Grandes Privilégios dos Filhos de Deus

Texto: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.15,16).

Introdução: Nós somos o povo mais privilegiado da face da terra.

Os privilégios:

1 – A dignidade de sermos filhos de Deus – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8.14).
O que éramos?
- Mortos em pecados e delitos – “Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos” (Efésios 2.1 NTLH).
- Filhos da ira – “entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Efésios 2.3)
- Sem Cristo e sem Deus – “Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus” (Efésios 2.12 NTLH)
- Filhos do pai da mentira, o diabo – “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44)

2 – A riqueza da sua herança – “E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8.17).
- Existe uma herança para os filhos, juntamente com Jesus, concedida pelo Pai.
- Através da cruz, temos direitos concedidos, através da Graça de Deus (Efésios 2.8).

3 – A bênção de sua amizade – “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15.14).
- O Pai espera de nós, os seus filhos, a obediência irrestrita em todas as situações.

4 – O poder do Reino de Deus – “e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!” (Apocalipse 1.6).
- Somos cheios do Espírito Santo para sermos testemunhas fiéis, isto é, realizarmos as obras do Reino de Deus, com poder.

5 – O privilégio do sacerdócio - “e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai...” (Apocalipse 1.6a)
- Somos uma geração eleita por Deus - “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9).

6 – A Preciosidade da comunhão – “o que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1 João 1.3).
- O homem, após o pecado no Édem, perdeu a preciosa comunhão com o Pai, porém, nós os filhos de Deus recebemos através de Jesus, novamente, este direito, fomos reconciliados com Deus.

7 – A Posse de todas as bênçãos – “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus” (1 Coríntios 3.21-23).
- Vejamos o que diz Gênesis 1.28 – “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
- A palavra bênção no original hebraico significa: “Autorização dada por Deus para prosperar”.

Conclusão: Estas benesses acontecem não porque somos melhores ou piores do que os demais, mas por causa do nosso Salvador Jesus Cristo, o Senhor das nossas vidas.

Roberto e Lourdes – MIMS. Baseado em texto de Georg Brinke

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem