador e Senhor. Ele é o único intermediário entre Deus e os homens. Reconheça que você precisa dEle, ore a Deus junto comigo, hoje Deus Pai vai mudar a sua vida e a sua família em nome do Senhor Jesus! Hoje é o dia favorável, suba na arvore, busque por Ele, Ele está sondando o seu coração.

Compartilhar: você tem sonhos, visão e metas para a sua vida? Existem obstáculos que para você hoje lhe pareçam intransponíveis? Existe alguma área de mudança na sua vida? Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus?

No amor de Cristo!

Pastores Eliezer e Zenita

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem