Quem é Discípulo de Verdade

Texto Chave: "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (João 6.65, 66).

Introdução: Muitos se dizem cristãos, isto é, discípulos de Jesus ou seguidores de Jesus. Mas, como identificar o verdadeiro discípulo?

1 - Quem for trazido a Jesus pelo Pai

O verdadeiro discípulo é escolhido e trazido pelo Pai até Jesus - "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (v.44). "E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido" (v.65).

2 - Quem guarda a Palavra

O verdadeiro discípulo tem amor pela Palavra e guarda-a - "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra" (João 17.6).

3 - Quem não abandona a Cristo

Mesmo, embaixo de desafios e perseguições, jamais abandonam o mestre - "Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra" (Mateus 14.13). "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5.24).

4 - Quem anda com Ele

Jesus já tinha deixado claro o que o discipulado implicava, e muitos não estavam dispostos a aceitar a vida da maneira que Ele ensinava - "... o abandonaram e já não andavam com ele" (v.66).
Veja a instrução do Ap. Paulo - "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele" (Colossenses 2.6).

5 - Quem não é atraído pelo engano

a - Somente Jesus é o caminho - "Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos?..." (v.68a)
b - Quem conhece a cruz jamais será enfeitiçado pelo engano - "Ó gálatas sem juízo! Quem foi que enfeitiçou vocês? Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz" (Gálatas 3.1 NTLH).

6 - Quem fundamenta sua fé nas palavras de Cristo

1 - Somente Jesus tem as palavras de salvação - "... Tu tens as palavras da vida eterna" (v.68b).
2 - Ouve as palavras de Cristo e crê em Deus não entrará em condenação - "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida" (João 5.24 NTLH).

7 - Quem tem fé e conhecimento que Cristo é o Santo de Deus

Não havia dúvidas em seus corações de quem era Jesus. Pedro estava dizendo que eles tinham entrado num estado de fé e de conhecimento que durava até o tempo presente - "e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (v.69).

Conclusão: Os verdadeiros discípulos de Jesus são inconfundíveis, tem a marca, o cheiro do Mestre, são verdadeiros filhos de Deus.

Estes, viverão com qualidade de vida no tempo presente, e herdarão a vida eterna com Cristo, e não cairão em condenação.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Quem é Discípulo de Verdade Reviewed by Aldenir Araujo on 3/02/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.