Alcançando o Caráter daquele que Prospera

Texto Chave: Jó 8:5-7 - Mas, se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça. O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo. Porque, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas e prepara-te para a inquirição de seus pais"

Introdução: Sem dúvida alguma procuramos crescer em todas as áreas de nossa vida. Desejamos um relacionamento próximo com Deus, um relacionamento familiar consistente que se traduza em esposo e esposa realizados, filhos encaminhados, vida profissional e material estável, em suma, este é o sonho de todos nós. Mas por que será que esta realidade tem se tornado tão distante nos dias atuais? O que será que tem faltado a nossa geração para que ela adentre a uma nova dimensão de vida, e seja transformada numa geração bem ajustada, próspera e feliz?

Devemos hoje não apenas buscar o produto pronto, ou o resultado final daquilo que desejamos, pois aquilo que sonhamos ver só virá se adquirirmos o caráter daquele que prospera, e isso sim, será a base para toda a construção dos nossos sonhos e anseios. O caráter daquele que prospera é gerado em Deus, e para isso você está sendo chamado nesse tempo, para gerar uma nova geração de sonhadores, que alcançam seus sonhos, e vêem o melhor de Deus em suas vidas.

Gerando um caráter próspero:

1 - Buscando a face de Deus – Todas as nossas fontes estão em Deus. Tudo o que precisamos, só encontramos nos Senhor. Então devemos diligentemente separar nosso tempo para estarmos com Ele. Quando o autor diz que de madrugada se deve buscar a Deus, ele se refere à tranquilidade dessa hora, da ausência situações que possam gerar ansiedade e interrupções. Todo aquele que quer adquirir o caráter daquele que prospera deve também cultivar momentos com Deus (Daniel 6:10). Somente na presença de Deus, nos momentos de íntima comunhão com Ele é que seremos moldados pela ação do seu Espírito. A mudança, a transformação, o novo caráter virá à medida que nos expusermos a Deus e ao seu agir.

2 - Clamando por misericórdia – Um clamor genuíno por misericórdia só sai dos lábios daquele que entende sua real condição. A vida aos pés do Senhor dá como seu fruto primeiro à convicção de quem realmente somos, gera quebrantamento via consciência que se adquire nesse processo. E quando se adquire essa consciência à vida impactada irrompe em um profundo clamor por misericórdia, pedindo a Deus que a transforme segundo a imagem daquele a qual ela se encontra todos os dias.

3 - Guardando o coração puro – O salmista diz que bem-aventurado é aquele que o Senhor não imputa maldade (Salmo 32:2), pois ele não maquina intentos maus no seu coração. Devemos conservar nosso coração puro de mágoas, ódios, rixas, diferenças, invejas e qualquer outro sentimento que possa desvirtuar o nosso caminho da direção do Senhor, pois sabemos que sobre tudo o que se deve guardar, devemos guardar o nosso coração, pois dele procede as saídas da vida (Provérbios 4:23). Então apresentemos diariamente nosso coração ao Senhor, pedindo a Ele que nos limpe de toda sentimento mau que possa nos impedir de alcançar o coração daquele que prospera, e também que Ele o transforme na sede onde serão gerados todos os planos benditos do Senhor.

4 - Caminhando em retidão – A nossa caminhada tem que ser marcada por uma linha de conduta cada dia mais purificada. Do servo do Senhor se requer as qualificações daquele que é sal e luz neste mundo. Sua vida, sua conduta, seus negócios, seu trato com todos deve ser marcado por um total comprometimento com a verdade e a honestidade. Vidas que tem sua conduta reta se transformam em celeiros das bênçãos de Deus. O texto diz: “Certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça” (Jó 8:6b). Devemos rejeitar todo o padrão mundano, comprometido com o engano e nos alinharmos a Palavra de Deus que nos ordena a não nos conformarmos a este mundo (Romanos 12:2).

5 - Crendo e confiando na manifestação da Palavra de Deus – Aqueles que caminham com Deus sabem que o Senhor sempre levará a bom termo tudo o que concerne as suas vidas. Eles não precisam andar inquietos por coisa alguma (Filipenses 4:6), pois é o Senhor que está no controle de suas vidas, e todas as coisas virão no seu devido tempo. A promessa é clara, e não apenas está impressa na letra, mas está escrita com a tinta da convicção que o próprio Espírito Santo escreve no coração do fiel, que todas as coisas irão contribuir para o bem daqueles que amam ao Senhor (Romanos 8:28).

Conclusão: Eis aí uma verdade que não tem como ser refutada. O servo de Deus é chamado num estágio inicial pequeno, mas seu final crescerá grandemente (Isaias 51:2). Creia na Palavra de Deus, viva seus princípios e você verá que ela se confirmará na sua vida, primeiro levando a se ter o caráter daquele que prospera, depois adentrar aos mananciais que Deus tem reservado para aqueles que o obedecem.

Prs. Israel e Ludmila

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem