Erros que levam ao Fracasso

Texto Chave: "– Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente" (Mateus 26.75, 76 NTLH).

Introdução: Pedro, apesar de caminhar com o mestre em todo o seu ministério terreno e ter visto e vivido juntamente com Ele, experiências grandiosas, cometeu erros e deixou a mostra as suas fragilidades humanas que são afetas a todos os homens. Não existem super-homens e super-mulheres, somos todos feitos da mesma matéria e sujeitos a quedas.

Vejamos o que levou Pedro ao fracasso:

1 - Autoconfiança em demasia

Esta postura traz em si traços de soberba, isto é, quando uma pessoa julga-se superior o que ela é. Como também, não podemos nos julgar menores do que somos, pois isto desonra a Deus que nos criou e salvou e também desonra a nós mesmos.
"Então Pedro disse a Jesus: — Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem" (v.33 NTLH).
- Pedro confiou em suas próprias forças, fruto de grandes experiências junto com o Mestre.
- Muitos crentes se consideram intocáveis, perfeitos, muito espirituais, sem dependência completa de Deus e do seu poder e caem - "Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair" (1 Coríntios 10.12 NTLH).
- A nossa autoconfiança precisa estar em Deus que nos sustenta em todas as situações.

2 - Desobedeceu a ordem de Jesus para vigiar e orar

No versículo 41 Jesus adverte com a expressão: "Vigiem e orem para que não sejam tentados". Jesus começa com a expressão "vigiar", pois, a vigilância é essencial, até mesmo antes da oração. O nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8) e somente com vigilância, fechando as brechas e andando por princípios, podemos fechar as portas para o diabo.
A segunda advertência de Jesus é para a oração, orar em todo tempo, isto é, com perseverança para sermos fortalecidos: "Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar" (Lucas 18.1).

3 - Esquecimento da palavra de Jesus

"Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes". (v.34)
– Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente" (Mateus 26.75, 76 NTLH).

Após as palavras precipitadas e soberbas de Pedro, Jesus o alertou que naquela mesma noite ele o trairia, porém, as palavras de Jesus não acharam eco na alma de Pedro.
- Muitos ouvem as palavras de advertência do Pai, mas poucos escutam.
- Escutar é obedecer e obedecer é ser abençoado por Deus: "Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Deuteronômio 10.12, 13 NTLH).
- Aqueles que escutam terão vida nova e as bênçãos que Deus prometeu a Davi: "Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi" (Isaias 55.3 NTLH).

Conclusão: Analisando os tópicos acima, podemos concluir que o tropeço na vida cristã é consequência de erros do passado. A lei da semeadura é infalível: "Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá" (Gálatas 6.7 NTLH).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem