Esboço de pregação: Santificação

Texto Chave: "E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israe...

Esboço de pregação: SantificaçãoTexto Chave: "E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia”.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Coríntios 3.13 e 18).

Texto Complementar: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Tessalonicenses 5.23).

Introdução: Santificação (gr. hagiasmos) significa “tornar santo”, “consagrar”, “separar do mundo” e “apartar-se do pecado”, a fim de termos ampla comunhão com Deus e servi-lo com alegria.

1 - Como acontece? É a transformação na imagem de Cristo - "e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente" (Colossenses 3.10 NTLH).

2 - Quando ocorre? Agora - "somos transformados". Passa por uma decisão pessoal firme. Demanda guerra contínua, mas traz resultados - "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2).

3 - Como se dá? Pela contemplação da glória de Cristo. É compartilhar da alegria do céu aqui na terra. É o grande privilégio de ser amigo de Jesus - "Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo" (João 17.24).

4 - Quem faz? O Espírito Santo. Essa grande obra de transformação e fortalecimento do ser humano só pode ser feita pelo doce e maravilhoso Espírito Santo que habita em nós e nos faz representantes no Reino de Deus aqui na terra.
A operação do Espírito Santo é mediante a salvação em Cristo, pela qual Ele nos liberta da escravidão e do poder do pecado (Romanos 6.1-14), nos separa das práticas pecaminosas deste mundo atual, renova a nossa natureza segundo a imagem de Cristo, produz em nós o fruto do Espírito e nos capacita a viver uma vida santa e vitoriosa de dedicação a Deus (João 17.15-19,23; Romanos 6.5, 13, 16, 19; 12.1; Gálatas 5.16, 22,23; 2Corintios 5.17).

5 - Como manter o processo contínuo de santificação? Através da consagração (oração, jejuns, leitura e meditação na Palavra) e cumprimento dos princípios ou padrões bíblicos, que é expresso em termos tais como “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22.37), “irrepreensíveis em santidade” (1Tessalonicenses 3.13), “aperfeiçoando a santificação” (2Corintios 7.1), “a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Timoteo 1.5), “sinceros e sem escândalo algum” (Filipenses 1.10), “libertados do pecado” (Romanos 6.18), “mortos para o pecado” (Romanos 6.2), “para servirem à justiça para santificação” (Romanos 6.19), “guardamos os seus mandamentos” (1João 3.22) e “vence o mundo” (1João 5.4).

Devemos lembrar que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105), para um caminhar seguro e vitorioso.

Conclusão: O ser humano só tem dois caminhos a percorrer: Andar como o mundo anda, compactuando com satanás e ser derrotado como ele é, ou andar com Jesus e ser melhorado diariamente, contemplar a sua glória, usufruir da alegria do céu, ser próspero na terra, ser restituído das perdas: Joel 2 nos esclarece que quando o povo se arrepende o Senhor se mostra zeloso e restitui o que foi perdido (Joel 2.12-19).

Vale a pena ser santo!

Artigos Relacionados

Pregação 14384437190023565

Postar um comentário

emo-but-icon

Popular

Recentes

Comentários

Seguidores

Siga no Facebook

Siga no Google+

item