Vencendo as Batalhas na Mente

Texto: Filipenses 4.8 - "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".

Texto Complementar: Efésios 6.10-18

Introdução: Há um ditado que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”. Isto na verdade é uma realidade, porque as maiores batalhas espirituais que enfrentamos é no campo chamado mente. A nossa mente contém um filtro pelo qual passam todas as informações que vão para a nossa alma. Se o filtro da nossa mente não estiver lavado e purificado com o sangue de Jesus, e não estiver cheio da palavra de Deus, toda sujeira entrará na nossa alma e a contaminará.

A NOSSA MENTE, LOCAL DE BATALHA ESPIRITUAL E DECISÕES - Onde decidimos:
1 - Servir a Deus ou ao diabo
2 - Fazer a vontade do mundo ou a de Deus
3 - Ser vencedor ou um derrotado
4 - Mentir ou dizer a verdade
5 - Ser um crente cheio do Espírito Santo ou um crente medíocre
6 - Ser abençoado ou ser amaldiçoado

NO CAMPO DA MENTE É QUE NÓS NOS DECLARAMOS DERROTADOS OU VITORIOSOS.
1 - Você prefere crer na palavra de Deus ou nas mentiras do diabo? João 8.44 - "..., porque é mentiroso, e pai da mentira".
2 - Você será o produto daquilo que você imagina e declara a seu respeito. Provérbios 23.7 - "Porque, como imaginou na sua alma, assim é..."
3 - Se sua mente estiver cheia de Deus e da sua palavra, certamente você terá pensamentos bons a seu respeito e a respeito das pessoas. Zacarias 8.17 - "E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas"
4 - Os princípios contidos na Palavra de Deus trazem cura para a alma – Salmos 19.7 - "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma..."

NO CAMPO DA MENTE É QUE SE FORMAM OS AUTO-CONCEITOS BONS OU RUINS NA NOSSA ALMA.
1 - Uma alma fragilizada, ferida, magoada, traumatizada, amargurada, produzirá uma fé vacilante e uma mente doentia.
2 - Uma alma enferma só pensa no pior, não vê esperança de mudança em nada, vive sofrendo por antecipação com coisas que nunca existiram e que nunca vão acontecer. O medo contínuo traz um verdadeiro tormento. Veja o texto de 2 Timóteo 1.7 - "Pois Deus não nos deu espírito de covardia ou temor, mas de poder, de amor e de equilíbrio".
3 - Uma alma enferma pensa e diz: Não posso, não venço, não consigo, não dá certo, enquanto que uma alma curada pensa e diz: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Filipenses 4.13.

Conclusão: O Apostolo Paulo tem um excelente conselho em Filipenses 4.4-7 para que tenhamos qualidade de vida. e alcancemos o sucesso. Vejamos: "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus".

Mente sã é consequência de uma alma sadia, e de uma vida cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus.

Pr. Paulo Cézar

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem