Voltando a Betel

Voltando a Betel
Texto: Gênesis 35:1-7
Introdução: Para entender a mensagem desta noite é imperativo que eu te leve de volta a Gênesis 27. Esaú em seu momento de fraqueza vendeu a sua primogenitura a Jacó. Jacó através do engano e com a ajuda de sua mãe foi a Isaque e recebeu a primogenitura. Esaú finalmente chega à conclusão do que ele fez e agora ele está tão irado que ele faz a afirmação de que ele iria matar seu irmão Jacó. Rebeca diz a Jacó para ir para a casa de Labão até que Esaú se acalmasse. Neste momento eu acredito que Jacó era um homem muito assustado.

Jacó começa sua jornada para Harã, mas tem que parar durante a noite em um lugar chamado Luz. Ele reúne algumas pedras para um travesseiro e vai dormir e então o Senhor começa a se mover em seu coração. Jacó tem um sonho de uma escada que ligava a terra e o céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E o Senhor estava sobre ela e proclamava (Gênesis 28:13) “Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque, a terra em que estás deitado, eu ta darei, a ti e a tua descendência" Jacó é movido por essa experiência, então, tomou a pedra que ele usou como travesseiro e ungiu como um memorial. Ele chamou o nome daquele lugar, Betel, que significa "casa de Deus" Avançando 30 anos depois e o assunto da minha mensagem "Voltando a Betel"

Muitas pessoas hoje são como Jacó, eles foram ao local onde se encontraram com Deus e fizeram uma promessa a ele que se ele ajudasse-os com isto ou aquilo, iriam viver para Ele para sempre. No entanto, as dificuldades, provações e o pecado os fez esquecer a promessa. 30 anos depois e a família de Jacó estava uma bagunça e ele precisava de Deus. No versículo 1 do nosso texto: "Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão"

I. Betel é um lugar de conhecimento

A. Este é o lugar onde Jacó se encontrou com Deus.
B. Há muita gente hoje que sabe menos sobre Deus do que eles sabiam quando foram salvos
1. II Pedro 1:9 “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”.
C. A razão para isto é que eles se esqueceram de sua experiência em Betel
D. Jacó encontrou Deus durante um tempo de angústia em sua vida
E. Ele estava com medo e estava basicamente correndo por sua vida.
F. Muitos de nós hoje precisamos voltar ao lugar onde conhecemos o Senhor
G. Betel é o lugar onde você pode voltar e encontrar poder, pureza e paz.
H. É o lugar onde você pode voltar e renovar seu amor pelo Senhor mais uma vez

II. Betel é um lugar de afirmação.

A. Você consegue se lembrar de todas as vezes que você prometeu a Deus que se ele o ajudasse você faria isso ou você nunca mais faria tal coisa?
B. Lembra-se do voto que você fez na noite em que foi salvo e prometeu ao Senhor que se ele te salvasse então você viveria para ele
C. Jacó se lembrou do voto que ele fez ele fez, em Gênesis 28:20-22
D. Gênesis 28:20 “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista”
E. (Gênesis 28:21) “de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;”
F. (Gênesis 28:22) “e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo”
G. Nós precisamos voltar a afirmar a nossa graça. Não é para questionar a nossa salvação, mas para afirmar a graça de Deus em nossa vida.
H. Nós precisamos voltar a afirmar a nossa meta. A razão pela qual fomos salvos. Que acontecimento em nossa vida nos ajudou a receber a salvação?
I. Nós precisamos voltar a afirmar o nosso Deus. Eu acho que muitas vezes as pessoas se esquecem de Deus é quem ele diz que é.

III. Betel era um lugar de altares.

A. No verso 1 do nosso texto, “Deus disse a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali, e faze ali um altar ao Deus que te apareceu”
B. Jacó tinha fugido de Betel e se estabelecido entre os povos pagãos e agora estava colhendo os dividendos.
C. Em Gênesis 34:2 Diná, sua filha tinha saído para ver as filhas da terra. Ela estava se misturando com o mundo.
D. Siquém a viu e eventualmente a profanou. Agora, há uma crença que diz que ela foi levada contra sua vontade. No entanto, a palavra profanou não significa isso, significa simplesmente contaminar ou sujar. 
E. Tem muitas pessoas hoje que estão se contaminando.
F. (Gênesis 34:7-26) Ouvindo o que tinha acontecido, os filhos de Jacó ficaram absolutamente furiosos com o incidente. Hamor propôs uma solução de casamentos mistos entre os israelitas e Cananitas com plenos direitos para os israelitas.
G. Os filhos de Jacó não tinham intenções de deixar Diná casar, mas mentiram e concordaram que, se os cananeus passassem pelo rito da circuncisão. Eles concordariam.
H. Enquanto os homens estavam se recuperando os filhos de Jacó mataram e tomaram a Diná da casa deles.
I. Por fim, em Gênesis 35:2 Jacó teve de dizer a sua casa para lançar fora os seus deuses estranhos.
J. Voltar a sua Betel espiritual requer duas coisas:
1. Arrependimento - "lançar fora os deuses estranhos". Gênesis 35:4
2. Reedificação – “Purificai-vos e mudai as vossas vestes”

IV. Betel era um lugar de garantia.

A. Deus reapareceu a Jacó
B. Jacó retornou e construiu um altar e chamou El-Betel porque Deus lhe aparecera, quando fugia de seu irmão.
C. Mas Deus foi fiel em (Gênesis 35:9) “E Deus apareceu outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou”.


Conclusão: Deus mudou a vida de Jacó, depois que ele voltou para Betel. Deus mudou o nome de "enganador" para "príncipe com Deus", v. 10. Deus renovou todas as promessas que tinha feito a Abraão, Isaque e deu-lhes de novo a Jacó, v. 11-12. Deus fez tudo isso porque Jacó, obedecendo ao chamado de Deus voltou para Betel.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem