A Formação de um Valente [Esboço de Sermão]


Texto
: “Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo” (1 Samuel 17.32-36).

1. Um valente é formado em simplicidade e nas coisas simples.
"Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha" (1 Samuel 16.11).
O preparo de Davi se deu no campo. Enquanto apascentava as ovelhas, ele orava, tocava sua harpa (adorava) e expulsava os predadores.

2. Um valente é confirmado não pela sua capacidade ou treinamento, mas pela “Unção” que traz sobre ele e o “Controle do Espírito”.
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15.5).
"quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (João 16.13).
O treinamento de uma valente objetiva a sua rendição incondicional ao Espírito Santo.

3. Um valente é um (a) homem (mulher) de caráter. Adorador, Intrépido, Indomável contra o inimigo, Ousado na Palavra e tratável para com todos "Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele" (1 Samuel 16.18).

4. Um valente preserva seus ensinos, nunca se esquece do seu treinamento.
A Unção veio sobre Davi, mas em todas as circunstâncias não deixava o cuidado das ovelhas.
A Unção não nos exalta, mas reaviva sempre a nossa formação e instrução, de onde saímos e quem cooperou na nossa trajetória e principalmente não nos desconecta do rebanho (1 Samuel 17.12-20).
- Jesus e Pedro – (João 21.15-17).
- O Zelo de Paulo – (Atos 20.28-30).

5. Um valente sabe conviver com incompreensões, afrontas e resistências.
Até mesmo quando essas dificuldades são encontradas entre os próprios irmãos (1 Samuel 17. 23-31).

6. Um valente nunca peleja com as armas e armaduras alheias.
O valente de Deus é autêntico, conhece suas limitações (“não posso andar com isso”) e sabe que o Deus que o livrou de tantas situações, continuará a livrá-lo de tantas outras - "Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo" (1 Samuel 17.37).

7. Um valente bem treinado sempre fará menção do nome do Senhor.
Revelando em quem está a sua confiança, sabendo que por esse nome não somente ele, mas todo o Povo de Deus mantêm-se em triunfo, subjugando os inimigos.
"O filisteu também se vinha chegando a Davi; e o seu escudeiro ia adiante dele" (1 Samuel 17.41).
Veja: Salmo 20.1-9; Provérbios 21.31.

Conclusão: “Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão“ (1 Samuel 17.50).

Pr. Israel Carlos P. Teles

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem